Como criar uma proposta de serviços contábeis irrecusável?

- Tempo de leitura: 10 minutos.

Proprietários de empresas de contabilidade e contadores autônomos precisam saber como desenvolver uma proposta de serviços contábeis que seja eficiente e apresente aos potenciais clientes respostas para as suas dúvidas, além de mostrar claramente os serviços ofertados e os valores cobrados. Tudo isso com o objetivo de persuadi-los a contratarem a sua empresa.

No entanto, nem todos os profissionais da área de contabilidade sabem como desenvolver uma boa proposta e, por isso, acabam perdendo excelentes negócios. Diante desse cenário, é essencial entender como uma que seja completa e objetiva.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é uma boa proposta de serviços contábeis para potenciais clientes?

A proposta de serviços contábeis é um documento elaborado para apresentar aos potenciais clientes um detalhamento sobre o trabalho oferecido pelo escritório de contabilidade ou pelo contador autônomo.

Essa proposta deve mostrar todas as informações relevantes sobre a prestação de serviços de contabilidade para o prospect, a fim de que ele possa avaliar sobre a possibilidade da contratação.

É importante ressaltar que o documento não deve se limitar a ser apenas uma tabela de preços e prazos. O ideal é utilizá-lo como uma ferramenta de vendas e aproveitar a oportunidade para mostrar os diferenciais do escritório em relação aos concorrentes.

Proposta de serviços contábeis: qual o melhor formato de apresentação?

A apresentação da proposta é a primeira impressão que o cliente terá sobre os serviços prestados pela sua empresa. Por isso, é fundamental mostrar neste documento a qualidade e os diferenciais do trabalho que estão sendo oferecidos para, assim, iniciar a negociação de forma correta.

É importante levar em consideração que o cliente, muito provavelmente, também entrou ou entrará em contato com outros escritórios ou contadores. Por isso, a proposta de serviços contábeis é importante para se destacar e garantir a continuidade das negociações.

Informações claras e objetivas

Desse modo, a proposta deve apresentar informações claras e objetivas, descrevendo o escritório e os serviços contábeis oferecidos e, assim, despertar a confiança do potencial cliente. É muito importante também que o documento seja personalizado, visando atender ao perfil de cada cliente.

Atenção ao layout atrativo

Também é interessante que o documento tenha um layout atrativo. Assim, a nossa recomendação é que você desenvolva uma apresentação, por exemplo, com a ajuda do Power Point ou outra ferramenta específica para esses casos.

O principal ponto desta proposta é demonstrar o valor (e aqui não estamos falando de preços) dos serviços prestados. No entanto, para montar uma proposta de serviços contábeis irrecusável, é preciso criar uma estratégia.

No próximo tópico trazemos um passo a passo de como criar uma proposta assertiva. Confira!

7 dicas para criar uma proposta de serviços contábeis assertiva

Agora que você já sabe do que se trata a proposta de serviços contábeis e a sua importância para fechar novos negócios, é hora de aprender como criar um documento para atingir os resultados desejados.

1. Conheça o cliente

É importante saber exatamente quem é o seu potencial cliente para que a proposta atenda às suas necessidades e oferte valor. Por isso, obtenha o máximo de dados possíveis para personalizar o documento. Essas informações podem ser obtidas por meio de formulários, conversas ou reuniões.

Em suma, você terá um modelo básico e irá alterá-lo de acordo com o perfil do cliente.

2. Apresente os seus serviços contábeis

Faça uma apresentação do seu escritório para que o potencial cliente conheça a empresa. É aqui que você vai trazer informações, como tempo de mercado, nicho de atuação ou portfólio de clientes.

Nesse momento, também é possível apresentar os colaboradores com os quais o cliente terá contato após a contratação. Faça uma minibiografia com dados, como formação, especialização, tempo de experiência e outras informações relevantes que podem enriquecer ainda mais a proposta.

3. Tenha atenção aos serviços incluídos

Liste todos os serviços ofertados pelo escritório e que possam interessar ao cliente. Não deixe de indicar as áreas envolvidas – como fiscal, trabalhista, contábil, entre outras. Cada serviço deve conter uma descrição clara de seu funcionamento.

Nessa etapa, é importante pensar quais dúvidas podem surgir a respeito de cada serviço e já apresentar uma resposta para cada uma delas.

Lembre-se que esse tipo de iniciativa, além de facilitar a negociação, melhora muito a experiência do cliente.

4. Descreva prazos

Uma das premissas essenciais de uma boa proposta de serviços contábeis é a delimitação de prazos. Não deixe de considerar que o seu escritório lida com diversos documentos e obrigações, e, portanto, o alinhamento torna-se um fator determinante para evitar desentendimentos no decorrer do contrato.

No caso de serviços contábeis recorrentes, também é importante indicar o prazo que o cliente terá para enviar os documentos necessários para a realização desse trabalho. Não deixe também de informar o prazo para a conclusão do serviço.

Aqui também é importante não esquecer de indicar como os arquivos do cliente devem ser disponibilizados – formato digital ou físico. Se o seu escritório utilizar algum software de gestão, no qual é possível oferecer acesso para o cliente, não deixe de apresentar esse diferencial.

5. Serviços não incluídos

Alguns serviços podem não estar incluídos dentro do escopo do contrato, por isso é importante detalhar quais itens não fazem parte da proposta para garantir clareza e para que não fiquem questões em aberto.

Uma dica: para que esse fator não seja determinante e afaste o cliente, você pode indicar que esses serviços específicos podem ser prestados mediante contratação individual.

6. Valor dos honorários contábeis

Uma das informações que mais interessam aos clientes é relacionada ao custo dos serviços. Desse modo, a proposta deve apresentar o valor dos honorários contábeis cobrados assim como a forma de pagamento.

Crie pacotes personalizados para os diferentes perfis de clientes e apresente planos diferentes que incluam mais serviços e outros diferenciais.

Não se esqueça que, em muitos casos, o fator financeiro tem um grande peso no momento da escolha do prestador de serviços. Por isso, a possibilidade de escolher planos mais simples pode ser bastante atrativa para o cliente.

7. Validade da proposta

A nossa última dica diz respeito à validade da proposta. É importante incluir um prazo de validade porque ele indica o período pelo qual será possível manter os preços oferecidos. Isso evita que cliente apareça muito tempo depois e insista nos mesmos preços.

A validade também é considerada uma estratégia de marketing porque determinar um prazo de duração para a proposta funciona como um gatilho mental de urgência e incentiva o cliente a fechar o contrato o quanto antes, a fim de garantir as condições indicadas na proposta.

Você está pronto para a contabilidade do novo milênio?

Contabilidade 4.0

Então é isso!

Se você seguir nossas dicas, conseguirá elaborar uma proposta de serviços contábeis eficiente e certamente conquistará um maior número de clientes para o seu escritório.

Além de seguir os passos para elaborar a proposta, aproveite para investir na qualidade do serviço oferecido. É fundamental ter uma boa estrutura e ferramentas adequadas, como a Certificação Digital e assim garantir um trabalho de excelência!

Quer saber mais sobre Certificação Digital contando com o apoio da Soluti IDTech, líder no setor? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *