Acelerador SSL: qual a importância desse recurso?

Você provavelmente já ouviu falar em SSL, correto? Mas e em acelerador SSL? Será que você conhece esse recurso? Se não, este artigo o ajudará a entender o que ele é e qual a sua importância.

A questão da segurança digital é um tema rotineiramente debatido, especialmente dentro das empresas. Hoje, devido ao forte apelo digital nas operações comerciais, mais informações sensíveis trafegam pela rede e precisam ser armazenadas em servidores de empresas. Esse cenário, apesar de promissor, expõe negócios e usuários a riscos como fraudes e quebra de sigilo de informações.

Nesse contexto, tecnologias como o SSL — já bastante conhecida — se tornaram essenciais na proteção das comunicações de dados online e de páginas na internet. Esse recurso, cria uma espécie de canal criptografado de comunicação entre o dispositivo do usuário e o servidor, evitando que terceiros tenham acesso aos dados que trafegam de um ponto a outro.

Embora o SSL seja uma ferramenta de segurança extremamente eficaz, em certas situações pode acabar comprometendo o desempenho do servidor em que se encontra instalado, causando perdas de performance e afetando a experiência de navegação do usuário. É nesse ponto, então, que o acelerador SSL entra em cena. Entenda melhor a seguir!

O que é o acelerador SSL?

Em linhas práticas, o acelerador SSL é uma ferramenta utilizada para otimizar o processo de criptografia e descriptografia que ocorre sempre que o usuário tenta se comunicar com um servidor que possui o protocolo SSL.

O que acontece é que esse processo, por lidar com complexos algoritmos e cálculos, pode consumir muitos recursos do servidor, drenando boa parte da sua capacidade de processamento, a qual deveria ser utilizada para o desempenho de outras funções vitais e para entregar o conteúdo solicitado pelo usuário da página.

Assim, um dos principais efeitos desse processo de criptografia e descriptografia é o aumento da demanda sobre o servidor, podendo gerar sobrecarga e, com isso, problemas de desempenho e navegabilidade para o usuário, comprometendo diretamente a sua experiência.

Como o acelerador SSL funciona?

Basicamente, existem duas metodologias de funcionamento de um acelerador SSL: ele pode tanto ser utilizado via hardware dedicado — isto é, por meio de um dispositivo físico instalado no servidor — ou por intermédio de um software, que opera de forma lógica.

Quando utilizado como hardware, o acelerador fica responsável por todo o processo de criptografia e descriptografia de dados, deixando o servidor livre para focar em outras rotinas de processamento.

No caso de o acelerador ser lógico, o funcionamento se dá via software. Nessa situação, ele é instalado junto da infraestrutura de rede, de forma que todo o tráfego de dados passe pela interface do acelerador antes de chegar ao servidor, propriamente dito.

Dessa forma, a função do acelerador SSL é auxiliar no trabalho de processamento das rotinas de criptografia, direcionando para o servidor somente os processos que demandam menos recursos.

Quais as principais vantagens trazidas pelo acelerador SSL?

No dia a dia de operações da página de uma empresa, o acelerador é vetor para uma série de vantagens operacionais. Inclusive, são esses benefícios que motivam muitos negócios a investir nessa ferramenta, otimizando suas transações e serviços oferecidos digitalmente. A seguir, listamos algumas das principais vantagens.

Reforço na experiência do usuário

Sem dúvida, esse é um dos atributos mais beneficiados com o uso do acelerador SSL. Isso porque essa tecnologia permite a empresa manter a segurança da comunicação do usuário com os seus servidores, mas com o diferencial de não comprometer a usabilidade e a experiência de navegação dentro página.

Em empresas que atuam com vendas online, por exemplo, esse é um ponto crucial para o sucesso. Qualquer falha no carregamento da página, erro no processamento de requisições ou mesmo indisponibilidade pode ocasionar perdas financeiras com a não efetivação de vendas ou pela desistência do cliente em continuar navegando. Dessa forma, o SSL evita esse tipo de problema, mantendo o servidor estável e operando em conformidade com as necessidades dos usuários.

Aumento na performance do SSL

Como dito, o SSL é um recurso de segurança extremamente importante para a comunicação de dados e informações online. Contudo, com o apoio do acelerador, todo o potencial do Certificado SSL pode ser utilizado, já que o processo de criptografia e descriptografia dos dados se torna mais robusto e ágil, evitando quaisquer tipos de falhas.

Redução de custos para a empresa

De modo direto, o acelerador SSL também é capaz de reduzir os custos da empresa com sua infraestrutura de TI. A exemplo, em vez de se gastar mais recursos com a contratação de novos servidores, ou com a contratação de hardwares mais potentes para suprir o tráfego de informações, pode-se optar por investir no acelerador SSL, que melhora a performance dos servidores já atuantes, suprindo com mais precisão as demandas.

Diferencial competitivo perante o mercado

Como citado, a segurança digital se tornou uma preocupação latente para as empresas. Atualmente, inclusive, mecanismos de busca como Google, utilizam critérios de segurança da informação para ranquear as páginas na lista de resultados.

Isso significa que páginas que não possuem um SSL ativo, por exemplo, além de serem sinalizadas como não seguras para os usuários, terão essa característica pesada de forma negativa no ranqueamento, o que afeta o tráfego de pessoas na página e, consequentemente, as vendas.

Nesse contexto, a utilização do acelerador SSL vai ao encontro da tendência do mercado em termos de segurança digital. Isso porque essa ferramenta otimiza o uso do SSL, aumentando sua performance dentro do servidores, além de impactar positivamente a experiência do usuário dentro do site.

Por fim, é preciso mencionar que o investimento em um acelerador SSL deve ser acompanhado de outras estratégias de segurança digital. Um exemplo bastante relevante é o uso do Certificado Digital em operações que envolvam a troca de dados e informações sensíveis ou que exijam uma rigorosa autenticação de identidade do usuário. Com o apoio de uma Autoridade Certificadora de qualidade, como a Soluti — líder no mercado de Certificação Digital no Brasil — a empresa pode contar com todo suporte e com as melhores soluções em Certificação, como Certificados SSL e TLS.

Agora que você já está mais informado sobre acelerador SSL, aproveite para reforçar a segurança nas operações digitais da sua empresa. Entre em contato conosco e encontre a solução ideal para sua necessidade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *