E-commerce: Desafio para setor empresarial

O momento de transformação pelo qual passa a economia faz com que muitos empresários insiram seus negócios no mundo virtual sem a confiança plena nas decisões estratégicas.

Para o empresário não existe folga, fim de semana ou férias, o negócio gira 24x7x365 dias no ano, mais do que nunca, não se atende os clientes apenas na loja física, existem milhares de clientes em todos os lugares buscando a melhor oferta e, da mesma forma, a oferta pode ser visitada simultaneamente por centenas ou milhares de pessoas de todos os cantos do mundo.

Nesta hora é que os bandidos virtuais se aproveitam da situação, e, algumas vezes se passam por clientes forçando as fechaduras do seu negócio e outras vezes, se passando por empresas tentando enganar os usuários na outra ponta.

Os certificados digitais SSL – Secured Sockets Layer, têm duas funções básicas:

  • Criar um canal de criptografia entre o usuário e o servidor da empresa;
    Identificar inequivocamente a organização proprietária do site.

A garantia de identidade da organização se dá pelos rígidos processos de validação de propriedade do domínio do site que recebe o protocolo de criptografia.

Identificar seu site, prover segurança aos dados dos clientes e facilitar a navegação são ações primordiais que precisam ser observadas indo ao encontro às boas práticas de governança da tecnologia da informação.

O que parece ser uma solução para o empreendedor: entrar no mundo online pode ser um passo para o precipício, caso seja mal executado.

Segundo nossa equipe de especialistas em estratégia de segurança da informação, tanto da Autoridade Certificadora Soluti como da e-SEC, empresa do grupo que desenvolve soluções voltadas à segurança com uso de certificados digitais, os ataques às lojas online vêm crescendo nos últimos anos. Em 2015, os hackers estão se voltando para lojas iniciantes no e-commerce e empresas do segmento de saúde, segundo estudos internacionais.

Desta forma, é preciso que o empresário mantenha os dados de seus clientes em segurança selecionando a plataforma adequada para seu e-commerce, contando com o apoio de uma equipe especializada em segurança da informação e garantindo as configurações seguras para os servidores onde ficará hospedado seu site.

O empresário deve ter ousadia se cercando de recursos tecnológicos que garantam a continuidade do seu negócio. A internet não pode ser uma aventura ou um teste para o empreendedor, pois ao mesmo tempo em que pode acelerar resultados positivos pode comprometer sua sobrevivência caso seja implementado de forma incorreta.

Imagine como seria mais fácil fazer negócios na rede se tivéssemos certeza de quem está do outro lado do computador. Esta é uma das funções do certificado SSL, ou seja, garantir que o servidor com o qual estamos “falando” é realmente quem ele diz ser.

Temos certeza que existe um longo caminho a ser percorrido até que todos, empresas e clientes, tenham com suas identidades para serem identificados no mundo eletrônico. Estamos trabalhando para isto!

RESUMO Site: O e-commerce exige mais do que domínio das habilidades de vendas ou marketing, esta atividade precisa atingir níveis elevados de segurança para os clientes e para a própria empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *