Autoridade de Registro: confira o passo a passo para se tornar uma AR

- Tempo de leitura: 8 minutos.

Cada dia mais cresce o número de pessoas e de empresas que buscam por alternativas digitais para executar as mais diferentes atividades. Com isso, cresce a necessidade de empresas relacionadas à Certificação Digital, afinal, elas disponibilizam uma solução fundamental para a segurança no contexto online: os Certificados.

Nesse cenário, a necessidade das Autoridades de Registro (AR) aumenta, fazendo desse segmento, uma oportunidade de negócio interessante. Então, se você está pensando em empreender, veja como se tornar uma Autoridade de Registro a seguir. Entenda no artigo de hoje como é o mercado, seu potencial e rentabilidade.

Crescimento do Mercado de Certificação Digital

Para explicarmos melhor sobre o potencial do mercado de Certificação Digital no Brasil vamos apresentar alguns números. Somente durante o mês de junho de 2021, mais de 630 mil Certificados Digitais foram emitidos.

Quando comparado a junho de 2020, o mês apresentou um crescimento de 21,8%. Ou seja, foram emitidos cerca de 112 mil Certificados a mais no mesmo período.

Os números são divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ele é a autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Somente no primeiro semestre de 2021 foram emitidos 3.688.662 Certificados. Esse número representa 60,78% do total que foi emitido no último ano. Um crescimento de mais de 30%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já em novembro, o número de Certificados emitidos representou 109,18 % do total registrado em 2020.

Desempenho de 109,18%, em relação à 2020

No entanto, mesmo acontecendo uma popularização rápida da tecnologia e um crescimento constante com 13 meses consecutivos de recordes mensais, há ainda espaço para o crescimento da área. O Instituto da Transformação Digital (ITD) divulgou uma pesquisa sobre a maturidade digital do varejo brasileiro. Nela, cerca de 60% das empresas pesquisadas ainda não haviam aderido à Certificação Digital.

Quem busca como se tornar uma Autoridade de Registro contribuiu para diversas melhorias no mercado. Por exemplo, na expansão da inovação digital nas empresas e no uso dos ambientes online. Também, para a economia ativa do Brasil. Atualmente, há mais de 2 mil empresas credenciadas no ICP-Brasil, empregando mais de 36 mil brasileiros.

O que é uma Autoridade de Registro?

Agora que o mercado e a possibilidade de crescimento da Certificação Digital estão mais claros, é fundamental entender o que, de fato, é uma Autoridade de Registro (AR). Para, após, entender como se tornar uma AR.

Na prática, a Autoridade de Registro é a entidade responsável por realizar os processos de conferência presencial de documentos e identidade de quem está interessado em emitir um Certificado Digital. A AR atua tanto com pessoas físicas quanto jurídicas.

As Autoridades de Registro trabalham em conjunto com uma Autoridade Certificadora (AC), como a Soluti. Esta entidade é autorizada a emitir Certificados Digitais em diferentes padrões.

As Autoridades de Registro estão localizadas em diferentes partes do Brasil. Com isso, conseguem atender usuários presencialmente com mais amplitude e agilidade do que a Autoridade Certificadora.

A validação de informações, de documentos e a coleta de assinaturas, necessários durante a emissão do Certificado Digital, é feito por meio de uma AR. A entidade é responsável por representar uma AC e realizar todo o procedimento com mais agilidade e segurança.

Passo a passo para se tornar uma Autoridade de Registro (AR)

O cenário da Certificação Digital é promissor e há poucas barreiras de entrada nesse mercado. Ou seja, há muitas vantagens para o empreendedor.

Apesar disso, para se tornar uma Autoridade de Registro reconhecida e competitiva, é importante seguir uma série de exigências legais e, também, do próprio mercado. Elas são poucas, mas são importantes visto que as ARs se envolvem com dados sensíveis e informações importantes de pessoas e empresas.

Como se tornar uma Autoridade de Registro, então? Primeiro, é necessário ter um investimento inicial, uma empresa constituída — seja LTDA ou EIRELI. Após, passar pelo processo de credenciamento junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A autarquia federal é vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Após o empreendedor se credenciar junto ao ITI, seguindo todo o procedimento necessário para o registro, e sendo deferido, o nome da empresa aparecerá no Diário Oficial.

Alguns pontos que são importante ter atenção, referentes a como se tornar uma Autoridade de Registro:

Objeto social

É essencial que o objeto social seja adequado para prestação de serviços como Autoridade de Registro. Mais do que isso, o Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) também deve estar condizente com a atividade realizada.

Equipe

Para o desenvolvimento das atividades serão necessários, no mínimo, dois colaboradores. Ou seja, dois Agentes de Registro. Eles atuarão na execução das atividades relacionadas à validação e verificação das solicitações para emissão de Certificados Digitais.

Local e estrutura

Por fim, a localidade e a estrutura da empresa também são pontos importantes para as empresas que desejam prestar o serviço de Autoridade de Registro. Há alguns requisitos do ICP-Brasil relacionados ao mobiliário e aspectos de segurança física e da informação.

Conheça as vantagens exclusivas para AR’s parceiras da Soluti

Por fim, nossa última dica de como se tornar uma Autoridade Certificadora é buscar o apoio da líder em Certificação Digital no Brasil. A Soluti oferece todo o suporte para os empresários que pretendem investir nesse mercado.

Além de ser líder na emissão, a organização possui uma gama completa de soluções relacionadas à Certificação Digital. Este é um diferencial muito importante para o cliente final. Mais do que isso, a reputação da Soluti ainda oferece confiabilidade e segurança aos serviços e parceiros. Consequentemente, gera um reflexo positivo na atuação das Autoridades de Registro.

De modo adicional, conheça as vantagens exclusivas de ser um parceiro Soluti:

  • Conte com uma equipe completa, dedicada ao seu negócio e pautada em alta performance;
  • Tenha à disposição tecnologia inovadora e em constante evolução;
  • Receba treinamentos e participe de programas de capacitação exclusivos para Parceiros AR;
  • Amplie seus conhecimentos com portal de conteúdos voltados para as ARs Soluti;
  • Consultoria completa para implementação do seu negócio, desde o apoio para definição do melhor local para abertura a quantidade de funcionários ideal para o seu sucesso.

Empreenda no mercado de Certificação Digital contando com o apoio da IDTech que lidera o setor. Clique aqui e seja um parceiro AR Soluti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *