Certificação Digital facilita entrega da Declaração do IR 2020 nos escritórios de Contabilidade

- Tempo de leitura: 4 minutos.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

No início de todo ano existem uma série de obrigações fiscais e tributárias que precisam ser realizadas, entre elas a que mais movimenta os escritórios de contabilidade é a Declaração do Imposto de Renda. Segundo a pesquisa da Contábil Trends 2019, aproximadamente 20% dos escritórios contábeis relataram dificuldades em receber os documentos fiscais em tempo hábil para realizar as atividades de fechamento, e menos de 30% utilizaram armazenamento em nuvem.

Este ano, a Receita Federal espera receber 32 milhões de declarações do Imposto de Renda. Diante desse cenário, o Certificado Digital ganha notoriedade, pois contribui para tornar os procedimentos mais ágeis, dinâmicos e econômicos. Com a tecnologia é possível garantir o sigilo e a autenticidade das informações, além disso, o contribuinte pode utilizar a declaração previamente preenchida com alguns dados como rendimentos, deduções, bens e dívidas. Quem opta por declarar com Certificação Digital também recebe a restituição mais rapidamente.

Segundo Wagner Felipe Filho, sócio-diretor da Contal, “o Certificado Digital traz inúmeras vantagens, a principal é o registro das informações do cliente na Receita, o que possibilita o cruzamento de dados e reduz em até 50% o tempo no atendimento. Além disso, é possível ter acesso as declarações de anos anteriores, o que facilita a verificação e retificações, diminuindo as chances de inserir alguma informação errada que pode levar o contribuinte a cair na malha fina”.

É exatamente pensando em tornar a rotina dos contadores mais fácil e oferecer soluções que incrementam e agilizam serviços realizados pelos escritórios de contabilidade, que a Soluti disponibilizará gratuitamente, através dos Contadores, Certificados Digitais Bird ID para a Declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas. A campanha “Contador, esqueça o passado!” será válida até 30 de abril. O resgate dos vouchers do Bird ID acontecerá na página exclusiva da campanha. 

De acordo com Vinicius Sousa, CEO da Soluti, o uso do Certificado Digital por pessoas físicas, ainda, é bastante incipiente, apesar dos inúmeros benefícios que proporciona. “No Brasil há cerca de 4 milhões de Certificados Digitais de pessoas físicas ativos, a expectativa é aumentar esse número em até 8x.  A ação faz parte de nossas estratégias para alcançar esse objetivo, por meio da campanha visamos incentivar e desburocratizar o acesso ao Certificado Digital, além de oferecer uma solução capaz de aumentar a produtividade dentro das contabilidades”, explica.

A empresa é a única que possui um modelo inovador de Certificado Digital, com conceito SAAS – software as a servisse – no qual os usuários (pessoas físicas) podem adquiri-lo bem mais barato e inserir os créditos conforme a sua necessidade de uso. Armazenado em HSM (Módulo de Segurança Criptográfico), de altíssima segurança, o Bird ID elimina a preocupação com danos físicos, roubos e perdas. Com o Certificado Digital, é possível ainda realizar uma série de outros processos em plataformas digitais, como assinar contratos, de qualquer lugar e a qualquer hora, acessar sistemas de escrituração contábil e emissão de nota fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *