Obrigatoriedade do eSocial tem início prorrogado para 2018

- Tempo de leitura: 2 minutos.

Uma nova resolução de nº 2, publicada pelo Comitê Diretivo do eSocial no Diário Oficial da União (DOU) no dia 31/08/2016, adiou o início da obrigatoriedade do eSocial para os empregadores e, estabeleceu um novo prazo para 2018.

A decisão foi tomada em comum acordo com as confederações e a sociedade em geral, que consideraram a necessidade de maior tempo para as empresas adequarem seus sistemas.

Como funcionará o novo cronograma?

Com a nova resolução, o eSocial torna-se obrigatório a partir de:

  • 1º de janeiro de 2018, para as empresas com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78 milhões;
  • 1º de julho de 2018 para todas as demais.

A norma mantém o compromisso de tratamento diferenciado às empresas de pequeno porte, e a dispensa do envio de informações relativas à saúde e segurança do trabalhador (SST) nos 06 primeiros meses após as datas de início do eSocial.

A ferramenta do eSocial já está parcialmente em operação, desde 2015, para o Empregador Doméstico, viabilizando o disposto na Lei Complementar 150, de 02 de junho de 2015, que estabelece os direitos dos trabalhadores domésticos, e as responsabilidades do SIMPLES DOMÉSTICO a serem recolhidas em guia única.

Lembrando que, para transmitir os arquivos do eSocial, em todos os casos, é necessário utilizar um Certificado Digital no padrão ICP-Brasil, no modelo A1 ou A3 (PF ou PJ), de forma a garantir a autoria do declarante.  

Emita ou renove o seu Certificado Digital na Soluti! Clique aqui para encontrar o Ponto de Atendimento mais próximo a você ou fale com um de nossos especialistas no 0800 941 6601.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 655 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *