Saiba o que são e como atuam os Certificados SSL/TLS e Code Signing

- Tempo de leitura: 8 minutos.

‌Um ambiente de navegação seguro aos usuários nos sites deixou de ser um diferencial. Independentemente se for um site institucional, blogs ou e-commerces com transações financeiras. Para todas, é fundamental que a empresa tenha um protocolo de segurança avançado, como os Certificados SSL e TLS.

Com os protocolos de segurança, há garantia de que a interação no site é protegida. Dessa forma, apenas emissor e receptor têm acesso às informações geradas e compartilhadas.

Além disso, mais do que oferecer segurança, a presença dos Certificados SSL e TLS também mantém as páginas relevantes diante dos mecanismos de busca. Os protocolos de segurança são parâmetros de rankeamento também.

Entenda a seguir o que são os Certificados SSL/TLS e Code Signing. Veja também a forma como funcionam, os diferenciais entre eles e onde são utilizados.

O que são os Certificados SSL?

A sigla SSL significa Secure Sockets Layer. Trata-se de um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor Web e um navegador Web.

O Certificado SSL, portanto, é um Certificado Digital. Ele autentica a identidade do site e permite a conexão criptografada. O SSL precisa ser adicionado aos sites de empresas e organizações para proteger as transações online. Somente desta forma manterá a segurança e a privacidade das informações dos clientes.

O que são os Certificados TLS?

Já o TLS é um protocolo de segurança usado para garantir que todas as atividades feitas naquele ambiente estão protegidas de vazamentos e ataques. Sua sigla significa Transport Layer Security, do inglês.

Ele protege dados financeiros e pessoais de usuários que acessam sites, blogs e e-commerces. O Certificado TLS tem padrão de atuação internacional, por isso, seu uso é amplo.

Inclusive, isso significa que, seja onde for que o usuário estiver, o protocolo terá a mesma proteção. Com isso, toda troca de informações é protegida contra interceptações.

O que são os Certificados Code Signing?

Por último, o Certificado Code Signing está relacionado com a assinatura de códigos, pois ele permite a validação da procedência dos softwares. Portanto, a sua função é garantir a autoria de certa solução digital, com o objetivo de criar uma relação de confiança entre os usuários e os fornecedores.

Quais as diferenças entre os Certificados Digitais?

Os Certificados SSL e TLS são Certificados que aplicam protocolos de segurança com base em criptografia de informações. De maneira geral, não há grandes diferenças técnicas entre os protocolos SSL e o TLS. No entanto, ambos possuem normas específicas.

Os Certificados TLS podem operar em portas diferentes e usar algoritmos de criptografia mais fortes. Por exemplo, o Keyed — Hashing for Message Authentication Code (HMAC). Enquanto que os certificados SSL utilizam apenas o algoritmo Message Authentication Code (MAC).

Como funciona cada um dos Certificados?

O funcionamento do SSL

Os Certificados SSL impossibilitam a leitura de qualquer dado que seja transferido entre usuários e sites, ou entre dois sistemas. O Certificado usa criptografia de algoritmos para “embaralhar” os dados que estão sendo transmitidos, impedindo que a leitura seja feita durante a conexão. Os dados podem ser informações confidenciais, como números de cartões de crédito, detalhes financeiros, endereços ou nomes.

A criptografia do Certificado faz uso de chaves para o bloqueio e desbloqueio de informações. Ou seja, é necessário saber a chave certa para “abrir” ou decodificar as informações que estão protegidas.

Cada Certificado SSL tem duas chaves. A primeira chave é pública e usada para criptografar as informações, enquanto que a segunda é privada e utilizada para descriptografar os dados, restaurando-os ao formato original.

O funcionamento do TLS

Os Certificados TLS também atuam na codificação de mensagens e informações online, escondendo dados como endereço, número de telefone e código de cartão de crédito, de quem não deveria ter acesso a eles.

O protocolo TLS codifica qualquer mensagem que vai de um ponto a outro — seja do site ao usuário e vice-versa. Para isso, são criadas chaves de acesso, no qual apenas o emissor e o receptor têm acesso. Então, quando a informação faz esse caminho, o Certificado TLS autentica quem tenta acessar o conteúdo. Caso não seja um dos pontos, não é possível acessar a mensagem.

Além disso, as mensagens são criptografadas para que, caso aconteça um ataque hacker, a informação interceptada não seja lida. Com isso, é possível garantir que as atividades feitas dentro de um site com Certificados TLS estejam protegidas.

O funcionamento do Code Signing

Por último, os Certificados Code Signing funcionam como uma espécie de “lacre digital” para o conteúdo. Dessa forma, quando um download é feito, a ferramenta autentica a fonte e analisa a integridade das informações que estão sendo baixadas.

Isso acontece por meio de um par de chaves que são geradas no momento do Certificate Request. Uma das chaves é privada e mantida pela entidade requisitante, enquanto que a outra é pública e submetida às Autoridades Certificadoras para validação.

Portanto, os Certificados Code signing são considerados uma ferramenta indispensável para as empresas desenvolvedoras de softwares que buscam garantir a segurança dos seus produtos.

Onde os Certificados TLS/SSL são utilizados?

O indicado é que os Certificados sejam usados em toda e qualquer situação onde informações/dados precisam ser transmitidos com segurança, como:

  • Comunicações entre um site e os navegadores de internet dos clientes;
  • Comunicações internas na intranet corporativa;
  • Comunicações por e-mail enviadas de/e para a rede (ou endereço de e-mail particular);
  • Informações entre servidores internos e externos;
  • Informações enviadas e recebidas da IoT (Internet of Things) e dispositivos móveis.

Qual a proteção que os Certificados Digitais garantem?

Os Certificados SSL/TLS usam sistema de criptografia para garantir a proteção dos dados enviados pela web. Portanto, nos sites, blogs e e-commerces que possuem o Certificado, as informações dos consumidores são codificadas e enviadas aos destinatários, onde somente eles têm acesso às chaves que são utilizadas para decodificar.

Por meio dos Certificados Digitais, as informações compartilhadas no contexto online ganham uma importante camada de proteção, proporcionando maior segurança para as operações realizadas no ambiente digital.

Presentes em diferentes atividades do dia a dia, os Certificados Digitais ganham cada vez mais destaque, inclusive, no Mercado Financeiro. Quer saber mais sobre essa relação? Clique aqui e entenda a conexão do Certificado Digital com o Open Banking. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *