Como a experiência do usuário (UX) pode influenciar as suas vendas?

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Ouça este conteúdo!

O sucesso de um negócio está fortemente relacionado à boa experiência do usuário (UX) em qualquer forma de contato com a empresa. É fato que clientes satisfeitos têm mais chances de contratar serviços e se tornarem fiéis à marca.

Não é à toa que o Google passou a considerar essa experiência como um dos principais fatores de ranqueamento e comprova que tão importante quanto consolidar a presença da empresa na internet é ter um site que ajude a otimizar as conversões.

Embora o termo UX já seja conhecido, ainda existem dúvidas sobre o seu real significado e, principalmente, sobre como implementá-lo na estratégia de negócio da empresa.

No artigo de hoje, vamos ajudá-lo a entender o que é a experiência do usuário e como ela impacta as suas vendas de serviços contábeis. Confira!

O que é a experiência do usuário (UX)?

A experiência do usuário, ou User Experience (UX), refere-se a todos os pontos de contato de um cliente com a empresa. Em suma, é a vivência de uma pessoa ao utilizar um produto ou serviço oferecido por determinada marca.

Segundo um estudo global realizado pela Salesforce com mais de 6.700 pessoas, 76% dos consumidores esperam que as empresas compreendam suas necessidades e expectativas, e 51% consideram que as empresas ainda não são totalmente capacitadas para proporcionar grandes experiências.

O UX é sustentado por 4 pilares:

  • usabilidade: o usuário deve navegar facilmente pelo site;
  • utilidade: o conteúdo precisa ser útil e estar sempre disponível ao usuário;
  • acessibilidade: o acesso ao material deve ser fácil e simples;
  • funcionalidade: o site precisa cumprir o objetivo para o qual foi pensado.

Por que a experiência do usuário tem ganhado importância?

A experiência do usuário está diretamente relacionada ao bom desempenho digital e de vendas. De acordo com uma pesquisa realizada por uma consultoria americana, 70% dos negócios falham devido à falta de aceitação do usuário, o que pode ser evitado com o UX.

Outro estudo feito pela PwC com 15 mil pessoas de 12 países, apontou que o impacto da experiência do usuário pode ser bastante negativo para o retorno financeiro e o relacionamento com os clientes de uma empresa. Ou seja, 32% dos consumidores abandonariam uma marca que amassem caso tivessem uma única experiência ruim. Na América Latina, esse índice sobe para 49%.

Já com uma experiência memorável e positiva, esses mesmos consumidores disseram estar dispostos a pagar 16% a mais em produtos e serviços.

Você está pronto para a Contabilidade do novo milênio? Contabilidade 4.0

Quais benefícios uma boa experiência do usuário pode proporcionar?

Os dados apresentados acima provam que, ao proporcionar uma boa experiência do usuário:

A sua empresa causa uma boa impressão

Ao proporcionar uma ótima experiência ao usuário, certamente este irá voltar. No entanto, se a experiência de navegação for ruim, ele sairá rapidamente e não voltará mais ao site.

As conversões irão melhoras

Se o usuário tiver uma experiência memorável no site da empresa, as chances de fechar negócio são bastantes altas.

O cliente se torna fiel

Se o usuário tem uma experiência positiva em um site, a tendência é que ele passe a divulgar espontaneamente a marca dentro e fora da internet. Seja real ou virtual, o conhecido boca a boca é decisivo na hora de fechar negócio.

Recursos serão economizados

Uma estratégia de UX bem detalhada resulta em um bom planejamento, reduzindo consideravelmente as necessidades de ajustes e retrabalho no projeto.

Como aplicar melhorias na experiência do usuário

A seguir, conheça os principais fatores para melhorar o UX da sua marca, a fim de aumentar a competitividade e a venda de seus serviços.

Conheça bem o perfil do seu cliente: conhecer bem as características e o comportamento no meio digital do seu público é o primeiro passo para diminuir os obstáculos na jornada do cliente, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.

Tenha um site com design responsivo: quem nunca ficou frustrado ao acessar um site que não funciona corretamente no celular? Esse fator pode ser decisivo para o cliente sair da página e não voltar mais. Em um site responsivo, o usuário consegue navegar em qualquer tamanho de tela e tipo de aparelho, tendo acesso às mesmas funções disponibilizadas no computador. O Google também prefere os layouts responsivos e os privilegia em seus resultados de pesquisa.

Produza conteúdo relevante: uma das melhores formas de atrair a atenção de potenciais clientes é oferecer conteúdo de qualidade. Além de educar o usuário e responder às suas dores, conquistará a sua confiança.

Ofereça um atendimento de qualidade: parte da boa experiência do usuário vem da interação com a sua empresa, que precisa ser positiva para causar boa impressão e garantir a sua fidelidade.

Foco nos processos simples: uma boa experiência do usuário facilita o processo de cadastro no site. Solicite apenas os dados que serão realmente necessários. Uma boa dica é pedir poucas informações no início e dar a opção ao cliente para complementá-las posteriormente.

Ter um planejamento assertivo para melhorar a experiência do usuário é fundamental para qualquer empresário ou empreendedor que deseja ser mais competitivo no mercado atual. Avalie as suas estratégias e reformule os processos a fim de oferecer um UX de mais qualidade aos seus clientes.

Agora que você já sabe como a experiência do usuário pode influenciar nas vendas de seus serviços contábeis, não perca mais tempo! Comece uma Parceria com a Soluti, IDTech líder no segmento de Certificação e Assinatura Digital do Brasil.

Entre em contato conosco e descubra tudo o que podemos fazer para a sua empresa, relacionado as técnicas de venda e fidelização de clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *