Cinco dicas para evitar dor de cabeça e prejuízos na hora de comprar na internet.

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No dia 12 de junho, comemorou-se o Dia dos Namorados e os casais correram atrás dos presentes, jantares e passeios para aproveitar a data. Com a facilidade e a comodidade que a internet traz, é possível fazer tudo isso sem precisar sair de casa, sem enfrentar lojas, shoppings e estacionamentos lotados. Isso tem atraído cada vez mais a atenção dos brasileiros. Mas, é importante lembrar-se da segurança no e-commerce tanto em portais como em aplicativos para smartphones e tablets.

Quintiliano
Quintiliano Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Soluti, elaborou, de forma prática, cinco dicas para evitar dor de cabeça e prejuízos na hora de comprar na internet.

1. Fique de olho na segurança
A fórmula chave para identificar se o site que você pretende realizar uma compra é confiável, é observar se este possui o Certificado de Segurança SSL – encontrado na barra de endereços. Os sites seguros e protegidos devem conter um cadeado verde clicável, que mostra a segurança do ambiente. Essa validação é realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera, entre outros.

2. Desconfie de ofertas milagrosas
Ofertas e descontos das lojas virtuais, são muito atrativas, mas antes de oferecer seus dados pessoais e informações do seu cartão de crédito, é melhor analisar se a compra é realmente necessária e se o fornecedor é confiável. “Procure informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone e e-mail

3. Procure a opinião de outros consumidores
Busque referências sobre o portal ou o aplicativo onde você realizará a compra. Além de perguntas às pessoas mais próximas de você, é interessante fazer pesquisas em redes sociais ou em sites especializados como Reclame Aqui ou Buscapé.

4. Compare preços
Tenha noção da faixa de preço normal do produto que você busca, tanto em lojas físicas como em lojas virtuais. Assim, desconfie se o desconto ofertado for muito fora da faixa normal de preço do produto.

5. Atente-se às condições de entrega
O fornecedor é obrigado a estipular um prazo de entrega e disponibilizar essa informação ao comprador. Além disso, muitas vezes o frete não está incluso no valor da compra e o consumidor deve ficar atento à essa cobrança.

CERTIFICADO DIGITAL
O Certificado Digital, é um documento eletrônico de obrigatoriedade que contém informações que identificam e armazenam dados de uma pessoa física, jurídica, uma máquina ou uma instituição na internet. Permite aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas de forma segura na internet. O certificado assegura que as informações contidas no documento são verídicas e proporciona que o usuário tenha economia de tempo, uma vez que não existe a necessidade de se deslocar até o CRC para fazer os procedimentos.

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