Certificado Digital: Mais segurança em Ambientes Virtuais

Empresários, contadores, médicos, advogados, contribuintes e consumidores são alguns dos públicos ativos dos certificados digitais, que beneficiam com mais segurança e agilidade as transações comercias, bancárias, declaração de imposto de renda, registros contratuais e cartoriais, procurações, entre outras atividades.

“O certificado digital é garantia de segurança para qualquer relação comercial, bancária, jurídica, cartorial e tributária”, diz o CEO da Soluti Certificação Digital, Michel Medeiros. O certificado digital permite aos indivíduos, empresas e entidades realizarem vários procedimentos de maneira rápida e precisa, podendo fechar negócios, emitir e enviar documentos, além de utilizar a internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.

O certificado digital é um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo, denominado chave pública, além de outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.

Mas, o real valor de se ter uma assinatura digital é que identifica inquestionavelmente o seu titular no meio digital, devido ao processo rigoroso de emissão, que exige o comparecimento pessoal para a comprovação das informações prestadas no momento da solicitação, e o cruzamento de dados com a base da Receita Federal. Isso significa que o titular de um e-CPF, versão do certificado digital para pessoas físicas ou e-CNPJ, versão docertificado digital para empresas ou entidades, é quem ele diz ser.

Com o e-CPF ou e-CNPJ, tem-se a certeza de que é você que está logado no site, ou em um sistema. E é até mesmo por isso que todas as transações realizadas por meio do documento eletrônico tem validade jurídica, pois a cada uso é gerada uma assinatura digital com valor semelhante à da assinatura manuscrita.

No e-commerce o certificado digital estabelece uma conexão segura entre o visitante e os servidores por meio de um canal de criptografia. A certificação digital inibe o roubo de todos os dados do e-commerce, pois eles são transformados em códigos, que passam a ser lidos somente pelo servidor da sua loja virtual, além, de aumentar a confiança do cliente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *