Aplicações para Certificado Digital: conheça 5 para o empreendedor

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Em todos os setores, existe uma grande preocupação em relação à segurança das informações, afinal, a cada dia aumentam os números de fraudes nas transações eletrônicas. Algumas soluções são encontradas por meio das aplicações para Certificado Digital, um arquivo eletrônico que representa com segurança e confidencialidade a identidade de uma empresa.

O brasileiro já entendeu a importância que as aplicações para Certificado Digital têm para o seu negócio. Por isso, o número de emissões vem crescendo desde 2010, e a soma de certificados ativos disparou de 2020 para 2021. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o total de emissões em relação ao ano anterior foi de 115,42%.

5 aplicações para o Certificado Digital

1. Emitir notas fiscais

A emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e) é uma das aplicações para Certificado Digital mais importantes para empreendedores. Inclusive, ele pode ser usado em empreendimentos de qualquer segmento ou porte. Afinal, profissionais autônomos, pequenos, médios e grandes empresários, precisam emiti-las para validarem suas operações do dia a dia.

2. Formalizar negócios à distância

A formalização de negócios à distância é mais uma das aplicações para Certificado Digital. No meio empresarial, a assinatura de contratos, atas, propostas, e qualquer outro tipo de acordo, é de extrema importância.

E o Certificado Digital permite que essa atividade seja realizada de forma segura, e validada da mesma maneira que uma assinatura feita com o próprio punho.

Para isso, é preciso que o documento seja feito em um arquivo de Word ou no formato PDF. O computador precisa utilizar alguns programas específicos que são capazes de gerar essas assinaturas. E para que tudo seja feito da maneira correta, o certificado escolhido junto à entidade certificadora deve ser de modelo A1 ou A3.

Dentro de uma empresa, a realização de acordos comerciais e contratações são atividades do cotidiano. Elas podem gastar tempo e recursos que o Certificado Digital consegue poupar. Por isso, a formalização de negócios à distância é uma das aplicações essenciais.

eBook "O Guia definitivo das Utilidades do Certificado Digital"

3. Fazer a declaração do Imposto de Renda

Essa é mais uma das aplicações para Certificado Digital. Ao utilizá-lo para fazer a Declaração de Imposto de Renda, ela será com base na declaração referente ao ano anterior e já estará pré-preenchida, podendo ser facilmente alterada para criar a declaração atual.

Basta acessar o portal e-CAC, da Receita Federal, para gerar a sua declaração pré-preenchida. Após as devidas alterações, ela deve ser inserida no programa IRPF. Essa função do Certificado Digital facilita muito o processo da Declaração e pode ser utilizado não apenas por pessoas jurídicas, como por pessoas físicas também.

4. Acessar serviços de contabilidade online

Diante das alterações sofridas no mercado de trabalho, cada vez mais estão sendo criados empregos em home office. Essa modalidade permite que os funcionários contratados não tenham que ser, necessariamente, residentes da mesma cidade em que a empresa se localiza. Isso dificulta um pouco o processo de contratação dessa pessoa.

Facilitar esses trâmites é mais uma das aplicações para Certificado Digital fundamentais em uma empresa. Com o sistema é possível acessar diversos serviços, plataformas, aplicativos, sites e tudo o que for preciso, em relação à contabilidade, para agilizar esse tipo de processo. Aliás, muitos sites da Receita Federal exigem o documento eletrônico.

Essa facilidade pode ser utilizada para qualquer serviço de contabilidade realizado na empresa. Ainda que não seja o caso de um profissional à distância, uma vez que é possível realizar esses trâmites através de um documento eletrônico, não faz sentido perder tempo e dinheiro em uma fila de cartório para realizar procedimentos simples.

5. Fazer transações bancárias com segurança

A segurança nas transações bancárias é mais uma das aplicações para Certificado Digital muito importantes para empresas, mas que também serve para pessoa física. Essa ferramenta garante segurança de todos os processos de compra e venda, o que é uma excelente vantagem, em especial para as empresas de e-commerce.

Existe uma tecnologia que garante que os dados do usuário estão protegidos de hackers e invasores, e é um modelo de Certificado Digital chamado de SSL. Ele garante a criptografia de sites, apps, entre outras plataformas e é representado pelo selo do “cadeado”, localizado na frente do seu endereço, junto ao início “https”.

Dessa forma, o uso dos Certificados Digitais é fundamental para garantir uma navegação segura. E isso ocorre tanto para o cliente quanto para todos os que trabalham diretamente no site. Essa ferramenta é muito importante, especialmente, para as empresas que possuem e-commerce.

Quem emite o Certificado Digital

Na hora de escolher quem vai emitir o Certificado Digital é preciso ter muito cuidado. Afinal, essa é uma etapa muito importante, pois a entidade certificadora precisa colaborar no processo de emissão, tornando esse ato mais simples e ágil para o usuário.

Ela precisa assegurar a confiabilidade e a transparência nos serviços, além de ser credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

A Soluti é uma IDTech especializada em Identidade Digital e Assinatura Eletrônica e está presente em todos os estados brasileiros. Os seus serviços oferecem todas as aplicações para Certificado Digital que o empreendedor necessita. Pelo seu extenso portfólio de soluções, a Soluti é a líder nacional nesse mercado.

Para mais informações sobre aplicações para Certificado Digital, acesse o nosso blog e leia o artigo Como o Certificado Digital aumenta a segurança das operações financeiras?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *