Contabilidade empresarial: descubra agora o que é e sua importância

Quando o objetivo é alcançar o sucesso nos negócios, a contabilidade empresarial desponta como uma das ações mais importantes na rotina de um empreendimento. Sem ela, dificilmente os responsáveis pela gestão financeira conseguem imprimir o nível de organização necessário, o que acaba por dificultar — ou mesmo inviabilizar — a condução da empresa, novos investimentos e o correto cumprimento de obrigações.

Nesse sentido, a contabilidade empresarial ao mesmo tempo que pode ser o ponto forte do negócio, garantindo uma atuação regular e competitiva, também pode ser o “calcanhar de Aquiles”, sobretudo quando não realizada de maneira eficiente.

Por esse motivo, como alguém que está inserido no universo corporativo, é fundamental que você não só saiba o que é a contabilidade empresarial, mas tenha também consciência da importância desse conceito. Para tanto, preparamos este post para ajudá-lo.

Continue a leitura e fique informado sobre o assunto!

O que é a contabilidade empresarial?

Indo direto ao ponto, a contabilidade empresarial é o conceito que tem por essência a reunião de todos os expedientes e instrumentos contábeis direcionados ao cumprimento correto das obrigações de uma pessoa jurídica.

O conceito passa por diferentes rotinas dentro das organizações, o que inclui desde processos fiscais, previdenciários, trabalhistas e tributários, até a compreensão da complexa e vasta legislação que regula as mais variadas situações das quais as empresas são parte.

De maneira bem pontual, a contabilidade empresarial é a chave para uma atuação regular no mercado, o que significa estar em dia com todas as obrigações, ideais de compliance e perfeita sintonia com as exigências legais e regulamentares que recaem sobre as atividades empresariais.

Qual a sua importância?

Existem muitos pontos que comprovam que a contabilidade empresarial é uma medida altamente essencial para o sucesso de um empreendimento. Inicialmente, vale destacar o quesito burocracia, já que esse é um dos maiores entraves para a condução financeira regular de uma empresa.

O fato é que hoje, com a complexidade da legislação incidente sobre as atividades empresariais e a sua vastidão, manter a regularidade dos negócios, isto é, ficar em conformidade com as normas, é bastante difícil, sobretudo quando não se tem o apoio de profissionais especializados e conhecedores das nuances que envolvem o tema.

Nesse sentido, a contabilidade empresarial tem como um dos seus principais objetivos solucionar esse problema nas empresas. Ou seja, a partir de uma organização própria das ciências contábeis, o contador consegue organizar, de maneira eficiente, todos os processos que tenham reflexo na seara jurídica, como é o caso principalmente dos tributos. A partir disso, algumas vantagens são rapidamente percebidas na rotina do empreendimento.

Reforço do compliance

Diante dos escândalos de corrupção noticiados na mídia nos últimos tempos, o tema compliance empresarial ganhou grande notoriedade. Em razão disso, as empresas hoje estão bastante preocupadas em manter a transparência em suas atividades, especialmente no que diz respeito a movimentações financeiras e o correto recolhimento de tributos.

Nesse contexto, a contabilidade empresarial oferece grandes benefícios. Ao otimizar a escrituração de processos financeiros, fiscais e tributários, o contador consegue minimizar os riscos de erros no cumprimento de obrigações, fraudes, multas e problemas na realização de auditorias.

O que pode ser feito para otimizar esse expediente?

Vimos que a contabilidade empresarial tem uma importância ímpar na rotina de uma empresa. Porém, para que ela realmente funcione como um reforço gerencial do negócio, é preciso desenvolvê-la com eficiência. Confira a seguir uma dica que pode ajudar — e muito — nesse sentido.

A contabilidade empresarial e a certificação digital

Como se sabe, a escrituração está entre as principais atividades de um contador. Isso, em grande medida, envolve a comunicação contínua entre empresa, profissional contábil e órgãos públicos.

Nesse contexto, cada vez mais essa comunicação tem se dado por meio digitais. Isso porque o Governo, por intermédio dos seus órgãos fazendários, consegue dar mais agilidade ao processo de escrituração das empresas, uma vez que o envio de dados, informações e documentos passa a ser realizado de maneira remota.

Exemplo disso foi a criação e implementação do chamado Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que possibilitou o cumprimento de obrigações eletronicamente, desde que o signatário assine os documentos digitalmente, validando suas informações com o uso de certificação digital.

Sendo assim, tanto a assinatura digital quanto a certificação são ferramentas essenciais para o trabalho de profissionais da área contábil, assim como para a otimização de processos de escrituração das empresas.

Em linhas gerais, a certificação digital, nos moldes do mercado empresarial atual, está bastante ligada ao dia a dia dos negócios. Essa solução, por exemplo, é a base para uma gama variada de expedientes que, de alguma maneira, também impactam o trabalho do contador, como:

  • assinatura e envio de documentos via internet;
  • transações bancárias;
  • envio de declarações e outros documentos ao Governo;
  • emissão e assinatura de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e);
  • acesso a sistemas públicos de escrituração, a exemplo dos utilizados pela Receita Federal do Brasil, os quais dependem da comprovação da identidade do usuário;

Por outro lado, há também que se mencionar a facilidade que a assinatura eletrônica e a certificação digital trazem para o cumprimento das obrigações do negócio perante o Poder Público.  

Nesse ponto, podemos destacar a redução da dependência de processos manuais, baseados no uso do papel, e a sua consequente substituição por documentos digitais, gerados e assinados eletronicamente, recebendo atributos importantes, como validade jurídica, irrefutabilidade e autenticidade.

Além do mais, há o reforço na segurança na comunicação das informações, já que esta é feita com base na utilização da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), que utiliza protocolos de criptografia para atestar a identidade de usuários e garantir a regular transferência de dados e informações.

Por fim, como foi possível perceber, a contabilidade empresarial é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, esse conceito engloba processos altamente importantes não só para o bom desempenho operacional, mas principalmente para a sua regularidade perante o Governo. Por isso, é imprescindível que você esteja alinhado a esse conceito e utilize as ferramentas certas para reforçar esse aspecto na hora de prestar seus serviços.

Agora que você já está mais inteirado sobre a contabilidade empresarial, o que acha de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e contribuir para que mais pessoas aprendem sobre o tema? 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *