Assembleia Digital: como melhorar os processos do backoffice e a experiência dos acionistas?

- Tempo de leitura: 5 minutos.

Não pode ler o artigo agora? Que tal ouvir este conteúdo? Dê o play!

Faz parte da gestão de instituições como bancos, fundos de investimento e associações financeiras a realização periódica de Assembleias, reunindo acionistas, associados e sócios para deliberar sobre assuntos de interesse. A novidade é que, agora, é possível realizar Assembleias Digitais, estruturando o processo de forma eficiente e segura. Em especial, em um contexto que pede o distanciamento social em atenção à saúde de todos os envolvidos.

Em linha com a crescente integração de tecnologias ao setor financeiro, plataformas para a realização virtual das assembleias se mostram estratégicas para as instituições. Afinal, elas  melhoram os fluxos no backoffice, gerando uma redução nos custos, ganhos em produtividade e drástica redução do retrabalho.

Realizadas periodicamente, as Assembleias demandam do backoffice o tratamento de um grande volume de informações, produção de extensa documentação (como editais e atas) e maciça articulação com entidades de auditoria para validação dos balanços e relatórios contábeis. Tudo isso, respeitando os prazos estipulados pela legislação nacional e prezando pelo sigilo e integridade dos dados.

De forma complementar, o backoffice precisa atentar-se também ao disposto na legislação brasileira (Medidas Provisórias e Leis), regulamentação do Banco Central e instruções de entidades como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Afinal, a Assembleia precisa ser conduzida de forma a ter validade jurídica, transparência e isonomia.

Integrando-se ao rol de desafios do backoffice financeiro, têm-se ainda a necessidade de engajar e possibilitar uma experiência de excelência aos acionistas para assegurar, inclusive, a validade legal da votação, observando o quorum necessário.

O acionista, por sua vez, precisa contar com uma plataforma intuitiva e transparente para registrar o seu voto e, assim, deliberar sobre o futuro da organização da qual faz parte. 

Para os desafios, soluções inteligentes. Quer saber como sua Assembleia pode ser mais assertiva e eficiente? Continue a leitura e confira.

Como funciona a Assembleia Digital?

Desenvolvida pela Soluti, a plataforma para a realização virtual das assembleias digitaliza os processos. Dessa forma, a solução possibilita ganho de tempo e eficiência, com foco na transparência e segurança.

Nativamente articulada e responsiva a outros sistemas, a plataforma de Assembleia Digital centraliza documentos como Editais de convocação, votos dos acionistas e Atas assembleares. Assim, o backoffice passa a dispor dos dados e históricos das Assembleias de forma sempre atualizada, segura e completa.

Vale destacar que a plataforma foi desenvolvida em atenção à regulamentação do Banco Central (Bacen) e o disposto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de observar a legislação pertinente às instituições financeiras.

Assembleia Digital em 5 passos

Realize a sua Assembleia Digital em poucas etapas. Confira:

Vantagens da Assembleia Digital

Com a oportunidade de realização virtual, as Assembleias se tornam estrategicamente mais ágeis, fato esse que se alinha a um perfil de acionistas cada vez mais conectados e que prezam pela experiência virtual. 

Entre as principais vantagens da plataforma de Assembleia Digital da Soluti, destacam-se:

  • Flexibilidade: adaptável e em melhoria contínua, a solução consegue atender e adequar-se ao perfil de cada instituição.
  • Comunicação: propicia uma comunicação mais assertiva entre investidores e emissores.
  • Segurança: identificação segura dos acionistas, além de possibilitar um ambiente seguro para acesso às Assembleias e votações.
  • Confiabilidade: transparência em todas as fases do processo.
  • Equidade: igualdade no tratamento de todos os participantes da assembleia.

Quer mais eficiência e resultado na sua Assembleia? Fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *