A importância do Certificado Digital para o escritório de contabilidade.

Escritórios de contabilidade

Negócios e tecnologia costumam andar juntos. E diversas áreas, como a contabilidade, são extremamente dependentes da implantação desse universo digital, para trazer uma rotina mais ágil e integrada. Dentro desse uso de novas ferramentas, temos os Certificados Digitais.
A Certificação Digital
Com o uso cada vez mais constante da internet, é necessário pensar também na segurança do tráfego de informações dentro do ambiente digital, principalmente quando o assunto é sua empresa. Para isso existe a Certificação Digital, que traz mais autenticidade às informações declaradas, de forma rápida e prática.
A Certificação Digital funciona como uma identidade virtual, garantindo a segurança das transações em seu negócio. Graças a ela, é possível garantir a veracidade e trazer agilidade às transações documentais da empresa, uma vez que a certificação é feita por uma terceira parte confiável, como a Soluti, empresa especializada na emissão de Certificados Digitais.
Tipos de Certificados
Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas podem fazer uso da Certificação Digital, desde que ela seja emitida por uma Autoridade Certificadora, que vai associar o titular a uma chave de segurança criptográfica. Essa criptografia garante autenticidade, integridade e confiabilidade às transações realizadas no ambiente virtual.
Hoje, são utilizados diferentes tipos de certificados, para diferentes situações. São eles:

  • Certificado A1: gerada e armazenada no computador do titular, dispensa o uso de cartões inteligentes e tokens. Válido por um ano;
  • Certificado A3: é armazenada em cartão ou token, podendo ser utilizada em diferentes dispositivos. Válido por 3 anos;
  • e-CPF: é o Certificado Digital da pessoa física, que permite transações virtuais com a mesma validade do ambiente físico;
  • e-CNPJ: é o Certificado Digital da pessoa jurídica. Permite transações que antes deveriam ser feitas com o documento físico, como declarações de imposto de renda, consultas de valores, parcelamentos emissões de notas fiscais eletrônicas e muito mais.

Atividades da Certificação Digital
Você pode usar os Certificados Digitais em seu negócio para diversas atividades, entre elas:

  • Assinatura de documentos pela internet;
  • Transações bancárias;
  • Login seguro em ambientes virtuais;
  • Envio de declarações e demais documentos.

Contabilidade e Certificação Digital
A contabilidade é responsável pelo registro de todas as operações comerciais, financeiras e fiscais de uma empresa. Por estar a par de todas as partes fundamentais da administração, este é um departamento que também está imerso no uso da tecnologia e documentação digital, o que torna os processos mais integrados e ágeis no dia a dia.
A Certificação Digital é uma grande aliada dos processos diários da Contabilidade de um negócio, pois traz mais segurança e menos burocracia para os processos. O que antes devia ser entregue apenas de forma física, agora pode ser substituído por documentos virtuais, de maneira organizada e mais prática.
Que tal aderir a esse investimento necessário à sua empresa? Fale com a Soluti, temos a Certificação certa para a contabilidade de seu negócio!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *