Saindo da crise: veja como trabalhar com BPO financeiro!

- Tempo de leitura: 10 minutos.

O cenário de pandemia trouxe uma série de impactos na realidade dos negócios, interferindo na rotina de operações e, em muitos casos, até inviabilizando as atividades presenciais. Diante desse contexto de crise, muitas são as empresas que estão em busca de alternativas para contornar as limitações e desafios impostos atualmente.

A exemplo, o setor contábil é um dos que busca se adaptar ao “novo normal”, inovando na maneira como os serviços são prestados e investindo ainda mais nos meios digitais. Nesse sentido, o BPO financeiro pode ser visto como uma das estratégias mais eficientes para lidar com a crise em tal segmento.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para falar um pouco mais sobre o BPO financeiro, suas vantagens e, ainda, para mostrar como essa modalidade de serviço pode gerar boas oportunidades para o seu negócio e para os seus clientes. Acompanhe e saiba mais!

O que é BPO?

A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, que traduz uma modalidade de serviço em que a gestão de um setor estratégico da empresa é delegada a um terceiro especialista. Em outras palavras, o BPO é uma forma de os negócios especializarem a execução de determinadas atividades internas, “terceirizando-as” para uma outra empresa ou profissional.

Para ficar mais simples a compreensão acerca do termo, basta imaginar o exemplo de uma pequena empresa que transfere toda a sua parte contábil e financeira para uma outra empresa, essa última especializada na gestão contábil e financeira.

Assim, em vez de ter um setor interno responsável pela contabilidade — o que demanda custos e profissionais especializados — a rotina de contador é delegada a uma empresa com expertise e toda a estrutura necessária para a concretização de tais processos de modo muito mais eficiente.

Conheça os serviços prestados na modalidade

Atualmente, dadas as inúmeras vantagens do outsourcing, sobretudo no contexto das pequenas e médias empresas, o BPO tem se tornado uma modalidade extremamente comum no mercado. Além disso, com o cenário de crise que se instalou após a pandemia, muitas empresas têm optado por esse formato em suas operações, focando principalmente na redução de custos.

Nesse sentido, hoje existem diversos tipos de serviços prestados como BPO. Por exemplo, podemos citar os mais comuns:

  • auditoria contábil e financeira;
  • gestão de TI;
  • atendimento ao cliente;
  • gestão fiscal;
  • recursos humanos;
  • marketing, entre muitos outros.

Como começar a fazer?

Enquanto prestador de serviços contábeis, não há dúvidas de que o BPO pode ser uma alternativa extremamente estratégica e eficiente para contornar a crise e atender seus clientes de forma inovadora, remota e produtiva.

No entanto, para atuar nessa modalidade, algumas ações e posturas se tornam indispensáveis. Nesse sentido, por exemplo, é preciso ter em mente que muitos negócios buscam o BPO para profissionalizar a execução dos seus processos internos, delegando-os a um terceiro especializado.

Sendo assim, é muito importante que você esteja alinhado com o nível de exigência e com o padrão de qualidade demandado pelo mercado nesse tipo de serviço. Além disso, é preciso ter em mente que BPO requer uma integração contínua com o cliente, de modo que passa a ser necessário dispor de ferramentas e tecnologias que possibilitem a troca de informações de maneira segura, eficiente e transparente dentro do seu escritório.

Por fim, é fundamental adotar uma postura mais consultiva e próxima do cliente, atuando como um verdadeiro parceiro. O cenário de crise colocou muitos negócios em risco, de modo que a busca pela profissionalização e otimização da gestão financeira tem sido uma das principais demandas.

Esse cenário pode gerar uma série de oportunidades para que você e a sua empresa sejam ainda mais relevantes para os clientes, auxiliando-os a contornar os desafios impostos pela crise.

Quais são as vantagens do BPO para a empresa?

Conhecer e entender melhor as vantagens que o BPO pode gerar para as empresas é, sem dúvida, um dos passos fundamentais para quem pretende prestar serviços nesse formato. Enquanto profissional da contabilidade que deseja explorar o mercado do BPO, é essencial que você saiba mostrar aos seus clientes os benefícios do outsourcing financeiro. Por isso, destacamos os principais deles a seguir. Confira!

Melhor aproveitamento do tempo

Como uma parcela considerável dos processos do negócio é terceirizada para um provedor de serviços, os gestores e líderes da empresa podem concentrar seus esforços no seu core business, aproveitando melhor o tempo e os recursos na parte operacional e estratégica.

Redução de encargos trabalhistas

Com uma gestão financeira e contábil mais técnica e especializada, prestada pelo terceiro, a empresa pode experimentar uma redução de custos com tributos e encargos trabalhistas. Em tal ponto, o BPO consegue fortalecer a organização fiscal, por exemplo, a partir de uma maior expertise nessa área, melhorando os resultados do negócio.

Controle e redução de custos

Com a opção pelo BPO, diversas despesas fixas da empresa, além dos salários dos colaboradores, podem ser minimizadas. Assim, por exemplo, é possível eliminar a necessidade de equipamentos, ferramentas tecnológicas e profissionais dedicadas apenas à gestão financeira, terceirizando todos esses pontos.

Elevação da qualidade dos serviços

A qualidade dos serviços é outro aspecto que também costuma ser reforçado com o BPO. Isso porque as empresas e profissionais que prestam os serviços têm mais expertise na área delegada, além de contarem com o apoio de todo o instrumental necessário para entregar resultados mais satisfatórios.

Aumento da produtividade

Ao terceirizar rotinas burocráticas e técnicas, sobre as quais a empresa não tem expertise, os gestores e líderes contam com mais tempo e disposição para focar em suas especialidades, contribuindo ainda mais com o sucesso do negócio.

Além disso, no BPO é possível estabelecer metas e níveis de produtividade com o prestador dos serviços, o que garante ainda mais rigidez no atingimento dos resultados — um ponto altamente relevante para empresas que precisam crescer de forma saudável e competitiva, aproveitando melhor os seus recursos.

Quais são os benefícios da modalidade para o contador?

Como a intenção deste conteúdo é mostrar de que modo trabalhar com BPO financeiro, o destaque maior em relação às vantagens dessa modalidade deve ser dado do ponto de vista do destinatário dos seus serviços. Contudo, não se pode deixar de mencionar que o BPO também tem potencial para transformar a sua atuação no mercado contábil, assim como a do seu negócio.

Nesse sentido, vale a pena conhecer algumas das vantagens que esse formato de serviço pode somar do ponto de vista do prestador. Vejamos:

  • diversificação dos serviços;
  • ampliação da cobertura geográfica do seu escritório, viabilizando o atendimento de clientes remotamente;
  • aumento da receita do seu escritório e dos honorários contábeis;
  • modernização de rotinas e atividades;
  • aumento da segurança jurídica.

No mais, estar atento às oportunidades do mercado e às possibilidades que se tem à disposição para fortalecer a sua atuação no ramo contábil também deve estar entre as prioridades. Nesse sentido, por exemplo, destacamos o Programa Contador Parceiro da Soluti, que oferece duas modalidades diferentes de parcerias e diversas vantagens para os profissionais e empresas que desejam aumentar o faturamento, além de oferecer benefícios para seus clientes.

Por fim, sobretudo no cenário atual, o BPO financeiro se apresenta como um dos caminhos mais eficientes e dinâmicos para que profissionais e empresas do ramo da contabilidade possam sair da crise e se manter atuantes no mercado.

O BPO financeiro é uma grande oportunidade para explorar ainda mais o mercado digital, o uso de novas ferramentas e tecnologias, além de ser uma forma de adotar uma contabilidade estratégica e consultiva dentro do seu escritório, focando ainda mais na entrega de valor e de resultados aos clientes.

Saia da crise de forma estratégica e eficiente. Conheça o Programa Contador Parceiro da Soluti e entenda como ele pode ser uma excelente maneira de fortalecer o seu negócio. Acesse o site e saiba mais sobre essa parceria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *