Certificado Digital para engenheiros: saiba como é a utilização

- Tempo de leitura: 9 minutos.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Seguindo uma tendência já verificada em outras áreas, como a contábil, jurídica e médica, hoje também já se fala em Certificado Digital para engenheiros. Essa tecnologia, cuja aplicação tem se tornado cada vez mais presente na realidade de profissionais, empresas e pessoas comuns, passa a se fazer parte também da rotina do engenheiro, garantindo mais rigor e agilidade a atividades comuns de quem atua nessa área.

Apesar das inúmeras vantagens e possibilidades que o Certificado Digital traz para o engenheiro, poucos ainda são os profissionais que acompanham os avanços dessa tecnologia. Por isso, com objetivo de deixar você mais bem informado sobre o Certificado Digital para engenheiros, preparamos este conteúdo para falar sobre essa moderna ferramenta.

Continue a leitura e entenda como o Certificado Digital pode ser utilizado pelos profissionais da engenharia e, ainda, como ele pode ser obtido!

Como o Certificado Digital contribui com a rotina do engenheiro?

A utilização do Certificado Digital já é algo bastante comum em determinados segmentos do mercado. A exemplo, os profissionais da área jurídica há tempos utilizam essa ferramenta para acessar os sistemas eletrônicos dos diversos tribunais do país, aproveitando a facilidade, acessibilidade e segurança do processo judicial eletrônico.

No mesmo sentido, profissionais da área médica também têm se apoiado no uso da Certificação Digital. Prova disso é que hoje já se fala em prontuário, receituário e atestado eletrônicos, modelos de documentos que dependem do uso do Certificado Digital para que sejam emitidos e validados pelos profissionais.

Seguindo pela tendência de digitalização dos serviços, hoje a engenharia é outro exemplo de setor que aproveita as vantagens e possibilidades oferecidas pelo Certificado Digital. Entre elas, é possível citar:

  • acesso eletrônico a sistemas e serviços públicos que dependam de autenticação;
  • possibilidade de compartilhamento seguro de documentos em formato digital;
  • alinhamento com os padrões aplicados no mercado;
  • redução de custos com autenticação mecânica de documentos;
  • possibilidade de cumprimento de obrigações junto ao Fisco de maneira digital;
  • redução do risco de fraudes em documentos, como a falsificação de assinaturas, entre outras.

Nesse contexto, além dos benefícios citados, o Certificado Digital hoje também possibilita que profissionais da engenharia emitam e assinem documentos comuns às suas rotinas, isso de forma eletrônica, com segurança e total validade jurídica.

Entre os documentos possíveis de serem emitidos por engenheiros a partir do uso do Certificado Digital, é possível citar tanto a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) quanto o RTT (Registro de Responsabilidade Técnica), o qual é específico para os engenheiros civis.

Ambos os documentos são de emissão obrigatória e estão previstos em lei. No caso da ART, é a Lei nº 6.496/77 que a regulamenta. Já o RTT é uma exigência imposta pela Lei nº 12.378/10. De forma geral, esses documentos têm uma grande importância, pois garantem a segurança da sociedade ao definir o responsável técnico por obras e serviços de engenharia.

Como é feita a emissão desses documentos?

No caso da ART, o processo tradicional de emissão é pautado principalmente em expedientes físicos e na apresentação de documentos impressos. Para obter a ART, o profissional precisa preencher um formulário disponibilizado pelo CREA, lançando todas as informações técnicas definidas no contrato de prestação do serviço e assinando-o, de próprio punho, colocando-se como responsável.

Após o preenchimento do formulário da ART, é necessário que o documento seja registrado junto ao CREA responsável pela unidade territorial em que a obra/serviço ocorrerá. Além disso, é necessário arcar com o pagamento de uma taxa pelo serviço de emissão.

Por outro lado, por ser um documento mais recente, instituído em 2010, o RRT apresenta um processo de emissão mais moderno, sendo realizado a partir do SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU), um ambiente informatizado no qual é possível emitir diferentes modelos de RRT

Como o Certificado Digital auxilia na obtenção desses documentos?

Como se sabe, uma das principais finalidades do Certificado Digital é conferir autenticidade a documentos, arquivos e atos praticados em meio eletrônico, atestando, com precisão e validade jurídica, a identidade das partes envolvidas na relação.

Dito isso, fica fácil entender que o Certificado Digital pode facilitar bastante a rotina de profissionais da engenharia e arquitetura ao viabilizar a assinatura eletrônica de documentos, como a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Registro de Responsabilidade Técnica.

Assim, com o uso da Certificação, os profissionais podem gerar os documentos em formato digital, e não mais impressos, assinando-os eletronicamente, a partir de seus Certificados. Dessa forma, a assinatura digital feita pelo Certificado confere autenticidade ao documento e o vincula ao profissional que procedeu com a assinatura.

A vantagem dessa tecnologia é que passa a ser possível trabalhar com documentos eletrônicos, um formato mais acessível, simples e dinâmico. Por exemplo, com o Certificado Digital, o profissional pode assinar a ART e o RTT de qualquer lugar, de forma rápida e econômica, a partir de uma plataforma de assinaturas — como a Assine Online, da Soluti.

Os documentos assinados eletronicamente têm validade?

Os documentos gerados e assinados eletronicamente, a partir do uso de um Certificado Digital emitido por uma Autoridade Certificadora, têm a mesma validade jurídica conferida aos documentos impressos, assinados a próprio punho e autenticados em cartório.

Isso significa que o profissional que opta pela assinatura digital não tem qualquer prejuízo por isso. Na realidade, ele só tem a ganhar, já que o formato digital dos serviços e documentos tem se tornado um padrão cada vez mais fomentado no mercado, seja no âmbito privado, seja no setor público. Além disso, a Medida Provisória 2200-2/2001, dá todo respaldo de legalidade aos atos praticados de forma eletrônica, quando validados por Certificado Digital.

Qual é o Certificado Digital mais indicado para engenheiros?

O profissional da engenharia que pretende alinhar sua forma de atuação com os novos padrões, migrando para os meios digitais, precisa obter um Certificado Digital do tipo e-CPF, destinado às pessoas físicas. Para isso, deve ir em busca de uma Autoridade Certificadora credenciada junto à ICP-Brasil, a qual procederá com a emissão do Certificado.

A Soluti, nesse ponto, pode tornar as coisas mais fáceis. A empresa dispõe das melhores soluções em Certificação Digital do país, oferecendo qualidade, suporte e flexibilidade na aquisição dessa ferramenta. Além disso, o interessado pode obter o Certificado de forma online e agendar a validação presencial de documentos e identidade, no melhor local e horário.

Por fim, como foi possível perceber, hoje os engenheiros também podem aproveitar as vantagens e facilidades trazidas pela tecnologia de Certificação Digital. O Certificado Digital para engenheiros segue uma tendência já consolidada em outros segmentos do mercado, comprovando que o uso dessa tecnologia está em conformidade com os padrões e necessidades atuais, especialmente em termos de segurança, economia e acessibilidade.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em aproveitar todo o potencial que o Certificado Digital para engenheiros oferece? Entre em contato hoje mesmo com a Soluti e conheça as melhores soluções para a sua necessidade!

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 2607 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *