Marketing Sazonal: como se preparar para aumentar suas vendas em datas comemorativas

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Todo dono de empresa deseja atrair mais clientes e aumentar suas vendas, não é mesmo? Ainda assim, nem todos sabem como atingir tais metas. É por isso que, neste post, falaremos sobre como desenvolver melhor o seu Marketing Sazonal.

As datas comemorativas são uma grande oportunidade de se aproximar de novos e antigos clientes e aumentar o faturamento do negócio. Mas como se destacar no mercado e garantir a preferência dessas pessoas?

Selecionamos dicas valiosas que ajudarão você a aperfeiçoar suas estratégias de marketing e vender muito mais nessas épocas. Confira!

Sazonalidade: o que é e como ela pode ajudar o seu negócio?

A sazonalidade diz respeito a “épocas do ano”. Dentro do universo empresarial, estamos falando de períodos que se repetem com determinado padrão e influenciam as vendas do negócio, positiva ou negativamente.

O conceito é bem simples e fica ainda mais claro quando observamos o expressivo aumento nas vendas em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães e Natal. Esse cenário se repete todos os anos, o que exige do empresário perspicácia para aproveitar as oportunidades.

Diante disso, fica evidente que a sazonalidade pode ser uma aliada das empresas. Afinal, por razões externas e previsíveis, o cliente já está disposto a comprar mais.

Conhecendo bem sua área de atuação e o comportamento de compra de seus consumidores, é possível aproveitar as oportunidades que surgem naturalmente nessas épocas. Veja bem: é preciso agir, pois a sazonalidade, por si só, não garante mais vendas.

Além disso, precisamos dizer que os contadores da sua empresa precisam estar preparados para o aumento no serviço. Para isso, é interessante adota uma cultura de inovação na contabilidade, para que ela seja sempre eficiente.

Como montar uma estratégia de Marketing Sazonal?

O Marketing Sazonal é uma estratégia que pode ser aplicada em várias épocas do ano. Ele é o responsável por ajudar você a tornar sua empresa mais atrativa durante datas comemorativas e, assim, impulsionar as vendas.

Mas, afinal, como elaborar ações eficazes? Confira as dicas que preparamos para você!

Escolha as datas e faça um planejamento

Em primeiro lugar, sua empresa não precisa investir no Marketing Sazonal em todas as datas comemorativas do ano. É possível escolher as que fazem mais sentido para o seu tipo de negócio, ampliando ainda mais suas chances de êxito.

Sendo assim, escolha as datas com estratégia e faça um bom planejamento. Aliás, se dedique bastante a essa fase, pois ela fará toda a diferença nos resultados obtidos.

Tenha critério

Ainda em relação à escolha das datas, é importante destacar que a decisão precisa ser criteriosa e pautada em dados. Verifique seus históricos de vendas, observe seu cliente e opte por épocas em que a demanda realmente existirá.

Quer um exemplo? Uma empresa que vende apenas roupas masculinas não precisa, necessariamente, gastar tempo e recursos ampliando o marketing no Dia das Mães.

Tenha uma mensagem para a campanha

A mensagem é o ponto alto da campanha de marketing. É ela que comunicará ao público as vantagens de comprar em sua empresa. Por isso, é preciso elaborá-la com cuidado.

A ideia é escolher uma linguagem adequada e trabalhar argumentos que influenciem as emoções do consumidor, ou seja, trabalhando os gatilhos mentais para vendas. Elabore uma mensagem persuasiva e trabalhe para destacar o seu negócio dos demais.

Tenha uma previsão dos recursos necessários

O Marketing Sazonal ajuda a aumentar as vendas, mas também exige investimentos. Sendo assim, é necessário montar um orçamento e reservar os recursos necessários para colocar em prática o planejamento.

Faça parcerias

As empresas são mais fortes quando se unem a bons parceiros. Em um momento em que se espera uma alta demanda em seu negócio, é imprescindível contar com fornecedores que contribuirão para uma boa experiência do cliente.

Vale destacar que essa é uma oportunidade para se aproximar desses parceiros e até desenvolver novas ações em conjunto.

Quais são as principais datas para o comércio?

Como vimos, as datas comemorativas são extremamente importantes para as empresas e trazem reflexos positivos na indústria e no varejo. Afinal, o clima de alegria e o hábito de trocar presentes geram boas vendas para o comércio.

Com uma rápida olhada no calendário, podemos encontrar inúmeras datas. Mas qual delas são as mais impactantes? Preparamos uma lista, acompanhe!

Páscoa

A Páscoa é uma das primeiras oportunidades do ano para impulsionar as vendas. Empresas que atuam no ramo alimentício, em especial com a comercialização de doces e chocolates, são as mais beneficiadas.

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas de maior expressividade para o mercado. Todos os anos, no segundo domingo do mês de maio, é tradição presentar as mães; e isso pode ser bem aproveitado pelo comércio. Vale lembrar que avós e madrinhas já estão sendo incluídas nas campanhas de marketing.

Dia dos Namorados

O dia 12 de junho é conhecido por marcar a celebração do Dia dos Namorados. É mais uma data com grande aumento das vendas, e o comércio pode incentivar ainda mais a troca de presentes e demonstrações de amor.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, é mais uma data que faz milhares de pessoas irem às compras. Assim como no Dia das Mães, é interessante incluir outros membros da família em suas estratégias de marketing, como o avô e o padrinho.

Black Friday

A Black Friday é uma data comemorativa tradicional dos Estados Unidos, porém foi incorporada ao calendário comercial brasileiro e vem batendo recordes de vendas ano após ano. Em 2020, com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, as compras online cresceram muito e mantiveram a tradição da data.

Natal

O Natal é, sem dúvidas, a principal data comemorativa para o comércio. Há um grande apelo emocional que faz com que as pessoas deem presentes, e o melhor: é comum presentear mais de um amigo ou familiar. Por esse motivo, praticamente todos os setores são movimentos, incluindo as lojas físicas e o e-commerce.

Qual é a importância do Marketing Sazonal para os negócios?

Diante de tudo o que foi apresentado, é possível dizer que o Marketing Sazonal é imprescindível para a sobrevivência das empresas. Quando bem explorado, ele amplia as possibilidades de vendas e impulsiona a indústria.

O empresário e seus gestores conseguem planejar campanhas e promoções coerentes para o seu público. Isso gera uma maior aproximação com a marca e ajuda a proporcionar boas experiências aos clientes.

Ao investir no Marketing Sazonal, você não apenas consegue aumentar suas vendas, como também se destaca no mercado, atrai novos consumidores e pode fidelizá-los. Ou seja, esse pode ser o primeiro passo para garantir um bom faturamento durante todo o ano.

Gostou das dicas apresentadas? O Marketing Sazonal é uma estratégia que contribui para o seu sucesso. Por isso, é interessante ficar de olho nos dados e aproveitar bem as oportunidades que surgem em determinadas épocas do ano.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Dessa forma, nós podemos ajudar mais pessoas e empresas!

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