Descubra como nos tornamos a 2ª maior Certificadora do Brasil, em apenas 10 anos.

A Soluti iniciou suas atividades em outubro de 2007, no estado de Goiás.

Nessa data, o seu idealizador, Cássio Vieira de Sousa, convidou seus irmãos, Flávia Dias e Vinícius Sousa e sua mãe Jane Angélica Vieira Sousa, para fundarem a empresa. Todos têm uma capacidade empreendedora muito forte e identificaram no mercado um potencial muito grande.

Neste momento, o objetivo da empresa era suprir a demanda por serviços técnicos na área de Certificação Digital, uma vez que existia uma demanda crescente para este serviço e a oferta não atendia.

A empresa entrou em operação, efetivamente, em abril de 2008 atuando como revendedora de mídias para Certificados Digitais e, também, como prestadora de serviços de consultoria técnica em Certificação Digital.

Nesse momento, começava a obrigatoriedade de emissão da nota fiscal eletrônica para as micro e pequenas empresas e a Soluti oferecia o conhecimento necessário para a emissão desses documentos fiscais, além de instalação e configuração do sistema gratuito desenvolvido pela Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda de SP).

Aproveitando mais uma lacuna do mercado, a empresa desenvolveu e iniciou a oferta de serviços de consultoria especializada para implementação das regras do Simples Nacional para atender as Prefeituras.

Em decorrência de sua atuação no mercado de Certificação Digital cada vez mais forte, os acionistas perceberam a necessidade de integrar-se à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) que é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de Certificados Digitais para identificação do titular do certificado.

No Brasil, o modelo adotado foi o de certificação com raiz única, sendo que o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, além de desempenhar o papel de Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz), também tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos.

Em resumo, esse movimento consistiu em credenciar a SOLUTI como uma Autoridade de Registro (AR) subordinada a uma Autoridade Certificadora (AC).

A Autoridade Certificadora (AC) é a entidade subordinada à hierarquia da ICP- ­Brasil, responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais. Desempenha como função essencial a responsabilidade de verificar se o titular do Certificado possui a chave privada que corresponde à chave pública que faz parte do Certificado, cria e assina digitalmente o Certificado do assinante, onde o Certificado emitido pela AC  e representa a declaração da identidade do titular, que possui um par único de chaves (pública/privada).

A Autoridade de Registro (AR) é uma entidade responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora (AC). Tem por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais às AC e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes.

Em 2009, com o crescimento da empresa e do mercado, outros serviços foram acrescidos ao portfólio, tais como: consultoria para empresas de segurança privada, capacitando-as para operar o sistema desenvolvido pela Polícia Federal para a Gestão Eletrônica de Segurança Privada (GESP) e a consultoria para advogados realizarem o peticionamento eletrônico nos diversos tribunais que estavam implantando seus sistemas de processos digitais.

Como parte de sua estratégia de obter mais visibilidade do público-alvo, a Soluti transferiu seu escritório para o bairro Setor Universitário, em Goiânia, localizado em frente à Junta Comercial de Goiás.  A localização comercial estratégica deu muito resultado e trouxe bastante visibilidade para a marca Soluti.

Em dezembro de 2009, a Soluti obteve seu credenciamento como AR, vinculando-se à AC-Serpro. Foi a primeira AR privada, credenciada pelo Serpro no Centro-Oeste.

As pesquisas de campo demonstraram que os clientes precisavam de uma experiência personalizada quando adquiriam os certificados, pois muitas vezes não sabiam o que estavam comprando. Por conta disso, o processo de atendimento da Soluti foi estruturado para fazer a entrega dos Certificados de forma segura, mas simples e descomplicada. Isto fez com que a Soluti ganhasse a simpatia de grande parte do público, proporcionando uma rápida expansão dos negócios, primeiro para outras cidades goianas e depois para outros estados do país.

Mais uma vez a visão empreendedora dos fundadores vislumbrou uma oportunidade estratégica de expansão dos negócios que era a possibilidade de transformar a Soluti em uma “fábrica” de Certificados Digitais, mas para isso era necessário credenciá-la como Autoridade Certificadora de Primeiro Nível.

Em dezembro de 2010, a Soluti iniciou o processo junto ao ITI para se credenciar como uma AC de 1º Nível. E, ao mesmo tempo, seguindo seu plano estratégico, iniciou o processo para estruturar-se como uma empresa de tecnologia da informação e desenvolvimento de soluções corporativas com uso de Certificação Digital de forma a ter uma oferta mais completa para os seus clientes.

A empresa avançou na sua estruturação e promoveu a abertura de 8 canais comerciais para revenda de Certificados Digitais e equipamentos, transferindo conhecimento, mas mantendo o mesmo padrão de atendimento na prestação de serviço aos seus clientes goianos.

Em fevereiro de 2011, apesar da morte prematura do seu co-fundador, Cassio Vieira de Sousa, em um acidente automobilístico, a empresa manteve o plano estratégico de longo prazo já traçado.

Nos anos de 2010 e 2011 foi constituída uma equipe interna de pesquisa e desenvolvimento encarregada de compreender os requisitos e projetar as soluções que atendessem às rígidas exigências da ICP-Brasil.

Em 2012, a empresa investiu, fortemente, para criar a infraestrutura necessária para suportar os processos exigidos para a auditoria de certificação do ITI. No mês de janeiro deste ano iniciou a construção de duas salas cofre, a principal no Rio de Janeiro e a backup em São Paulo. Essas estruturas são necessárias para abrigar os servidores que cuidam da autenticação dos Certificados Digitais. As obras foram concluídas em junho deste mesmo ano, quando se formou uma equipe técnica para a construção dos sistemas de controle, liberação e dos próprios Certificados Digitais.

Em março de 2012, a Soluti submeteu seu pedido de credenciamento como AC ao ITI, e no mês de setembro do mesmo ano foi credenciada como a 11ª Autoridade Certificadora de 1º Nível, sendo a primeira Autoridade Certificadora privada com capital integralmente nacional e constituída fora do estado de São Paulo.

Logo após o seu credenciamento, a empresa começou a comercializar, através de sua rede de Autoridades de Registro (AR) o Certificado Digital AC Soluti, o primeiro produto da empresa nessa nova fase.

Uma vez que a estrutura física estava implementada, iniciou-se a etapa seguinte do plano estratégico de longo prazo que era a profissionalização da sua gestão. Juntamente com este novo passo foram implementados os processos, com base na metodologia BPMN (Business Process Model and Notation) e um programa de canais para fortalecer o crescimento almejado pelo plano estratégico em curso.

No primeiro semestre de 2012, os acionistas selecionaram e contrataram um profissional para ocupar o cargo de presidente executivo da empresa e foi criado um Conselho de Administração para acolher os acionistas, que se afastaram da gestão operacional e se voltaram para o plano de expansão global dos negócios. O executivo contratado teve como missão principal o alinhamento e implementação do plano estratégico traçado pelos acionistas ao plano de negócios para o período 2012-2017.

Em 2013, a empresa superou a marca de 100 mil Certificados Digitais emitidos para um público de 85 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas. Também nesse ano, a área de PD&I percebeu uma demanda emergente no mercado de Certificação Digital, a possibilidade de manter o Certificado Digital sempre à mão, com o uso de dispositivos móveis.

A Soluti selecionou 5 empresas para aquisição de forma a complementar o desenvolvimento desta solução. A e-SEC foi escolhida por ser uma empresa desenvolvedora de software, especializada na construção de soluções de Certificação Digital e que atendia aos requisitos técnicos. Em dezembro de 2013 foi feita a integração definitiva da Soluti no capital da e-SEC, o que propiciou a finalização do desenvolvimento do projeto em que tivemos o primeiro Certificado Digital que pôde ser utilizado em celulares de segunda geração, smartphones e tablets. Atualmente, os certificados modelos A1 (armazenados nos dispositivos) estão sendo amplamente comercializados no mercado.

Em 2013, promoveu a comercialização dos certificados SSL (Secure Socket Layer) através de uma parceria internacional com a GlobalSign. Neste mesmo ano, iniciou o processo junto ao ITI para seu credenciamento como Autoridade Certificadora do Tempo (ACT), a autoridade na qual os usuários de serviços de carimbo do tempo (isto é, os subscritores e as terceiras partes) confiam para emitir carimbos do tempo. E, iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para suportar a emissão de Certificados de Atributo e os estudos para a adoção de um novo processo de criptografia de dados, baseado em curvas elípticas, que são mais rápidas e usam chaves mais curtas, por isso mais adequadas para uso em aplicações para dispositivos móveis.

Os anos de 2014 e 2015 foram de amadurecimento da rede e de crescimento acelerado da capilaridade em todo Brasil.

Em abril de 2016, a Soluti inaugurou sua nova sede em Goiânia, um espaço moderno e aconchegante, com uma estrutura ampla nos 19º e 20º andar do Edifício New York, situado na Av. 136, Setor Sul.

Ainda nesse ano, com o crescimento significativo das vendas de SSL, a Soluti se torna a primeira AC brasileira de SSL na hierarquia internacional da Globalsign e auditada pela WebTrust.

O ano de 2017 foi de muitas metas alcançadas e mudanças estratégicas para a empresa e para o mercado de Certificação Digital. Destacamos dois fatores:

  • A compra da área de negócios de Certificação Digital da empresa americana DocYouSign fortaleceu o crescimento alcançado e o estabelecimento no mercado de SP;
  • A primeira colocação em emissão de Certificados Digitais no mês de dezembro. Esse feito foi de muita importância, uma vez que essa conquista foi obtida, mesmo diante de outras empresas de maior porte e presença no mercado.

Esse último resultado representou um marco importantíssimo para Soluti que vem apresentando um crescimento constante e consistente.

A primeira fase do plano estratégico da Soluti foi implementada e finalizada em 2017.

Em 2018, com o objetivo de impulsionar a 2ª fase do plano estratégico, baseado no desenvolvimento de novas soluções e expansão do mercado, a empresa voltou a ser comandada por um dos seus fundadores, Vinícius Sousa, o que permitiu mais flexibilidade e revitalização das raízes culturais da empresa.

Ao longo de sua trajetória, a Soluti se tornou uma empresa reconhecida por importantes premiações, tais como o GPTW (Great Place to Work), figurando por duas vezes no ranking das melhores empresas para trabalhar no Centro-Oeste e o reconhecimento como uma das 50 maiores Pequenas e Médias Empresas que mais crescem no Brasil e a maior na região norte e Centro-Oeste, oferecido pela Deloitte e Revista Exame.

A empresa se diferencia do modelo de negócios tradicional do segmento de Certificação Digital e está desenvolvendo soluções que priorizam a conectividade, mobilidade, segurança e a identificação digital das pessoas, das empresas e sites com o uso da certificação digital.


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