Como atrair mais clientes na contabilidade por meio do IRPF 2020?

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O início do ano marca um dos períodos mais importantes do calendário dos contadores e escritórios de contabilidade. É época de declaração de Imposto de Renda, uma obrigação acessória já bastante conhecida pelos contribuintes e que é responsável por gerar um grande aumento na demanda por serviços contábeis em todo Brasil.

Diante disso, falar em Imposto de Renda na contabilidade é, sem dúvida, falar de uma das melhores oportunidades para atrair clientes, aumentar o faturamento e reforçar a sua atuação enquanto contador. Para se ter uma ideia, em 2019, o número de declarações transmitidas à Receita Federal superou 30 milhões de unidades, segundo dados do próprio órgão.

Diante de um número tão expressivo, é indiscutível que esse é um período de bastante demanda e trabalho para os profissionais do setor contábil. Então, por que não o aproveitar para atrair clientes e aumentar os seus ganhos? Preparamos este artigo para ajudar você nessa tarefa. Boa leitura!

Como atrair mais clientes na contabilidade por meio do IRPF?

Ainda que ocorra um incremento significativo na oferta de potenciais clientes interessados em serviços contábeis no período de entrega da declaração do IRPF, tal fato não é garantia de reforço nos negócios para todos os profissionais do ramo.

Na realidade, em um mercado competitivo como o da contabilidade, mesmo em um período de alta demanda como esse, é essencial traçar algumas estratégias para atrair a atenção de novos clientes e fortalecer a relação com clientes antigos.

A seguir, reunimos algumas dicas que podem ajudar você nesse sentido. Confira!

Invista em campanhas de marketing

Investir em estratégias de marketing e publicidade nesse período é, sem dúvida, uma das táticas mais efetivas para o contador que deseja prospectar clientes para o seu escritório. Nessa época, cresce o número de contribuintes buscando informações sobre o IRPF, querendo solucionar dúvidas e se organizar para cumprir com essa obrigação.

Nesse contexto, você pode suprir essas demandas gerando conteúdo informativo em redes sociais, blogs e outros canais, fortalecendo sua marca e gerando confiança para que esse contribuinte opte por fazer a declaração com você.

Tranquilize o seu cliente

A entrega da declaração do IRPF é sempre um momento tenso na vida do contribuinte, especialmente quando ele não tem muito conhecimento a respeito do tema. Nessa hora, o contador tem um papel importante, que é o de orientar e tranquilizar o propenso cliente sobre o funcionamento dessa obrigação.

Esse tipo de postura fortalece muito a comunicação e a relação com o contribuinte. Assim, em abordagens iniciais, mesmo que voltadas apenas à orientação, é um momento importante para ganhar a confiança de quem você atende, aumentando a probabilidade de que ele se torne seu cliente.

Tenha presença online

Os meios digitais ganharam uma grande notoriedade, figurando como uma das principais fontes de pesquisa e solução de problemas das pessoas. Assim, certamente é na internet que a maior parte dos contribuintes buscará informações sobre o IRPF e sobre como proceder com a declaração.

Sabendo disso, é indispensável que você tenha presença online, apresentando sua marca e seus serviços a partir desses canais. Mais uma vez, reforçamos a importância de se investir no marketing de conteúdo e ações em redes sociais. Esse é um campo fértil para prospectar clientes e aumentar seus lucros.

Esteja preparado para a demanda

Muitos profissionais da contabilidade ficam ansiosos para a chegada do período de entrega da declaração do IRPF. Isso porque essa é uma excelente oportunidade para ganhar com o Imposto de Renda e para diversificar a carteira de clientes, como já pontuamos.

No entanto, o bom profissional precisa ter em mente que é necessário se preparar para esse momento, visto que a demanda pode aumentar bastante, podendo gerar sobrecarga de trabalho.

Assim, especialmente aquele contador que não dispõe de uma grande equipe para dar suporte, é fundamental deixar tudo organizado para receber as demandas dos clientes. Nesse ponto, vale conferir os computadores, sistemas e outros dispositivos necessários ao trabalho, a fim de que imprevistos não ocorram e prejudiquem a sua rotina.

Como fazer a precificação deste serviço?

Outro ponto importante relacionado ao Imposto de Renda na contabilidade é a precificação dos serviços prestados pelo contador. Quem deseja faturar mais nesse período, sem dúvida, precisa atentar a essa questão, precificando seus serviços de forma competitiva, justa e estratégica.

Essa certamente não é uma das tarefas mais simples, já que quando o assunto é declaração de Imposto de Renda, muita coisa pode mudar de um cliente para outro. A complexidade do expediente pode ser bem distinta, por exemplo, a depender do volume de patrimônio, deduções, dependentes e fontes de rendimento.

Sendo assim, é essencial que você tenha um norte quanto ao valor da sua hora de trabalho. Dessa forma fica mais fácil ter um referencial do quanto cobrar. Somado a isso, é preciso que você considere todos os diferenciais oferecidos aos seus clientes para fixar um valor justo e atrativo.

Nesse sentido, é preciso considerar os custos diretos e indiretos dos serviços, além de atributos extras postos à disposição do cliente, como um ambiente climatizado, recepção com café, atendimento proativo e sempre à disposição, entre outros diferenciais.

No mais, não se pode deixar de avaliar o perfil do cliente. É preciso saber se ele é eventual ou um cliente fixo, que inclusive tem potencial para gerar ganhos com outros serviços. Tudo isso deve ser levando em conta na hora de dar valor ao seu serviço.

Como otimizar a declaração do Imposto de Renda na contabilidade?

Com um fluxo de trabalho em alta e prazos correndo, o contador precisa ser efetivo em suas atividades, mantendo tudo em ordem e atendendo com precisão as demandas dos seus clientes. Para isso, é necessário adotar algumas estratégias para aumentar a produtividade no trabalho e garantir a sua rigidez.

Nesse sentido, a tecnologia desponta como uma das ferramentas mais importantes para o dia a dia da contabilidade. Logo, é nela que você deve se apoiar para reforçar a qualidade dos seus serviços e otimizar o fluxo de trabalho.

Nesse ponto, destacamos a importância da inovação na contabilidade, por exemplo, a partir da digitalização dos expedientes. O uso de documentos digitais marca um grande reforço às atividades, rompendo com processos tradicionais, baseados no uso de documentos impressos e inúmeras vias de arquivos físicos.

A gestão de documentos em formato eletrônico é muito mais ágil, simples e segura. Você pode organizar a documentação de cada cliente de forma muito mais sistemática, reduzindo a probabilidade de erros e facilitando o acesso posterior.

Além disso, o Certificado Digital também figura como outra ferramenta capaz de otimizar a rotina do contador. Essa tecnologia hoje é um dos pilares para o cumprimento de obrigações acessórias junto à Receita Federal, facilitando a transmissão de documentos, declarações e outros dados por meio digital, de maneira segura e juridicamente válida.

Por fim, como vimos, o Imposto de Renda na contabilidade pode gerar inúmeras possibilidades e oportunidades para os profissionais do ramo contábil. Entretanto, o aumento na oferta de clientes e na procura por serviços de contabilidade não é garantia de retorno. Na realidade, o que garantirá resultados mais satisfatórios é investir nas estratégias e ações certas para atrair os clientes e prestar serviços diferenciados. Mas agora você já sabe como fazer isso!

Contador, na Soluti seu cliente tem vantagem!

Aproveitando a grande demanda para a declaração do imposto de renda, trazemos uma campanha que vai proporcionar muito mais facilidade e rapidez no preenchimento e envio das informações, além de diminuir os riscos de seu cliente cair na malha fina.

 Entenda a campanha e como ela ajuda sua contabilidade: Os benefícios que o Certificado Digital traz para a sua rotina, como economia de tempo e segurança, são imbatíveis. Mas você já sabe disso, não é mesmo?

A novidade que oferecemos para você, é que seu cliente ganhará um Certificado Bird ID com validade até 30 de abril, o prazo final para as declarações.

É só você, contador, resgatar um voucher gratuito pra ele e incentivá-lo a comparecer em uma de nossas lojas para emitir o Bird ID. 

Veja o passo a passo:
– Preencha o formulário na página da campanha.
– O Voucher chegará no seu e-mail.
– Repasse o voucher a seu cliente e incentive-o a comparecer em uma de nossas lojas.
– Com o Bird ID nas mãos do seu cliente, você pode fazer a declaração dele de forma mais simples e rápida.

O Bird ID ainda proporciona economia de tempo, processos, papelada e transporte. Isso é fazer a tecnologia trabalhar a seu favor.

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