Certificados Digitais para a CIP: entenda quais são e como podem ser usados

- Tempo de leitura: 6 minutos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), no ano de 2021, os bancos investiram mais de R$ 30 bilhões em tecnologia e a expectativa é que esse valor ultrapasse os R$ 35 bilhões em 2022. Ainda segundo o levantamento, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as transações bancárias realizadas por dispositivos móveis representaram 51% do total, no ano passado. 

Tendo em vista a grande quantidade de transações bancárias no país e o uso da tecnologia nesses processos, foi necessário criar uma ferramenta para fomentar a proteção, segurança, efetividade e agilidade desses processos. Foi assim que nasceu o conceito da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

No ano de 2001, a CIP foi criada como uma associação sem fins lucrativos, integrada ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), em parceria com o Banco Central do Brasil (Bacen). 

Justamente pelo fato de a Câmara Interbancária de Pagamentos promover inovação, modernidade e segurança para as transações bancárias, esse sistema se tornou fundamental. Para saber mais sobre o tema, continue lendo este artigo.

Certificados CIP 

Em decorrência do envolvimento da CIP com processos realizados digitalmente, foi preciso pensar em uma estratégia,  para que os dados e informações compartilhados estivessem protegidos com uma camada maior de segurança.

Nesse cenário, o Certificado Digital surge como uma ferramenta fundamental para garantir que esses processos bancários sejam validados de maneira jurídica, além de estarem ainda mais seguros. Pensando nisso, existem tipos de certificação para diferentes necessidades de uso.

Quais são os Certificados Digitais para CIP? 

A fim de garantir o acesso seguro das operações de arquivo realizadas pelas instituições bancárias, os Certificados Digitais para CIP foram desenvolvidos seguindo as normas necessárias.

No mercado, existem diversos tipos de Certificados Digitais direcionados para as operações da CIP. Confira cada um deles a seguir:

Certificado Digital C3

Destinado às operações de transferência de arquivo entre instituições financeiras e a Central de Cessão de Crédito. Esse Certificado é necessário para o acesso a esse sistema da CIP. Ele é recomendado para bancos e entidades autorizadas pelo Bacen.

Certificado Digital SEC

Assegura o acesso ao Serviço de Transporte de Dados (STD), com objetivo de padronizar e tornar esse processo mais simples. Assim como no C3, esse Certificado também é indicado para instituições financeiras e entidades autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Certificado Digital Seltec

Esse Certificado é usado para o acesso ao Serviço de Liquidação de Títulos em Cartório. Nesse sentido, a solução é recomendada para instituições financeiras e FIDCs (Fundos de Investimentos em Direito Creditório).

Certificado Digital CTC

Utilizado para o acesso à Central de Transferência de Crédito da CIP. Esse serviço realiza a troca de informação da portabilidade dos contratos de créditos realizados entre instituições financeiras. Normalmente, além dos bancos, esse Certificado também é usado por entidades credoras.

Certificado Digital SCC

Certificado necessário para o acesso ao Serviço On-line de Controle de Consignação da CIP, responsável pelo monitoramento e administração desse setor. O SCC é indicado para instituições consignatárias financeiras e não financeiras.

Certificado Digital SCG

Esse serviço, que tem como objetivo centralizar informações, é utilizado para acesso ao Sistema de Controle de Garantias da CIP. Recomendado para o setor comercial, empresas credenciadoras, instituições financeiras e cooperativas de crédito. 

Como conseguir Certificado Digital para a CIP?

Sabendo da necessidade e da importância dos Certificados Digitais para CIP, quando falamos de segurança em transações bancárias, estabelecer parcerias com o portfólio de uma Autoridade Certificadora se tornou essencial no mercado financeiro.

Assim, a Soluti, líder no mercado brasileiro de Certificação Digital e referência no setor de cibersegurança, se mostra uma aliada estratégica para as instituições financeiras.

Com credenciamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a Soluti oferece diversas soluções para maior segurança de processos realizados digitalmente. Para saber mais sobre nossos serviços e para a contratação de Certificados Digitais para CIP, clique aqui.

Quer ficar atualizado dos principais assuntos que movimentam o setor financeiro? Assine gratuitamente a S3 News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *