Como aplicar a cultura da inovação na contabilidade?

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Os avanços tecnológicos, somados às mudanças na legislação e no meio empresarial, principalmente, fizeram com que os negócios passassem a exigir uma nova postura da contabilidade, abandonando gradativamente a imagem de setor unicamente focado em cálculos, pagamentos de guias e cumprimento de obrigações.

Hoje, a contabilidade tem uma roupagem muito mais consultiva, focada nas demandas dos clientes em diferentes frentes, principalmente no que se refere à gestão e à tomada de decisões. Ou seja, a contabilidade e os profissionais do segmento evoluíram para atender aos novos padrões e necessidades do mercado, atuando de forma mais próxima e estratégica, ajudando pessoas e empresas a cumprir as normas e a atuar de maneira mais competitiva no mercado.

Dessa forma, os profissionais e empresas do segmento contábil, que buscam expandir sua atuação e atender seus clientes com precisão, modernidade e eficiência, precisam desenvolver uma verdadeira cultura da inovação na contabilidade. Isso porque as mudanças são constantes e a competitividade nesse mercado é grande.

Por isso, a fim de ajudar você a aplicar essa cultura da inovação, preparamos este artigo para mostrar como é possível colocar esse importante conceito em prática. Continue a leitura e confira!

O que é a cultura da inovação na contabilidade?

Falar em cultura da inovação no contexto da contabilidade é, sem dúvida, falar de um conceito amplo, o qual abarca não apenas ações específicas, mas um conjunto de aprimoramentos baseados, primordialmente, em novas ferramentas, soluções e inovações de modo geral.

Nesse sentido, a cultura da inovação na contabilidade está relacionada com a forma como o negócio é administrado, os funcionários são treinados, novas ferramentas são adquiridas e novas metodologias e tecnologias são implementadas no dia a dia dos profissionais e do escritório contábil como um todo.

Hoje, a cultura da inovação é o que “protege” os negócios contra os efeitos da passagem do tempo e evolução dos meios. Essa cultura, então, é o que permite às empresas se adaptarem ao formato dinâmico do mercado, que se altera à medida que novas tecnologias e demandas surgem.

Em um cenário intransigente como o contábil, sucumbir à estagnação dos meios, prestando serviços de forma tradicional e pouco ajustada à nova realidade, sem dúvida, pode gerar grande risco para a continuidade das atividades de uma empresa ou do profissional que atua no segmento.

Por essas e outras razões, é preciso enxergar a cultura da inovação como algo necessário na atualidade. É preciso usar esse conceito como forma de manter seu negócio e o formato dos seus serviços sempre alinhados com as demandas dos clientes e do mercado atual. No mesmo sentido, é preciso investir em novas soluções e tecnologias, colocando a empresa/profissional em aderência com os novos padrões da contabilidade.

Como aplicá-la na prática?

Como dito, a cultura da inovação na contabilidade é um conceito amplo, o qual abarca uma série de variáveis. Assim, para aplicá-lo na realidade de um negócio ou da atuação enquanto profissional contábil é, inicialmente, uma questão de mudança na forma de pensar e agir frente à dinâmica e competitividade do mercado.

Nesse sentido, é necessário entender a importância da inovação e, também, como trazê-la para sua realidade. A seguir, listamos algumas ações que permitem que a cultura da inovação se torne presente no seu dia a dia. Acompanhe!

Atualização no formato de serviços

A contabilidade já foi uma área altamente operacional e burocrática, não há como negar. No entanto, o que se vê na atualidade é uma postura totalmente diferente desse setor. Hoje, a contabilidade é um dos pilares estratégicos das empresas, capaz de auxiliar gestores e líderes na condução dos negócios e na tomada de decisão.

A mudança no formato da contabilidade, sem dúvida, colocou-a mais próxima dos clientes, fazendo dos profissionais da área verdadeiros parceiros. A contabilidade consultiva é um exemplo dessa mudança. Nesse modelo, profissionais e empresas atuam lado a lado, trocando informações de forma dinâmica e somando esforços para o atingimento dos objetivos fixados.

Nesse cenário, romper com modelos tradicionais e seguir pelo caminho da contabilidade 4.0, muito mais estratégica e baseada no uso de dados e na proximidade com o cliente, se mostra totalmente alinhado com o mercado atual e ainda pode trazer grandes resultados.

Capacitação profissional

A dinâmica acentuada da contabilidade tem exigido grande atenção por parte dos profissionais do segmento. Todos os dias atualizações ocorrem em legislações, novos sistemas se tornam obrigatórios e outros formatos de processos são adotados pelas empresas.

Por essa razão, profissionais e escritórios contábeis precisam focar em qualificação e modernização. Do contrário, erros podem se tornar comuns e afetar a credibilidade e competitividade no mercado. Nesse ponto, cursos, participação em eventos e troca de experiências com outros profissionais e empresas do ramo são itens fundamentais.

Marketing contextualizado

A conectividade é uma das grandes marcas do mercado atual. Com o consumidor cada vez mais presente nos meios online, consumindo informações e buscando soluções para suas demandas, é notório como as empresas e profissionais, inclusive do meio contábil, precisam se adaptar à nova realidade.

Nesse ponto, uma das formas de inovar é investir em estratégias de marketing contextualizadas. Ou seja, é preciso acompanhar o perfil dos clientes, divulgando serviços, oferecendo conteúdo e soluções a partir de diferentes canais.

O marketing digital, por exemplo, desponta como uma ferramenta poderosa para os negócios atuais. A forte inclinação pelo uso da internet, sem dúvida, garante maior aderência às campanhas, atingindo um público maior e com muito mais precisão. Sobretudo no estágio inicial, o marketing digital pode alavancar uma empresa do ramo contábil.

Investimento em novas soluções e tecnologias

A contabilidade evoluiu significativamente nos últimos anos. O incentivo gerado pelo governo com a crescente utilização dos meios digitais nesse segmento, sem dúvida, contribuiu diretamente para que mudanças ocorressem. Hoje, empresas e profissionais atuam cada vez mais apoiados por softwares, sistemas e processos informatizados.

Nesse contexto, fica claro que a cultura da inovação também pode se fazer presente a partir do momento em que a empresa passa a se adaptar aos novos formatos do mercado. Os investimentos em soluções automatizadas, no uso de documentos digitais e nos meios online para cumprir obrigações e desenvolver suas atividades são provas disso.

À medida que a tecnologia avança, mais imprescindível se torna investir em soluções modernas, equipamentos e qualificação profissional. Dessa forma é que se consegue reduzir os riscos da disrupção nesse segmento.

Parcerias de qualidade

A cultura da inovação nem sempre se desenvolve apenas de dentro da para fora da empresa. Em muitos casos, parceiros e terceiros podem prestar uma grande contribuição nessa jornada, especialmente quando a empresa necessita de outros serviços e produtos para inovar na sua atuação.

Nesse sentido, a Soluti, empresa líder em Certificação Digital no mercado brasileiro, tem como missão ajudar organizações e profissionais da contabilidade a abraçar a inovação por meio dessa tecnologia.

Atualmente, o Certificado Digital é base para inúmeras otimizações no cenário empresarial, viabilizando o cumprimento de obrigações junto ao Fisco de forma remota, a utilização de documentos em formato eletrônico e com total validade jurídica, além da comunicação segura de dados e documentos em ambientes digitais.

Além disso, a Soluti também cria novos espaços para o empreendedorismo, assim como para profissionais e empresas já atuantes no ramo contábil, a partir de novos modelos de negócio, os quais possibilitam a atuação em parceria com uma das maiores Autoridades Certificadoras do Brasil.

Com isso, é possível não só reforçar o faturamento, mas se posicionar de forma diferenciada no mercado, oferecendo serviços qualificados, reconhecidos e que carregam o DNA de qualidade e inovação da Soluti.

Gostou deste artigo? Agora que você já reconhece a importância da cultura da inovação na contabilidade, aproveite para ler mais este post e aprender mais sobre o uso da Certificado Digital em um escritório de contabilidade. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *