Escrituração Fiscal Digital (EFD), qual seu impacto para o profissional de contabilidade?

- Tempo de leitura: 5 minutos.

Com objetivo de otimizar processos burocráticos da área da contabilidade, o governo federal criou uma série de soluções para que a tecnologia pudesse ser usada como aliada desse setor. Uma dessas ferramentas é a Escrituração Fiscal Digital, também conhecida pela sigla EFD.

O termo em questão refere-se a uma declaração que abrange um conjunto de documentos fiscais e informações de interesse para os Fiscos. Esse dever legal é feito de maneira completamente digital e mantém as empresas dentro das normas adequadas. 

Para saber do que se trata a EFD e todos os trâmites que ela envolve, continue lendo este artigo.

Escrituração fiscal o que é

A EFD faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que foi criado justamente com a intenção de modernizar a relação entre o contribuinte e o Fisco.

Na prática, a EFD funciona como um arquivo digital que, de acordo com a Receita Federal, “se constitui de um conjunto de escriturações e documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.”(sic)

De maneira geral, a EFD registra informações sobre movimentações financeiras e as transmite para os órgãos fiscais.

EFD: Empresas e Simples Nacional

A obrigação da declaração da EFD é válida para empresas, ou seja, pessoas jurídicas. Isso acontece porque a ferramenta analisa transações de compra e venda dentro das instituições. Somente assim é possível estabelecer quais impostos devem ser aplicados.

No entanto, vale ressaltar que as empresas que estão incluídas no regime fiscal e tributário do Simples Nacional são isentas dessa obrigação.

Quais as vantagens da Escrituração Fiscal Digital

De acordo com levantamento feito em 2020 pela ROIT Consultoria e Contabilidade, o Brasil conta com mais de 70,4 mil escritórios de contabilidade registrados no sistema do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Tais números revelam como é importante otimizar processos dentro desse sistema tão requisitado. As melhorias geradas em decorrência desse arquivo digital podem ser vistas na prática dentro das empresas.

Entre eles estão a redução de custos com armazenamento de documentos e impressão em papel; a padronização de informações, maior facilidade de acesso e, por fim, a segurança dos serviços.

Nesse sentido, a Escrituração Fiscal Digital usa da tecnologia para beneficiar a área e os profissionais que atuam nela. Mas, ao mesmo tempo, também colabora com as empresas, já que é uma maneira de garantir os direitos dos contribuintes.

EFD e Certificação Digital

Com a digitalização dos processos dentro do mercado contábil, a EFD gerou a substituição da escrituração em papel, trazendo, consequentemente, uma ferramenta que se tornou imprescindível: a Assinatura Digital. 

Essa tecnologia se tornou obrigatória para o setor da contabilidade, já que além da praticidade, também é o único meio que garante autenticidade, integridade e validade jurídica da documentação. Por esse motivo, é indispensável que escritórios contem  com mecanismos que efetuem essa tarefa. 

A solução mais prática para tal é a contratação de uma empresa que preste serviços em Certificação Digital e Assinatura Digital.

Pensando nisso, a Soluti é uma IDTech que oferece soluções modernas em Identidade Digital, sendo também uma Autoridade Certificadora (AC), de primeiro nível. 

Além de oferecer condições exclusivas no Programa Contador Parceiro, clique aqui e saiba mais sobre essa parceria de sucesso que conta com parceiros em todo o Pais.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 9228 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *