Soluti apresenta solução voltada a saúde no CBIS 2018

O Certillion Cloud Saúde elimina a necessidade de impressão do prontuário do paciente, já que a assinatura é feita de forma eletrônica, o que facilita o dia a dia dos médicos e pacientes.

A Soluti, uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, participa do XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018), o mais tradicional congresso na área de Informática em Saúde da América Latina. O evento, que é organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), acontece este ano em Fortaleza, no Centro de Eventos, de 1 a 4 de outubro, e reúne centenas de pesquisadores, profissionais, acadêmicos e gestores da área da saúde e de demais áreas correlatas.

Presente pela primeira vez no evento, a goiana Soluti irá apresentar em seu estande, em parceria com a Vault ID, o Certillion Cloud Saúde, desenvolvido com foco nos problemas apontados pelas instituições de saúde em relação ao uso do Certificado Digital para eliminação do prontuário físico e melhorar a experiência e performance de quem já usa Certificação Digital. Para o Presidente da Soluti, Vinicius Sousa, a tecnologia vem para suprir um gap importante dentro do segmento de saúde. “A área da saúde passa pelas mesmas dificuldades dos outros setores, que lidam com muitos dados. E que estão relacionadas ao mundo físico, do papel como o alto custo e a perda das informações. Por isso, o produto apresentado vem para solucionar essas questões, já que tudo pode ficar salvo de forma eletrônica, assim como a assinatura do médico, que só precisa ser feita digitalmente”, pontua.

A tecnologia é a primeira solução do mercado com Certificado Digital A3 com validade de cinco anos (renováveis por mais cinco), mas com cobrança anual. As soluções antes apresentadas utilizavam certificados do tipo A1, válido por apenas um ano ou do tipo A3 com validade de três anos, que deixaram de ser atrativas pela curta validade e pela rotatividade (turnover) dos profissionais nas instituições de saúde.

Com uma programação com temas em diversos segmentos da área, como prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis, o Congresso será o principal ponto de encontro para os profissionais e estudantes de saúde. “Trata-se de um dos principais Congressos na área de Informática em Saúde da América Latina. Por isso, nada mais providencial do que levar aos congressistas presentes uma solução inovadora e voltada para a sua área de atuação”, destaca Júlio Mendes, Diretor Comercial da Soluti.

Segurança – Um dos principais benefícios do Certillion Cloud Saúde está no seu nível de segurança. Ele conta com um duplo fator de autenticação para comprovar que a pessoa por traz da assinatura digital é realmente quem diz ser – um primeiro no computador quando acessa o prontuário eletrônico e o segundo, via aplicativo, em que é feita a autenticação via código OTP para efetuar a assinatura digital. Com isso, o Certificado Digital pode ser utilizado apenas pelo seu titular, evitando assim que qualquer outra pessoa assine o documento em seu lugar. Há de se destacar também a questão da praticidade proporcionada pela plataforma já que todo este processo, até a etapa da assinatura digital, é feito de forma mobile – através do aplicativo Certillion ID, instalado no smartphone do usuário, totalmente offline. A tecnologia permite fazer a autenticação e usar o Certificado Digital, que é instalado em um HSM em nuvem e sincronizado no smartphone do profissional de saúde. Sendo um dispositivo que está sempre em mãos, possibilita maior facilidade e comodidade, além de segurança para o usuário”, diz Júlio.

Flexibilidade – O Certillion Cloud Saúde, que já é integrado ao Tasy Philips, permite que qualquer rede hospitalar consiga se plugar e ter acesso às assinaturas dos profissionais do seu corpo clínico, de modo que o médico não precisa mais ter um Certificado Digital para cada hospital que trabalha. “O hospital consegue compartilhar o Certificado Digital daquele médico com todas as demais instituições de saúde em que ele trabalha”, completa Mendes.

Redução de custos – Com as soluções até então existentes neste mercado, os hospitais e laboratórios têm dois caminhos a seguir: a primeira, por meio da compra ou aluguel do HSM e de toda a infraestrutura por trás dele, com custos altos em torno de R$ 100 a R$ 200 mil, além da necessidade de adquirir um segundo HSM de contingência. E a segunda opção, para evitar um custo desse porte, usar Certificados tradicionais tipo A1 e A3 em mídias como Token e Smartcard. O problema deste segundo modelo é que ele custa ao hospital a aquisição de módulos de assinatura digital para integrar ao ERP, além de muito suporte aos diversos Drivers e DLLs para comunicação com o Certificado.

Serviço: XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018)
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999- Edson Queiroz) – Fortaleza
Quando: de 1 a 4 de outubro de 2018
Site para inscrições: http://www.sbis.org.br/inscricoes-cbis2018

Sobre a Soluti

A Soluti é uma empresa especializada em oferecer soluções de segurança e certificação digital integradas às empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais, com atuação em todo o território nacional. Toda a sua linha de produtos utiliza tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais. Presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, desenvolveu um modelo operacional totalmente aderente às normas da ICP-Brasil, proporcionando agilidade para parceiros e clientes. Ao longo dos últimos anos, tendo em vista a ampliação de sua rede de atuação, tem investido na aquisição de empresas e estabelecimento de parcerias estratégicas com companhias que são referência mundiais em segurança da informação. Em 2018, segundo estudo realizado pela consultoria Deloitte em parceria com a revista EXAME, a Soluti figura entre as 50 pequenas e médias empresas que mais cresce no Brasil e a primeira do Centro Oeste. Ainda este ano, também passou a figurar pela segunda vez, na lista das melhores empresas para se trabalhar pelo GPTW, consultoria especializada na área de gestão.

Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão notícias sobre Certificação Digital e Segurança na Internet!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *