Guia passo a passo de instalação dos Certificados Digitais

Manual do Certificado
- Tempo de leitura: 6 minutos.

Para quem já fez a compra do Certificado e a validação presencial, esse passo a passo irá auxiliar na instalação e emissão do Certificado Digital A1 e A3.

Certificado Digital A1:

A instalação é feita em duas etapas, primeiro é necessário fazer o download do nosso assistente de emissão, depois o assistente irá auxiliá-lo na instalação do seu Certificado.

Etapa 1 – Instalação/Atualização do JAVA :

O primeiro passo para instalar o seu certificado A1 é fazer o download ou atualizar o Java em seu computador. O Java é um aplicativo necessário para que o nosso assistente funcione. Se você não tem, faça o download gratuito em: www.java.com

Dica: Se o seu Java estiver desatualizado, nosso assistente de instalação, mandará uma notificação para atualizá-lo, basta clicar em “sim”.

Etapa 2 – Emissão do Certificado A1:

1 – Se tiver feito uma validação presencial, tenha em mãos o seu Documento Reservado. Ele contém o seu login e senha que serão necessários para ativar o assistente. Caso tenha feito a validação por videoconferência, você não possui o documento reservado, utilize o nome de usuário enviado por e-mail e a senha de emissão criada no sistema de videoconferência.

2 – Faça o download do assistente de emissão de certificado.  Acesse: https://emitir.soluti.com.br/

3 – Execute o assistente em seu computador.

4 – O assistente abrirá uma janela solicitando seu usuário e senha. Eles estão presentes no seu Documento Reservado, se tiver feito validação presencial ou com o nome de usuário enviado por e-mail e senha criada no sistema de videoconferência, caso tenha feito a validação por videoconferência.

5 – Escolha o local em seu computador onde ficará armazenado o seu certificado.

6 – Escolha a sua senha com, no mínimo, 4 dígitos.

7 – Clique em OK para concluir a emissão de seu certificado e já pode usá-lo normalmente. Cuidado, lembre-se que você é responsável por todas as operações feitas com ele.

Ao finalizar o processo, você pode testar o seu Certificado A1 e ver se deu tudo certo, basta clicar aqui e fazer o teste.

Importante: Mantenha um backup do seu Certificado Digital A1, em caso de perda do arquivo, você terá que adquirir um novo certificado.

Muita atenção: Por questões de segurança, a Soluti não tem acesso a sua senha. Não a perca ou será necessário adquirir um novo Certificado.

Ainda ficou com dúvida na emissão do A1? Veja o nosso vídeo passo a passo clicando aqui.

Certificados A3 – Smartcards ou Tokens

A instalação também é feita em duas etapas.

Etapa 1 – Download dos drivers de utilização.

1 – Acesse https://www.soluti.com.br/duvidas-e-suporte

2 – Escolha Certificado A3, clique na mídia (token ou cartão) que corresponde ao dispositivo do seu Certificado.

3 – Para qualquer uma das mídias, escolha seu modelo (marca) / escolha o seu sistema operacional (Windows, macOS ou Linux) / clique na opção correspondente ao seu sistema, 32 ou 64 bits.

4 – Faça a instalação do driver.

Etapa 2 –  Baixar o assistente de emissão.

4 – Faça o download do assistente de emissão de Certificado. Acesse: http://emitir.soluti.com.br/

5 – Execute o assistente em seu computador.

6 – O assistente abrirá uma janela solicitando seu usuário e senha. Se tiver feito uma validação presencial, tenha em mãos o seu Documento Reservado. Ele contém o seu login e senha que serão necessários para ativar o assistente. Caso tenha feito a validação por videoconferência, você não possui o documento reservado, utilize o nome de usuário enviado por e-mail e a senha de emissão criada no sistema de videoconferência.

7- Clique em emitir Certificado e na tela seguinte, selecione o token ou cartão que deseja salvar o Certificado Digital. (lembrando que o driver da mídia precisa estar devidamente instalado no computador). Digite a senha do Token ou Cartão quando solicitado. Pronto, você receberá uma mensagem de sucesso e o seu Certificado Digital foi emitido!

Ao finalizar o processo, você pode testar o seu Certificado A3 e ver se deu tudo certo, basta clicar aqui e fazer o teste.

Ainda ficou com dúvida? Assista o nosso vídeo passo a passo do processo de emissão do Certificado A3, clique aqui.

Muita atenção: Em caso de perda ou dano de sua mídia, você deve realizar a revogação de seu Certificado Digital e adquirir um novo. Assim, você garante que ele não será utilizado sem o seu consentimento.

Com essas dicas, fica muito mais fácil instalar o seu Certificado. Para qualquer outra dúvida na instalação, ligue para nosso suporte técnico: 4000 1807 – Opção 4 ou fale com a equipe de suporte pelo WhatsApp: (11) 35048787 (horário de atendimento ao cliente: Segunda a Sexta das 8h às 19h e Sábado das 8h às 12h).

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