Certificação Digital: saiba como investir nesse mercado em 2022

- Tempo de leitura: 7 minutos.

A escolha do mercado de atuação é um dos primeiros desafios que o empreendedor enfrenta ao planejar o novo negócio. Desempenho do mercado, concorrência e potencial de novos clientes são alguns dos pontos a serem cuidadosamente analisados, afinal, eles indicam a perspectiva de sucesso ou não do empreendimento.

É nesse cenário que um segmento com crescimento consistente há 5 anos tem ganhado espaço entre os empresários que buscam bons negócios: o mercado da Certificação Digital, responsável pela emissão de Certificados Digitais, uma tecnologia que contempla, entre outros, os setores da Saúde, Contabilidade e Jurídico.

Segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), esse segmento registrou desempenho positivo em toda a última década. Continue a leitura e saiba como investir em um mercado de sucesso.

O que é um Certificado Digital?

O Certificado Digital atua como um documento de identificação, seja de uma pessoa física ou jurídica, utilizado para as transações nos ambientes digitai, assegurando a autenticidade e validade jurídica delas.

Quer saber tudo sobre essa tecnologia? Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente um e-book completo.

Obrigatório para a maioria das empresas brasileiras, ele é conhecido pelos empresários no momento da emissão da NF-e. Há ainda alguns profissionais autônomos que utilizam seu sistema e toda a população se beneficia da praticidade e segurança possibilitadas pelo Certificado Digital.

Os Certificados Digitais são uma ferramenta essencial para a digitalização de processos, por exemplo. Eles também garantem a segurança de quem compra pela internet, isso porque possibilitam que as transações eletrônicas ocorram de forma segura e com a proteção dos dados dos consumidores.

De forma complementar, há ainda mais um uso para os Certificados: o trabalho em sistemas virtuais. Profissionais de diferentes categorias, que realizam as atividades à distância por meio de sistemas virtuais integrados, conseguem comprovar sua identidade utilizando Certificados Digitais. Nesses casos, a tecnologia oferece segurança, agilidade e comodidade, visto que desburocratiza processos e ainda comprova a identidade dos profissionais para os acessos pela internet.

Dessa forma, conforme há um aumento nos usos e na quantidade de profissionais utilizando os Certificados Digitais, mais serviços tendem a ser disponibilizados. Ou seja, isso quer dizer que, em breve, será possível economizar ainda mais tempo e recursos ao realizar mais tarefas sem a necessidade de impressões ou deslocamentos.

Assim, o mercado de Certificação Digital segue em plena expansão. 

Crescimento do mercado de Certificação Digital

O mercado de Certificação Digital no Brasil não para de crescer. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), mais de 680 mil Certificados Digitais foram emitidos durante o mês de junho de 2021. A autarquia federal é vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Esta, mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O mês de junho apresentou um crescimento de 21,8%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso significa que foram emitidos cerca de 112 mil Certificados Digitais a mais.

3.688.662 de Certificados Digitais emitidos em apenas 6 meses

O número de Certificados emitidos no primeiro semestre deste ano representa 60,78% do total emitido no último ano. Esse valor significa 3.688.662 Certificados emitidos em seis meses. De acordo com o ITI, esses números representam um crescimento de mais de 30%.

Apesar da popularização rápida da tecnologia no país e do crescimento constante, apresentando 13 meses consecutivos de recordes mensais, ainda há mais espaço para crescer. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto da Transformação Digital (ITD), sobre maturidade digital do varejo brasileiro, cerca de 60% das empresas ainda não aderiram à Certificação Digital.

Com isso, além de contribuir para a expansão dos negócios no ambiente digital e impulsionar a transformação online, o mercado de Certificação Digital contribui para a economia ativa do país. Há mais de 2 mil empresas credenciadas no ICP-Brasil, que empregam mais de 36 mil brasileiros.

Como entrar no mercado de Certificação Digital?

Com um crescimento anual de 2 dígitos, o mercado de Certificação Digital atrai investidores. Nesse sentido, um dos caminhos para entrar nesse segmento é por meio da abertura de uma Autoridade de Registro (AR). As ARs são empresas com autonomia gerencial, vinculadas a uma Autoridade Certificadora (AC), como a Soluti.

Na prática, a AR atua como uma interface entre o cliente que demanda o Certificado Digital e a AC, responsável por emitir o Certificado, contando com a infraestrutura tecnológica para tal fim. 

Quer saber o passo a passo para ser uma Autoridade de Registro? Clique aqui e confira o Guia completo. 

Parcerias-chaves e conhecimentos são pontos essenciais para quem busca ampliar as possibilidade de bons resultados. E, por meio do programa da Soluti, é possível contar com toda a experiência, apoio e autoridade de mercado da Autoridade Certificadora responsável por 40% de market share.

Quer empreender no mercado de Certificação Digital contando com o apoio da IDTech que lidera o setor? Clique aqui e empreenda com a Soluti.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *