Como utilizar as redes sociais de forma correta na contabilidade?

- Tempo de leitura: 10 minutos.

Foi-se o tempo em que as redes sociais eram utilizadas apenas para entretenimento. Cada vez mais as empresas investem em estratégias no meio digital. E com os escritórios de contabilidade não é diferente.  

O uso das redes sociais nas organizações contábeis oferece a oportunidade de divulgar a marca, tornar-se referência no mercado e estreitar o contato com os clientes, além de conquistar novos.  

Se você ainda duvida do potencial desses canais de comunicação, continue lendo este artigo e descubra tudo o que as redes sociais podem fazer para o seu negócio, inclusive dicas de como começar nesse universo digital. Confira! 

A importância das redes sociais para os escritórios de contabilidade 

A inovação é fundamental para desenvolver qualquer empresa. Para os escritórios contábeis, as redes sociais podem ser excelentes aliadas para alavancar os negócios, porque elas fortalecem a marca e são um ótimo meio para se relacionar com os clientes atuais e se tornar uma opção para os novos.  

Os números comprovam. De acordo com consultorias especializadas, o Brasil é o país com mais usuários no meio digital da América Latina, sendo que 93,2 milhões de brasileiros estão conectados nas redes sociais.  

Esses dados comprovam que seu potencial cliente está no meio digital e é um ótimo território que pode ser explorado pelos escritórios de contabilidade, proporcionando o acesso a estratégias de comunicação com custo mais baixo e maior alcance.  

Como fazer bom uso das redes sociais 

Com planejamento, divulgação de conteúdo útil e o compartilhamento gerado a partir das postagens feitas nas redes sociais, o seu escritório pode se tornar cada vez mais conhecido e, além disso, esses canais podem ser um meio do primeiro contato de um novo parceiro.  

Outro ponto que merece menção é a possibilidade de interagir com os seguidores. As redes sociais também demonstram como o escritório atende aos clientes, o que é fundamental na hora de fidelizá-los.

Confira abaixo cinco dicas de ouro para se fazer bom uso das redes sociais na contabilidade:  

1. Crie perfis corporativos 

Não importa qual seja a rede social utilizada, a comunicação com o cliente deve se dar a partir de um perfil corporativo, ou seja, do escritório. É muito importante separar o perfil profissional do pessoal.  

 2. Tenha uma estratégia 

É fato que as redes sociais na contabilidade trazem excelentes resultados, mas é necessário ter uma estratégia bem estruturada. Gerenciar uma rede social exige tempo e seriedade. Se não for possível fazer diretamente esse gerenciamento, cogite contratar um profissional para cuidar de sua estratégia nas redes sociais. O retorno alcançado fará o investimento valer a pena.  

3. Conteúdo relevante 

Conheça seu público-alvo e ofereça conteúdo útil e relevante baseado nos interesses e hábitos de quem receberá a informação. Conhecer a dor do seu cliente é fundamental para despertar o seu interesse e ainda compartilhar com seus contatos.  

4. Esteja online 

Não basta apenas postar um conteúdo e deixá-lo cair no esquecimento. Esteja atento aos comentários e responda a todos eles. Deixar de responder uma pergunta, sugestão ou reclamação pode prejudicar a imagem do escritório.  

Estar online não significa estar disponível 24 horas por dia, mas o ideal é reservar um momento do dia somente para realizar essas interações nas redes sociais.  

5. Meça os resultados 

Depois de publicar um post e interagir com os seus seguidores, é preciso medir os resultados nas redes sociais. Essa análise permitirá identificar se a estratégia está no caminho certo ou se precisa de ajustes. É possível identificar o alcance do conteúdo e quantas curtidas, comentários e compartilhamentos cada postagem obteve.  

Você está pronto para a Contabilidade do novo milênio? Contabilidade 4.0

Quais são as redes sociais mais indicadas para o setor contábil? 

Embora as redes sociais sejam muito importantes para atrair e fidelizar clientes para os escritórios de contabilidade, não significa que a sua marca deva ter uma conta em cada rede social. Vale ressaltar que cada rede corresponde a um determinado tipo de público e requer uma linguagem adequada a cada perfil. 

As redes sociais mais utilizadas e recomendadas para o setor contábil são WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Veja abaixo dicas rápidas sobre cada uma delas. 

WhatsApp 

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que pode ter usos variados na contabilidade. A ferramenta é uma forma prática e rápida de atender as demandas urgentes do cliente. Outro bom uso do aplicativo é a troca de informações com outros contadores por meio de grupos de discussão. 

Facebook 

O Facebook pode ser utilizado para geração de tráfego para o site do escritório. De forma simples, é possível utilizar essa rede para divulgar uma prévia de conteúdo relevante que o cliente poderá encontrar no blog. É uma excelente oportunidade para que seus serviços sejam conhecidos no mercado. 

Twitter 

Essa ferramenta só permite textos de no máximo 280 caracteres, e, por isso, pode ser utilizada para passar mensagens rápidas e curtas, como alterações em normas, projetos que modifiquem a legislação ou proximidade de prazos para entrega de declarações, entre outros assuntos pertinentes ao setor.  

O diferencial dessa rede é a agilidade. Lembre-se que, quanto mais ágil o seu escritório for ao divulgar informações em primeira mão para o cliente, mais ele se sentirá importante e valorizará ainda mais o serviço prestado. Dica importante: não se esqueça de interagir com os seguidores, pois a interação é a marca da rede social.  

Instagram 

O Instagram é uma rede social baseada mais em imagem e vídeo do que em texto. A divulgação de fotos é o mais comum, com o objetivo de interagir com os usuários que preferem esse tipo de conteúdo. 

Embora não seja muito utilizada pelos escritórios de contabilidade, essa ferramenta é uma excelente oportunidade para desvincular o contador da imagem sisuda que domina há anos a profissão. Aposte na criatividade e mostre momentos descontraídos do escritório, por exemplo.  

LinkedIn 

O LinkedIn é a maior rede de contatos profissionais do mundo e uma das redes sociais obrigatórias para um escritório de contabilidade. Essa rede possui um forte potencial de networking empresarial, por isso utilize-a para se conectar a novos parceiros e aumentar as oportunidades de negócio.  

Outro bom uso da ferramenta é a publicação de artigos relevantes, principalmente se o seu negócio não possui um blog.  

Como utilizar as redes sociais de acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista? 

Ao contrário do que muitos podem pensar, a divulgação de serviços contábeis não é proibida. No entanto, existem algumas regras estabelecidas pelo Código de Ética Profissional do Contabilista que proíbe a publicação de conteúdos, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, que resulte na diminuição de um colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes. 

Por isso, é preciso estar atento a essas questões e, ao elaborar uma estratégia de divulgação do escritório de contabilidade nas redes sociais, evite:  

  • comparar profissionais e serviços;
  • realizar promoções ou algum outro tipo de oferta;
  • fazer propaganda enganosa;  
  • diminuir ou menosprezar o trabalho de concorrentes, da Organização Contábil ou da classe. 

O seu escritório já está nas redes sociais? 

Neste artigo, apresentamos a importância das redes sociais na contabilidade, demos dicas para fazer bom uso dessas plataformas e listamos as principais ferramentas para o seu negócio. Agora, você pode utilizar essas informações para entrar ou qualificar a sua presença nessas mídias digitais. 

Aqui na Soluti já sabemos que as redes sociais não são uma tendência e sim uma realidade e, por isso, te convidamos para nos seguir em nossos canais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e Youtube.  

Entre em contato conosco pelo nosso site e conheça também todas as nossas soluções em Certificação Digital!

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 7001 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *