Três dicas de utilização do Certificado Digital para advogados

O Certificado Digital para advogados já é exigido em muitos tribunais, ele é um requisito fundamental para gerar o protocolo de procurações, petições, contratos e outros documentos pertinentes à área jurídica.

Por isso, é fundamental que o profissional do Direito acompanhe todas inovações que influenciam sua profissão para usá-las como uma ferramenta útil, ágil e principalmente segura.

Agora que você já sabe todos os benefícios que a Certificação Digital oferece, fique atento à essas 3 dicas básicas de utilização.

1 – Seu Certificado Digital é um documento.

Como você já sabe, o Certificado Digital tem a mesma validade do CPF, ele possui legitimidade jurídica para autenticar inúmeros tipos de transações digitais e se comunicar com a Receita Federal e com bancos.

O bom senso diz que é muito perigoso entregar o seu cartão de crédito e sua senha a qualquer pessoa, vale a mesma regra para o Certificado Digital. Ele também não deve ser emprestado, em hipótese nenhuma. Isso pode trazer consequências negativas aos advogados em âmbito pessoal e aos clientes em âmbito profissional.

 2 – Muito cuidado com a sua senha.

E por falar em senha, proteja muito bem a sua. Ela nunca poderá ser alterada ou recuperada. Se perder a sua, será necessário fazer um novo Certificado e pagar por todo procedimento novamente. A não ser, que você tenha um serviço de garantia de remissão.

Também é importante que o advogado fique atento ao prazo de validade. Geralmente após três anos, o Certificado deve ser renovado. Que pode ser online  ou presencial, nas lojas.

 3 – Você terá que se adequar aos novos tempos.

Para usar a Certificação Digital é necessário se inscrever em sites de Tribunais, baixar softwares e até utilizar navegadores específicos. Nada que, os advogados que estão acostumados com os processos eletrônicos, já não saibam.

Após essa implementação, os processos ficarão muito mais ágeis. Avalie também a compra de um Token para ter mais mobilidade no dia a dia e manter o seu Certificado sempre com você.

 

E por fim, a Justiça em nosso país está se modernizando e adotando práticas mais ágeis e eficientes para resolver questões de rotina e reduzir a burocracia comum na área.

E cada vez mais serviços públicos têm feito o mesmo. Para complementar a lista de usabilidades vejam mais alguns exemplos onde o Certificado Digital para advogados é utilizado.

Usabilidades do Certificado Digital no âmbito jurídico:

– Convocações e intimações;

– Consulta aos autos dos processos;

– Assinatura digital em contratos eletrônicos;

– Peticionamento eletrônico;

– Acesso a sites e a serviços de uso restrito como Receita Federal do Brasil, e-CAC, e-DOC (Sistema de Justiça do Trabalho), Cert-Jus (Superior Tribunal de Justiça, Conselho da Justiça Federal e toda a Justiça Federal);

– Abertura de contas em bancos;

– Envio de faturas e notas fiscais;

– Declaração do Imposto de Renda.

 

Precisa emitir o seu Certificado Digital, clique aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *