Como aplicar a tecnologia no mercado contábil?

- Tempo de leitura: 9 minutos.

A inovação está cada vez mais inserida na rotina das pessoas e empresas. Seja no campo profissional ou pessoal, recursos e soluções tecnológicas se tornaram indispensáveis para a execução de atividades, processos e para a comunicação. Nesse sentido, a tecnologia no mercado contábil — como não haveria de ser diferente — é um traço marcante da atualidade.

Dado o perfil técnico e burocrático envolvido nos expedientes contábeis, além das mudanças e inovações implementadas pela legislação, o profissional desse setor precisa estar alinhado com as novas tendências tecnológicas, sobretudo aquelas que impactam a sua rotina de trabalho.

Preparamos este artigo para apresentar o panorama da tecnologia no mercado contábil atual e para mostrar como é possível aplicar as inovações em benefício do seu negócio e dos seus clientes. Acompanhe!

O operacional dando lugar ao digital

Durante muito tempo, a figura do contador e dos escritórios de contabilidade esteve associada a rotinas lentas, manuais e altamente burocráticas, como a manipulação de documentos, planilhas e a execução de uma infinidade de cálculos. Embora, em regra, essa realidade não tenha se alterado completamente, hoje é possível perceber o quanto a tecnologia otimizou os serviços dos profissionais desse segmento.

Atualmente, devido aos avanços tecnológicos e à inserção de softwares e sistemas informatizados, tanto públicos quanto privados, o contador se tornou um profissional muito mais estratégico e importante para a regularidade de empresas e pessoas físicas.

Com o passar dos anos, os processos manuais, baseados em cálculos, análises e comunicação física de dados, deram lugar aos sistemas online — um grande exemplo foi a implantação do SPED. A partir de então, a burocracia só diminuiu nesse meio, assim como os incidentes de irregularidades no cumprimento de obrigações, fraudes e aplicação de sanções.

O Fisco, nesse sentido, seguindo a tendência da evolução da tecnologia, reformulou seus processos. Permitindo a comunicação via internet, passou a trabalhar com a Certificação Digital, além de disponibilizar sistemas de escrituração totalmente digitais, o que acabou por facilitar bastante o cumprimento das obrigações por parte dos contribuintes e, consequentemente, o trabalho dos contadores.

A tecnologia aplicada no mercado contábil

Como dito, o perfil da contabilidade mudou ao longo dos anos, muito disso graças às inovações tecnológicas. Na prática, muitos benefícios e otimizações já são realidade na rotina de escritórios e profissionais autônomos desse setor.

A seguir, listamos alguns dos principais pontos em que a tecnologia se coloca como recurso indispensável à contabilidade moderna. Confira!

Armazenamento e troca de informações e documentos

Uma das principais demandas de contadores está relacionada à organização e armazenamento seguro de documentos. Quando se lida com expedientes técnicos e rigorosos, é essencial manter uma base de documentos eficiente, na qual os riscos de extravios e acesso indesejado seja o mínimo possível.

Nesse contexto, hoje muito se fala em armazenamento em nuvem, uma forma inovadora, eficiente, econômica e totalmente segura de armazenar documentos. Além de eliminar a necessidade de grandes arquivos físicos no escritório, por exemplo, a computação em nuvem garante um acesso mais ágil às informações, facilita o compartilhamento dos dados e ainda oferece um alto nível de segurança da informação — elemento crucial para a prestação de serviços contábeis.

No mesmo sentido, soluções inovadoras e voltadas para os escritórios de contabilidade, como é o caso do Pocket, ajudam empresas do segmento a gerenciar seus Certificados Digitais de maneira segura, centralizada e flexível, a partir de um dispositivo físico.

Redução da burocracia

Outro ponto de grande destaque em se tratando de tecnologia é na minimização da burocracia típica do meio contábil e, mais ainda, da legislação tributária brasileira. Hoje, sistemas informatizados dão todo suporte informativo e operacional para que os profissionais troquem informações com as bases do governo, encaminhem documentos, obrigações acessórias e executem toda sorte de expedientes necessários para se manterem em dia com a legislação e com o Fisco.

Nesse ponto, por exemplo, destacamos a importância do Certificado Digital, instrumento que permitiu aos órgãos públicos e aos contribuintes garantir total segurança das comunicações em meio online, autenticando os usuários e viabilizando o cumprimento de obrigações em tempo real. Vale lembrar que, hoje, os Certificados podem ser utilizados até mesmo em dispositivos móveis, o que garante ainda mais flexibilidade ao contador.

Uniformização e troca ágil de informações

Do mesmo modo, plataformas digitais específicas para contadores também fazem parte do dia a dia dos profissionais. Esse tipo de tecnologia permite um controle mais eficiente dos seus contratos, tarefas, prazos, além de viabilizar a integração com as bases de dados de clientes, sobretudo empresas. Tudo de forma padronizada.

Um exemplo claro é o envio de Nota Fiscal Eletrônica ao contador. Tão logo a venda seja efetivada no estabelecimento do seu cliente, sistemas se encarregam de comunicar com o contador, que consegue preparar as devidas declarações para serem encaminhadas no prazo estabelecido.

Atendimento

Além da parte operacional, ligada às rotinas contábeis, é preciso lembrar que a tecnologia também é capaz de melhorar a parte administrativa do escritório contábil, a exemplo do atendimento.

Em tempos de redes sociais, aplicativos e comunicação ágil, é possível explorar bastante esse cenário para oferecer um atendimento ainda mais amplo e qualificado aos seus clientes. Com apoio da internet, por exemplo, é possível estar presente em diferentes canais de atendimento, indo além do tradicional atendimento físico, com o uso de aplicativos.

Além disso, como grande parte das rotinas contábeis atuais são baseadas em expedientes digitais, a tecnologia também permite que o contador/escritório atenda demandas de outras localidades, se integrando de maneira online com empresas e contribuintes, o que aumenta a carteira de clientes e a lucratividade do negócio.

A importância da atualização profissional

Como foi possível perceber, a área contábil hoje está intimamente relacionada com a tecnologia. Em muitos casos, a execução de processos manuais é mínima, de modo que os sistemas e softwares passaram a operacionalizar grande parte das tarefas, sejam elas internas ou externas.

Nesse sentido, então, fica evidente a necessidade de o profissional, e também de o escritório contábil, se alinhar a essa nova realidade. Investir em inovação e atualização profissional é, sem dúvida, um diferencial necessário para se manter no mercado e prestar serviços ainda mais qualificados, ágeis e transparentes junto ao seu cliente.

Vale destacar que os sistemas de escrituração e a sua metodologia estão em constante evolução. Comumente, atualizações são feitas na legislação e na maneira como as obrigações devem ser cumpridas, como documentos e arquivos devem ser preenchidos. Por isso, enquanto contador, é essencial estar sempre atento a essas questões, mantendo a rigidez dos seus serviços e a correta orientação dos clientes.

Por fim, a tecnologia no mercado contábil já é uma realidade. A cada dia que passa, novos recursos são adicionados, novas demandas são criadas e o profissional precisa estar pronto para lidar com todas essas inovações. Seguir por esse caminho, certamente o coloca em uma posição de destaque no mercado, viabilizando novas oportunidades.

Gostou deste artigo? Deseja manter-se informado com as nossas novidades? Siga nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *