5 vantagens do Certificado Digital para advogados

A área jurídica passa por mudanças rápidas. A tecnologia traz inúmeros benefícios e entre eles a Certificação Digital, que transformou completamente a prática do Direito.

Ações judiciais, despacho de petições, contratos, pareceres e uma série de outros documentos tomavam muito tempo dos escritórios. Hoje em dia, o acesso e a tramitação de todos os processos, podem ser feitos pela internet.

Toda a burocracia vem sendo eliminada com o uso de novas tecnologias. Isso dá maior agilidade no julgamento das causas e a eliminação de centenas de folhas de papel que abarrotam os órgãos do Poder Judiciário e inviabilizam a análise das prioridades.

E você, Advogado, pode se beneficiar muito com toda a autonomia que essa tecnologia traz. Isso significa a queda dos gastos com deslocamentos, com papéis, impressões e a otimização da sua rotina de trabalho.

Acompanhe 5 vantagens que farão você ter certeza de que a Certificação Digital é a melhor solução para o seu escritório.

 

1 – Mais competitividade, menos burocracia.

Não há mais espaço para escritórios que usam rotinas burocráticas com pilhas de processos em papel. É preciso se atualizar ou a empresa perde espaço no mercado.

Embora o cotidiano de muitos escritórios ainda se resuma a prazos e burocracia, para resistir à forte concorrência não há como fugir das soluções tecnológicas.

Com maior praticidade, portabilidade, agilidade e efetividade, o Certificado Digital prova que é possível aumentar consideravelmente a produtividade e as áreas de atuação. Com ele você melhora o gerenciamento de processos e documentos, facilita o acesso a consultas e permite a integração automática com os tribunais e publicações judiciais.

 

2 – Mais economia, menos gastos.

Se tem uma coisa que advogados sabem bem, é que: processos judiciais sempre geram custos. A transmissão de peças processuais, procurações, elaboração e fechamento de contratos e tantas outras transações, devem ser feitas com a autenticação da identidade do advogado.

Antes, o custo de realizar a autenticação em cartório de cada processo, validar o ajuizamento das ações, recursos, notificações e outros atos, era imenso. Com a Certificação Digital fica tudo mais simples e com custos substancialmente reduzidos.

 

3 – Mais autenticidade jurídica, menos riscos.

Os Certificados Digitais usam a criptografia, o que assegura o sigilo e a autenticidade das informações. Além disso, garante a integridade, confidencialidade, privacidade e inviolabilidade de mensagens e diversas outras transações realizadas pela internet.

O Certificado Digital para advogados vale como identidade profissional emitida pela OAB. Os processos que tramitavam durante meses, agora levam dias para serem resolvidos. E como se não bastasse, você não precisa mais comparecer diariamente ao Poder Judiciário para entregar intimações e realizar citações.

 

4 – Mais eficácia na gestão, menos tempo gasto.

Entre os escritórios tradicionais, ainda pode haver uma certa resistência para aderir a Certificação Digital. Porém, por mais que tenham receio, o fato é que o escritório perde muito em agilidade, eficiência e segurança.

Além disso, com o Certificado Digital você tem acesso a sistemas que permitem organizar todo o fluxo de documentos do escritório, armazenando-os e oferecendo um histórico de assinaturas e alterações com consulta a qualquer momento.

Com esses sistemas, seu escritório passa a ter:

– Ganho de tempo

– Segurança

– Redução de custos de impressão

– Localização fácil de documentos

– Gerenciamento do ciclo de vida de processos, contratos, pareceres e demais elementos judiciais

 

5 – Mais mobilidade, menos caixas para carregar.

Lembra de ir a audiências e visitar clientes carregando caixas de arquivos em papel? Com o Certificado você consulta qualquer informação por meio da tela de um computador, tablet ou smartphone.

Para advogados, essa tecnologia já possibilita realizar transações e assinaturas e resolver diferentes assuntos em poucos segundos, da tela do smartphone, a qualquer hora e lugar.

Além disso, o crescimento da informação jurídica tem exigido que advogados busquem soluções para se manterem competitivos, como soluções em nuvem e software como serviço (Software as a Service, ou SaaS). E embora tais tecnologias estejam em alta, é fundamental contar com a certificação digital para barrar ataques fraudulentos e mal-intencionados.

Gostou dessas vantagens? O próximo passo é conhecer 3 dicas básicas de utilização do seu Certificado Digital.

Se precisa emitir o seu Certificado Digital, clique aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *