Carteiras digitais: entenda o crescimento de sua utilização no país

- Tempo de leitura: 8 minutos.

Não pode ler o conteúdo agora? Que tal ouvir a narração do artigo? Dê o play e ouça agora!

Novos tempos estão chegando, e a área financeira é uma das primeiras a absorver os principais impactos da transformação digital. Afinal, é uma área que está envolvida com todos os demais setores produtivos e, assim, precisa de soluções mais modernas e eficientes para lidar com as mudanças que estão ocorrendo. Para isso, é fundamental saber como investir em inovação no mercado financeiro.

As carteiras digitais são um exemplo de tendência para os próximos tempos e, assim, aqueles que lidam com esse setor precisam estar preparados para a sua implementação. Além disso, são extremamente vantajosas e, portanto, colocarão sua empresa à frente de outras que ainda não estejam implementando essa solução no momento, oferecendo vantagem competitiva.

Saiba mais sobre o tema e tire suas dúvidas!

O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais permitem que os clientes de uma empresa possam realizar pagamentos sem a necessidade de utilizar dinheiro em espécie ou cartão, facilitando a transação. São formas seguras de realizar esses processos, preservando a identidade e as finanças dos seus usuários.

O conceito é simples: é bastante semelhante às nossas carteiras usuais, nas quais guardamos nossos dinheiros e cartões para quando precisarmos. Contudo, elas não são mais físicas, e sim, digitais. Nelas, podemos inserir nossos dados, dinheiro e, futuramente, armazenar documentos pessoais para ser apresentados quando necessário. Isso tudo acessível em nossas mãos, já que estamos sempre com nossos smartphones.

Assim, ao realizar os pagamentos, não é preciso realizar todo o cadastro novamente, pois as informações já estão nos bancos de dados da empresa intermediária. Engana-se, quem acha que é uma solução distante da nossa realidade: nós já utilizamos essas ferramentas em nossa vida pessoal, no dia a dia.

Algumas das principais empresas de carteiras digitais que atuam no Brasil são:

  • PayPal;
  • PagueSeguro;
  • Magalu Pagamentos;
  • MercadoPago;
  • Stelo;
  • Skrill;
  • Bitz;
  • OLX Pay;
  • PicPay, entre outros.

A tendência é que mais carteiras digitais comecem a surgir, sendo uma alternativa vantajosa para o cliente, trazendo benefícios, como:

  • poder realizar compras sem a necessidade de utilizar dinheiro ou cartões;
  • maior segurança para o cliente;
  • uso apenas do smartphone, item que já está conosco no dia a dia;
  • transações como pagamento de boletos, transferências, entre outros, feitas de forma facilitada, entre outros.

Por exemplo, um cliente pode realizar o pagamento em um restaurante de forma facilitada, sem precisar ir ao caixa. Basta ir ao seu aplicativo da carteira digital, selecionar o estabelecimento, encontrar a sua comanda e quitar o valor. Já para o empreendedor, podemos encontrar os seguintes benefícios:

  • redução no uso de papel e plástico;
  • diminuição no contato com dinheiro, troco ou cartão no varejo;
  • possibilidade de autoatendimento no ponto de venda físico;
  • auxílio à empresa para compreender a importância da presença online;
  • maior segurança, em comparação com os cartões, que são mais fáceis de ser clonados, entre outros.

Elementos que podem estimular o crescimento das carteiras digitais

Atualmente, já há uma estimativa consideravelmente positiva para o uso das carteiras digitais em todo o mundo e, também, no Brasil. Segundo a consultoria Bain & Company, há a perspectiva de que as carteiras digitais saltem de 16% (em 2018) para 28% dos pagamentos realizados em pontos de venda físicos, em 2022. Já no e-commerce, em 2022, a expectativa é que esse percentual chegue a 47%. Dados bastante significativos.

Pagamentos instantâneos

O PIX, por exemplo, implementado no Brasil em 2020, facilita os processos de pagamento e transferências instantâneos. Ele traz modernidade para bancos tradicionais e, consequentemente, para as carteiras digitais.

Os pagamentos digitais instantâneos, assim, são transferências financeiras realizadas, principalmente, por meio desse tipo de solução. Dessa forma, os procedimentos são realizados 24 horas por dia, sete dias por semana.

É uma opção vantajosa tanto para a empresa, que terá o valor disponível em mãos de forma imediata, sem a necessidade de esperar compensação, quanto para o cliente, que poderá realizar suas transações de forma prática e facilitada.

Open Banking

O conceito de Open Banking é relativamente novo, mas em breve já estará presente nas rotinas tanto dos empreendedores quanto dos consumidores. Trata-se de um sistema integrado, no qual há o compartilhamento de dados de diversos serviços financeiros e produtos em um mesmo local.

Assim, os dados dos clientes estão disponíveis para mais de uma instituição, o que permite tornar essa operação mais competitiva. Isso poderá ser utilizado, também, para as formas de pagamento e, consequentemente, terá uma forte influência para potencializar o uso das carteiras digitais.

“Novo normal” pós-pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas para o cenário econômico. Para minimizar as probabilidades de transmitir a doença, foi importante reduzir a circulação de dinheiro, um dos pontos que favoreciam a disseminação.

Além disso, com as medidas de restrição, muitas transações passaram a ser feitas a distância. Portanto, as carteiras digitais passaram a ser uma possibilidade interessante, em vez de precisar ir a instituições bancárias para esse fim.

Fato é: a necessidade levou ao aumento do uso dessa solução. A tendência é que continue, mesmo após a pandemia, pela percepção de que é altamente vantajoso para suas rotinas. As pessoas que já utilizam essas ferramentas influenciarão amigos, colegas e familiares a adotá-la em seu dia a dia.

O que vai incentivar o uso das carteiras digitais no Brasil?

As carteiras digitais serão uma forte tendência, pois há uma crescente demanda em diversas áreas para seu uso. Quer saber quais? Confira:

  • uso de aplicativos de mobilidade urbana, como Uber, 99taxi, entre outros;
  • utilização de apps de entrega, como iFood, UberEats, Rappi etc.;
  • facilitação nas transações bancárias, sendo uma alternativa importante para quem deseja maior modernidade e simplicidade frente às instituições tradicionais;
  • aumento das vendas realizadas por e-commerce no país, que já adotam as plataformas de carteiras digitais como forma de pagamento, entre outros.

As carteiras digitais têm uma forte tendência a ser a principal forma de pagamento e realização de transações nos próximos anos. Assim, se você ainda não adota essa possibilidade em sua empresa, ou se ainda não se cadastrou nas principais soluções dessa natureza, pode estar perdendo ótimas oportunidades.

Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar nossa Newsletter e receber artigos exclusivos em seu e-mail

Se quiser continuar a leitura, separamos mais dois artigos para você.

Como os pagamentos digitais já estão mudando o mercado?

Tudo o que os comerciantes precisam saber sobre o PIX

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 3446 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *