Soluções para e-commerce: conheça os principais selos de segurança

Pesquisas apontam que as vendas feitas exclusivamente pela internet dobrarão até o ano de 2021. Serão, nada menos do que 27 milhões de pessoas adquirindo produtos e serviços de forma online. No entanto, em consequência disso, os riscos de invasão e fraude já tornaram-se pontos de preocupação entre empresários que, em razão disso, começam a buscar por soluções para e-commerce mais seguras.

Nesse sentido, os selos de segurança surgiram como as melhores ferramentas utilizadas para a proteção desses sites de venda. Por isso, atualmente, já existem diversas opções no mercado com funcionalidades específicas para corresponder às necessidades de cada cenário organizacional.

Quer conhecer o que são os selos de segurança, quais os mais indicados e como refletem no aumento das vendas? Então, fique conosco neste post!

O que são os selos de segurança e quais soluções para e-commerce eles fornecem?

Independentemente do faturamento ou segmento empresarial, a escolha pela venda online de produtos e serviços proporciona grandes vantagens aos empreendedores, como a redução de custos com espaços físicos. Todavia, as transações e-commerce também atraem novas problemáticas nunca antes enfrentadas.

Isso porque a finalização das compras realizadas pelos clientes em sites de venda condiciona-se à inclusão de dados pessoais específicos, como CPF e número do cartão de crédito. Nesse sentido, sem a existência de qualquer sistema de segurança que garantisse a proteção total dessas informações contra ataques cibernéticos, empresas e clientes estariam absolutamente expostos a riscos.

Por isso, os selos de segurança, que são representações ilustrativas e inseridas nos layouts das páginas, funcionam como indicadores de que os sites contratantes estão devidamente protegidos por meio de sistemas de criptografia. Isso garante que todos os dados enviados e recebidos pelos clientes não poderão ser visualizados por terceiros não autorizados.

Dessa forma, as empresas que contratam esse tipo de segurança detêm em seus links o protocolo “https”, como https://www.soluti.com.br/, e não somente o “http”. Além disso, outro sinal de sites adequadamente protegidos é pela identificação da imagem de um cadeado também encontrado na barra de navegação no canto superior esquerdo.

Quais selos as lojas virtuais precisam adquirir para obter mais proteção?

Existe uma variedade de Certificados Digitais, sendo que os mais comuns são os chamados Secure Sockets Layer ou, simplesmente, SSL. Essa tecnologia, utilizada em sites de todo o mundo, seguem procedimentos de criptografia padronizados de proteção das informações transferidas via web pelos usuários para os servidores das empresas de venda.

Confira, na sequência, duas modalidades de SSL amplamente reconhecidas e respeitadas no mercado!

SSL – ICP Brasil

O SSL – ICP Brasil permite que os internautas verifiquem a organização titular dos sites de modo rápido, com apenas um clique sobre a imagem. Além disso, esse selo indica a existência de um sistema criptográfico que garante a integridade dos dados fornecidos pelos internautas, sem riscos de desvios a terceiros mal-intencionados.

São mais indicados para instituições financeiras e empresas públicas federais, diante do alto grau de sigilo das informações diariamente gerenciadas e transferidas na rede.

Assim, por exemplo, o pacote SSL ICP Brasil A1 são compatíveis com os principais navegadores, como Chromes e FireFox. A segurança desses selos se justifica em seu sistema de criptografia com chave RSA 2048 bits e algoritmos SHA-256, considerados um dos mais seguros e eficazes do mundo.

Há também os pacotes de Assinatura de Código A1. Tais serviços são utilizados pelos programadores para que seus nomes sejam assinados digitalmente nos softwares e aplicativos a serem distribuídos na Internet. Esses selos evitam que hackers injetem malwares, diminuindo a segurança das transações e-commerce.

SSL – GlobalSign

Os selos SSL GlobalSign também oferecem os mesmos benefícios da SSL – ICP Brasil. No entanto, a diferença está na inclusão de sistemas SiteLock de blindagem, que protegem os sites de qualquer ação programada por malwares. Também são compatíveis com todos os navegadores que reconheçam Certificados Digitais.

O Code Signing EV GlobalSign, por exemplo, com validade de 2 anos, é considerado uma das assinatura de código mais potentes, quando comparada ao certificado padrão, porque assegura a correta identidade do programador editor.

No entanto, para aqueles que procuram agilidade na inclusão desses selos, o selo SSL Alpha GlobalSign é uma excelente opção, visto que, após a compra, o cadeado de segurança exibido no lado esquerda da barra de navegação é ativado em, aproximadamente, 3 minutos. Simples, rápido e eficaz.

Como o aumento da segurança influencia as vendas online?

A segurança nas transações online tem sido aprimorada cada vez mais diante da demanda crescente por recursos de proteção dos sites. Nesse sentido, os selos de segurança atuais já garantem maior tranquilidade para os clientes na hora de realizar suas compras online, sem receios de que seus dados sejam desviados para fins ilícitos.

Por esse motivo, os internautas sentem-se mais confiantes para a aquisição de produtos e serviços online. Afinal, tais selos são mundialmente reconhecidos e eficientes. Assim, à medida que a confiança dos internautas perante os sites de venda aumenta, maiores são as chances de conclusão dos pedidos de compra e melhores os faturamentos.

Vale ressaltar que muitas operadoras de cartão de crédito também exigem das empresas contratantes a incorporação de algum desses selos em seus sites para que os pagamentos possam ser finalizados com total segurança.

Assim, além de garantir maior segurança nas compras via Internet, esses recursos também agregam valor às marcas, visto que conferem maior confiança aos clientes no momento da aquisição de novos produtos e serviços.

Achou interessante este artigo sobre soluções para e-commerce? Então, não deixe de baixar nosso ebook para saber mais sobre as funcionalidades desses certificados SSL! Fique conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *