Os efeitos do Dark Analytics no Mercado Financeiro

- Tempo de leitura: 4 minutos.

A revolução digital no mercado financeiro está apresentando cada vez mais avanços. Uma das tendências que surgiram no setor nos últimos anos é o Dark Analytics. Sabe-se que, com as restrições da pandemia da COVID-19, os serviços de pagamento se transformaram e ficaram mais modernos e otimizados.

Nesse cenário, o conceito de Dark Analytics se refere à importância de o setor realizar uma análise de dados mais profunda. Neste artigo, explicamos os impactos do Dark Analytics no setor financeiro. 

Para saber mais, continue a leitura.

O que é Dark Analytics?

O termo em questão significa algo como “dados obscuros” na tradução literal para o português. Ele diz respeito a uma ferramenta criada para analisar dados de maneira minuciosa.

O objetivo do Dark Analytics é considerar registros não estruturados, mas que contenham informações valiosas que contribuam para o mapeamento de um comportamento orgânico de consumo. Na prática, essa ferramenta ajuda a aproximar o ser humano das ferramentas tecnológicas.

Dark Analytics: como funciona?

De acordo com informações da pesquisa Tech Trends, realizada pela empresa estadunidense Deloitte, estamos vivendo na era que mais produz dados digitais. Segundo o levantamento, aproximadamente 90% dos dados, que existem atualmente, foram produzidos nos últimos cinco anos.

Esse grande volume de informações “perdidas” no meio digital criou a necessidade de se pensar em como gerenciar e analisar tais dados.

O Dark Analytics surge justamente para estruturar dados que deixaram de ser utilizados. Normalmente, essas informações ficam armazenadas durante operações comerciais, mas as empresas não conseguem definir outro fim para elas. 

Dark Analytics e gestão financeira

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, as práticas de Dark Analytics se tornaram muito importantes para o setor de finanças, principalmente quando falamos de gestão. 

Na prática, essa coleta – que pode ser de dados brutos ou de informações que tenham sido perdidas em textos e tabelas – possibilita um entendimento mais amplo para o mercado. Isso contribui para a criação de estratégias mais assertivas, em relação aos seus serviços e operações do setor. 

Por isso, a análise desses dados “ocultos” contribui para um diferencial competitivo no mercado. Com essa prática, empresas se destacam por estar sempre um passo à frente, já que por meio desses recursos, surgem novas informações, cujos dados estruturados nem sempre revelam.

No mercado financeiro, isso colabora para o oferecimento de soluções inovadoras e pontuais, tendo em vista os novos entendimentos obtidos graças à ferramenta de Dark Analytics, por meio de informações que até então estavam ocultas.

No entanto, é importante ressaltar que essa prática só pode ser efetuada se seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados. Segundo esta lei, os portadores das informações devem estar cientes do uso e a privacidade dos envolvidos precisa ser respeitada.

Qual o impacto do Dark Analytics?

Conforme análise realizada pela Mordor Intelligence, o mercado de Dark Analytics está crescendo e a previsão é que isso aumente ainda mais: espera-se o total de 21,7% nos próximos cinco anos.

Pensando justamente em como essas novas tecnologias estão intrínsecas ao atual cenário do mercado de finanças, a IDTech, Soluti – líder nacional em Certificação Digital – oferece soluções inovadoras e personalizadas para o setor.

Para saber como podemos ajudá-lo, entre em contato e confira nosso portfólio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *