Descubra qual o momento ideal para expandir seus negócios

Um dos objetivos mais claros na jornada de qualquer empreendedor é fazer a sua empresa crescer e gerar resultados cada vez mais satisfatórios. Para isso, é natural que se invista tempo, recursos e muito esforço. Expandir negócios, apesar de ser uma pauta comum às empresas e empresários de todos os portes e segmentos, não é uma tarefa tão intuitiva. Na realidade, existem alguns desafios e dúvidas a serem superados para se alcançar esse objetivo.

Nesse sentido, um dos dilemas mais comuns enfrentados pelos empreendedores é acerca do melhor momento para expandir o negócio. Saber a hora exata de investir mais, abrir novas lojas e reforçar a equipe, por exemplo, requer uma análise acurada do mercado, para que o plano de expansão seja viável e se torne uma realidade.

Dada a importância desse tema, preparamos este artigo para ajudar você, empresário, a definir com mais clareza e precisão qual é o momento ideal para expandir negócios e alcançar o sucesso. Continue a leitura e confira!

Expandir negócios: entenda como avaliar o modelo de expansão

A expansão de uma empresa, na prática, está diretamente associada ao movimento do mercado. Ou seja, é preciso avaliar o cenário econômico para se definir quais modelos de expansão fazem mais sentido para o perfil da sua empresa e quais são mais viáveis do ponto de vista financeiro.

Hoje, o mercado oferece diferentes caminhos para quem deseja expandir negócios. Modelos empresariais distintos, com necessidades e ferramentas de gestão diferenciados, por exemplo, estão ao alcance do empresário na hora de expandir seus horizontes e de oferecer um leque maior de serviços, de modo que o seu trabalho se torne mais amplo, rentável e competitivo.

A seguir, listamos alguns dos principais modelos de expansão que você deve conhecer. Confira!

Franquias

O modelo de franquias já é bastante difundido na atualidade. Em razão da sua facilidade de aquisição e gestão, é um dos segmentos mais buscados por novos empreendedores e, por isso, é também um dos mais estratégicos quando o objetivo é expandir a atuação empresarial.

O modelo de franquias, no entanto, exige uma certa maturidade da empresa. Como a proposta é se associar a uma marca já presente no mercado, é fundamental ir em busca de empresas com processos padronizados, gestão acertada e números já bastante validados no mercado.

Isso porque, quem busca uma franquia para investir, certamente procurará aquela que se demonstra mais sólida, rentável e capaz de oferecer um suporte gerencial mais eficiente.

Abertura de filiais

Outra forma de expandir a atuação de uma empresa é a partir da abertura de filiais. Aqui, o foco é aumentar o alcance geográfico do negócio, além de aumentar a sua produtividade e rentabilidade.

Apesar de bastante interessante para muitos negócios, a abertura de uma filial demanda um estudo prévio. Lembre-se de que manter uma filial pode exigir custos elevados, contratação de funcionários, treinamentos etc. Então, é melhor que a ação seja devidamente planejada.

Parcerias

Outro caminho que pode ser explorado pelo empresário na hora de expandir os negócios são as parcerias. Se associar a outras empresas do mesmo segmento, por exemplo, pode trazer resultados bastante satisfatórios, especialmente quando essa parceria é feita com empresas já reconhecidas no mercado e com uma alta demanda de serviços.

A Soluti é um exemplo. Líder em emissões de Certificados Digitais no Brasil — contando com uma rede com cerca de 250 parceiros e mais de 2.000 unidades —, oferece ao empresário e profissional do segmento da contabilidade duas alternativas bastante interessantes para expandir sua atuação nesse mercado:

  • Contador Parceiro — parceria voltada para o profissional de contabilidade que trabalha de forma autônoma ou em pequenas, médias e grandes contabilidades. O contador indica os Certificados Digitais da Soluti para seus clientes e, a cada Certificado fechado, ele ganha um bônus especial. A adesão é totalmente gratuita e o contador conta com uma série de vantagens exclusivas, além de oferecer as vantagens da Soluti para seus clientes.
  • Autoridades de Registro — parceria voltada para empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio no mercado de Certificação Digital. O parceiro é responsável pela interface entre o cliente final e a Soluti. Na prática, será uma empresa que fará a revenda dos Certificados da Soluti, fazendo dessa atividade uma excelente fonte de renda.

Firmar uma parceria com a Soluti, na prática, pode ser uma ação altamente estratégica para quem deseja expandir seus negócios. A partir de um modelo de negócio inovador e simplificado, o empresário/profissional tem todo o suporte para se tornar parceiro, além dos diferenciais da marca Soluti no segmento de Certificação Digital.

Expandir negócios: saiba avaliar o mercado

O plano de expansão de um negócio precisa estar apoiado em uma boa análise de mercado. Essa análise é o que permite ao empresário determinar quão atrativo, viável e estratégico pode ser apostar em mercados específicos na hora de ampliar sua atuação.

Sem essa análise, o plano de expansão pode se tornar bastante impreciso, quase como navegar em alto mar sem uma bússola. Dificilmente se conseguirá avaliar os riscos das decisões, assim como será bem mais difícil explorar as oportunidades que o mercado eventualmente possa oferecer.

Uma forma simplificada de se desenvolver uma boa análise de mercado é a partir da compreensão de que ela busca determinar fatores, condições e características pontuais do mercado. Com base nisso, a empresa passa a entender melhor a dinâmica do mercado, podendo explorar os caminhos mais estratégicos.

Para isso, no entanto, o negócio precisa conhecer também os seus pontos fortes e suas fraquezas, assim como ser capaz de identificar oportunidades e ameaças. É essa capacidade que tornará o plano de expansão mais seguro e consistente.

Assim, por exemplo, a partir da avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa será possível definir uma estratégia sobre quais fatores se concentrar. Da mesma forma, ao analisar ameaças e oportunidades externas ficará mais fácil estabelecer de onde surgirão as oportunidades e quais ameaças poderão dificultar a atuação empresarial.

Além disso, ao se desenvolver uma análise de mercado, é essencial se atentar para os seguintes pontos:

  • urgência — corresponde à necessidade do mercado sobre os seus produtos ou serviços;
  • tamanho do mercado;
  • custo de aquisição de clientes;
  • exclusividade da oferta;
  • investimento inicial;
  • potencial de lucro perene;
  • entre outros.

Expandir negócios: 8 indicadores de desempenho importantes

Além dos pontos citados até então, é fundamental considerar que expandir negócios também depende de avaliações quantitativas de diferentes variáveis. Para isso, os indicadores de desempenho despontam como ferramentas indispensáveis nesse processo.

Esses indicadores oferecem uma visão clara e objetiva do negócio, a partir de números e dados concretos, permitindo ao empresário e aos gestores tomarem decisões com mais precisão e segurança.

No contexto da gestão empresarial, existem diversos indicadores de desempenho que podem ser utilizados. Cada um deles oferece uma análise particular do negócio. São questões ligadas à parte financeira, operacional e comercial, isto é, áreas fundamentais para o crescimento de qualquer negócio.

A seguir, reunimos 8 dos indicadores que você precisa acompanhar durante a expansão da sua empresa:

  1. lucratividade;
  2. rentabilidade;
  3. ticket médio;
  4. custo de aquisição de clientes (CAC);
  5. turnover;
  6. taxa de conversão;
  7. indicador de competitividade;
  8. indicador de valor.

Expandir negócios depende de uma série de avaliações. Realizar um estudo prévio do seu negócio, sobretudo com o uso de indicadores de desempenho, certamente trará uma compreensão mais precisa sobre os resultados da empresa. Com base nesses dados, ficará mais fácil avaliar se a empresa está pronta para apostar em novas vertentes e expandir. A partir daí, conhecer o mercado e as oportunidades oferecidas certamente é o caminho mais indicado para quem não deseja assumir riscos desnecessários e errar na hora de ampliar sua atuação.

Então, gostou deste artigo? Cresça no mercado atuando em parceria com uma empresa sólida e líder de mercado. Seja parceiro Soluti! Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *