Saiba o que é o eSocial, o sistema que traz muito mais praticidade para sua empresa.

Homem se adequando ao eSocial

Se você tem uma empresa, sabe como é lidar com inúmeros documentos diariamente. São diversos dados de funcionários e tantos outros itens necessários para a organização e o bom andamento do seu negócio.
Imagine que bom se tudo fosse integrado em um único sistema. É por isso que existe o eSocial, uma plataforma que auxiliará as empresas a reduzir custos e tempo da área contábil na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Nascido como um desdobramento do sped em 2009, o projeto se tornou gigante, assim como sua complexidade. Por isso, está sendo implantado em fases para que as empresas se adaptem da melhor maneira possível.
1 – Mas o que é o eSocial?
O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. O sistema é todo integrado e comunica ao Governo as informações necessárias sobre milhões de trabalhadores em todo país.
O sistema reúne em um só local as informações necessárias ao empregador, sobre o seu quadro de funcionários. Os dados referentes às contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, informes sobre acidentes de trabalho, aviso prévio, FGTS e outras atribuições fiscais, são repassados digitalmente e automaticamente ao governo.
A grande vantagem do eSocial é prestação simplificada das informações que diminuirão a burocracia envolvida na entrega de documentos. Afinal, todos eles estarão em um único sistema, enviados com um único processo, o que reduz os custos e o tempo gasto. Outra grande vantagem é aumentar a segurança do processo, pois usa a assinatura digital de sua empresa para o envio de dados.
Com ele, mais de 18 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores estarão conectados ao Governo Federal e a órgãos como o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria da Previdência, INSS e Receita Federal.  A plataforma ainda é compatível com notebooks, computadores, smartphones e também é adaptada às pessoas com necessidades especiais.
2 – Qual a importância do eSocial?
Primeiro, ele é obrigatório.
Segundo, o eSocial é fundamental para a organização e integração da empresa e representa uma nova era nas relações de trabalho. De maneira muito mais simples, barata, segura e eficiente, o programa traz mais comodidade para cumprir suas obrigações com o poder público e seus funcionários.
Resumindo, eSocial é importante porque:
– Gera ganho de produtividade;
– Subsidia a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos o que diminuirá erros nos cálculos;
– Permite maior segurança jurídica;
– Diminui gastos e tempo dedicados na entrega de diversas obrigações.
3 – Como o eSocial vai funcionar na prática?
As empresas terão que enviar periodicamente as informações para a plataforma do eSocial. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal, exclusivamente, por meio do eSocial Empresas.
Um dos passos mais importantes para se adequar ao eSocial é adquirir um certificado digital.
Fique  por dentro do cronograma de implantação e entenda quais os sistemas de informação do Governo Federal que serão substituídos pelo eSocial.
E para facilitar esse processo, leia nossas 12 dicas para sua empresa aderir ao eSocial.
Quer saber mais? baixe nosso ebook: “Guia completo sobre o eSocial”
 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *