Laboratórios e hospitais deverão ter Certificado Digital para emitir laudos clínicos

Entrou em vigor, dia 19 de julho, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 30, norma publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que determina o uso de Certificado Digital para assinatura de laudos e prontuários eletrônicos emitidos por laboratório e hospitais de todo país.

A finalidade da nova regra é proporcionar maior segurança aos clientes e profissionais dos laboratórios, uma vez que, o Certificado Digital, além de validade jurídica, inibe as tentativas de fraudes, pois sua tecnologia identifica qualquer tipo de alteração realizada após a emissão do documento, o que o torna automaticamente inválido.

ELZ_7495 - Visualizador de Fotos do Windows

“A iniciativa da Anvisa vem de acordo com o principal mote de aplicação da certificação digital, ao garantir aos pacientes mais segurança em relação a documentos como laudos e prontuários eletrônicos, que tem cada vez mais sido usados no segmento médico”, explica Michel Medeiros, CEO da Soluti.

Nesse sentido, para atender a essa nova demanda de mercado, a Soluti, empresa especialista em segurança e certificação digital, desenvolveu o Certillion Lab – a melhor ferramenta de Certificação Digital para emissão de laudos clínicos.

Como funciona o Certillion Lab

O Certillion Lab é um produto exclusivo, com validade legal, criado para atender todos os laboratórios de maneira ágil e prática. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a empresa e-Sec, é diferente de todas as demais do mercado, pois já possui o Certificado Digital integrado no software.

ELZ_8920 - Visualizador de Fotos do Windows

“A solução foi pensada de uma forma que seja de simples manuseio e sem que haja necessidade de promover qualquer alteração na regra de negócio do laboratório”, afirma Vinícius Sousa, chairman da Soluti.

Para acessar o Certillion Lab e realizar a assinatura digital dos documentos, o laboratório poderá utilizar um serviço de nuvem ou, ser preferir, instalar o programa em uma máquina no próprio local da unidade. O processo é simples e, garante a autenticidade e legalidade dos laudos emitidos.

Sobre a Soluti Certificação Digital

A Soluti é uma das maiores empresas de segurança e Certificação Digital do país. Está presente em 80 cidades de 25 estados, e possui mais de 900 pontos de atendimentos espalhados pelo Brasil. Atendemos empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais, com produtos 100% dentro das regras ICP-Brasil. Com suporte técnico especializado, produtos inovadores e benefícios exclusivos, nosso objetivo é proporcionar segurança e praticidade aos nossos clientes e parceiros, no meio digital.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *