BPO, consultoria e assessoria financeira: você sabe a diferença?

- Tempo de leitura: 8 minutos.

Com as mudanças relacionadas à pandemia, facilitar e otimizar a gestão das empresas tornou-se primordial. Por isso, a Terceirização de Processos de Negócios (BPO) tem sido um dos meios para auxiliar os gestores a consolidarem financeiramente seus empreendimentos.

De acordo com o relatório de pesquisa de mercado global Technavio, o tamanho do mercado de terceirização de processos de negócios, por exemplo, crescerá US$ 76,90 bilhões até 2024, criando um importante cenário para as estratégias do BPO.

É fato que a terceirização financeira acaba sendo uma ótima opção para a redução de custos e o aumento da produtividade dos negócios. No entanto, é preciso entender as diferenças entre cada um dos modelos de serviços que podem ser contratados. Para saber sobre cada um e tomar a melhor decisão para a sua empresa, preparamos este artigo. Confira!

O que é BPO?

Em linhas gerais, o Business Process Outsourcing (BPO) – ou Terceirização de Processos de Negócios, na tradução para o português, é uma terceirização das atividades ligadas às finanças da empresa, como o fluxo de caixa, faturamento, gestão orçamentária, gerenciamento estratégico e gestão de contas.

Ao optar pela terceirização desses processos, o gestor da empresa diminuirá a sobrecarga de trabalho da equipe, dando aos seus colaboradores mais tempo para se dedicarem às tarefas mais importantes para o aumento da produtividade.

O BPO também traz como vantagem a redução de custos, já que a empresa terá um número menor de funcionários contratados e, consequentemente, a diminuição dos encargos trabalhistas.

Outro benefício está no fato de que, ao delegar essas funções para especialistas na área, a tendência de acontecerem falhas diminui consideravelmente, e, assim, a eficiência também aumenta.

O que é consultoria financeira?

A consultoria financeira é o aconselhamento sobre oportunidades e tendências de mercado. O consultor não atua tão próximo à rotina diária da empresa e nem trabalha diretamente com a equipe, mas, de acordo com seu conhecimento e habilidades, aponta os caminhos que a empresa deve tomar para alcançar os resultados desejados.

Geralmente, a consultoria é realizada no formato de treinamento ou palestra, formas bastante efetivas para motivar os colaboradores a terem uma visão mais ampla dos negócios da empresa.

Vale dizer que, quando a equipe está ciente do que ocorre tanto dentro quanto fora da empresa, ela tem mais ferramentas e disposição para melhorar o seu desempenho, além de compreender a importância da sua atividade dentro da rotina diária do empreendimento.

O que é assessoria financeira?

A assessoria financeira tem como principal objetivo prestar assistência técnica realizada por profissionais capacitados para acompanhar o dia a dia da empresa a fim de identificar problemas, fazendo sua gestão e, sobretudo, resolvendo-os.

No contexto da administração de empresas, a assessoria dá suporte ao empresário para otimizar as atividades rotineiras. Esse apoio pode ser na elaboração de projetos ou na execução de serviços, por exemplo.

Ao contrário da consultoria, o relacionamento da assessoria com a empresa é mais longo e mais próximo. Isso porque a sua função não se limita apenas a detectar os problemas, mas também a atuar ativamente junto às áreas administrativas da empresa.

Outra função da assessoria é auxiliar seus assessorados a tomarem as decisões certas, que podem ou não envolver o setor financeiro, já que todas as áreas podem representar um impacto monetário para o negócio.

Dentre os principais benefícios da assessoria financeira, podemos citar:

  • Resolução de problemas: ajuda na identificação de problemas que podem ocorrer nas diferentes áreas da organização e oferece as soluções.
  • Conhecimento técnico: mesmo após o fim da assessoria, os ensinamentos técnicos transmitidos pelo assessor permanecem no dia a dia da empresa.

Existe algo em comum entre BPO, consultoria e assessoria financeira?

O objetivo do BPO, da consultoria e da assessoria financeira é um só: melhorar a produtividade da empresa. Cada um desses formatos tem um foco e uma forma de fazê-lo, mas, em suma, o objetivo é o mesmo.

Agora que você já sabe as características e diferenças de cada serviço, chegou o momento de saber identificar qual deles é o melhor para a sua empresa. E lembre-se: na hora de escolher, não deixe de levar em consideração as necessidades, a realidade e os problemas (que precisam ser resolvidos) do seu negócio.

Assim, veja para quais situações cada um dos serviços é indicado:

  • BPO: indicada para os empreendimentos que buscam otimizar seus processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos, melhorar o rendimento e priorizar outras atividades.
  • Consultoria: indicada para as empresas que não estão alcançando os resultados desejados e necessitam de um diagnóstico do problema.
  • Assessoria: indicada para os casos nos quais o problema já foi detectado e a assessoria de um especialista se torna necessária para apontar a solução.

A importância de cuidar da saúde financeira da sua empresa

A administração de uma empresa não é uma tarefa fácil e isso independe do seu tamanho ou setor de atuação. Assim, para alcançar o sucesso, o primeiro passo é reconhecer que nem tudo pode ser resolvido internamente pelo gestor.

Quando se trata da terceirização de serviços, especialmente o financeiro, dentro do ambiente corporativo é preciso enxergar os benefícios de forma completa e amplamente abrangente. Para os colaboradores, é possível manter o foco sobre a finalidade da empresa junto ao mercado no qual atua.

Contratar um serviço de BPO, consultoria ou assessoria financeira é cuidar da saúde da empresa e dos colaboradores como um todo. Usar as ferramentas disponibilizas por esses serviços pode ajudar a manter a sua empresa relevante no mercado.

Por fim, é essencial manter uma visão crítica sobre o futuro do negócio, assim como saber quando é o momento de contar com a ajuda de profissionais especializados.

A Soluti, líder nacional no mercado de Certificado Digital, é referência quando os assuntos são parceira e bons resultados. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *