Certificação Digital no Brasil: qual o cenário em 2022?

- Tempo de leitura: 8 minutos.

O mercado de Certificação Digital no Brasil está em um dos seus melhores momentos, com crescimento recorde em 2021. Considerando o tamanho do país e a quantidade de empresas, ainda há muito o que crescer.

Conforme dados apresentados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), mais de 3,5 milhões de Certificados Digitais foram emitidos apenas no primeiro semestre de 2021. Isso equivale a 60% de todas as emissões em 2020.

Em 2022, mais de 8.579.874 de Certificados Digitais devem ser emitidos.

O comportamento do consumidor está mudando e acompanha a velocidade do desenvolvimento tecnológico. A regularização da telemedicina, por exemplo, ampliou muito a demanda por Certificados Digitais no Brasil.

Conheça as tendências desse mercado e oportunidades de negócio para 2022, conferindo o conteúdo a seguir. Quer saber a lista dos setores mais lucrativos desse ano? Baixe o nosso e-book gratuitamente:

Certificação Digital no Brasil: panorama atual

Em um contexto de pandemia, as empresas brasileiras precisaram realizar uma transição rápida para o meio virtual. A ação foi necessária para manter suas vendas e o relacionamento com o consumidor.

Com isso, o setor de tecnologia da informação apresentou um crescimento exponencial. A partir do desenvolvimento de e-commerces, sites, aplicativos, sistemas de logística e gerenciamento empresarial, por exemplo.

É nesse cenário que o mercado de Certificação Digital no Brasil também cresceu, acompanhando a alta demanda, motivada pela valorização da segurança, integridade e validade jurídica dos documentos e transações eletrônicas, ganhos oportunizados pelos Certificados Digitais.

Demanda

O Certificado Digital padrão ICP-Brasil é exigido para gerar notas fiscais eletrônicas, assinar declarações contábeis e fiscais eletrônica. Também para permitir acesso aos sistemas judiciais eletrônicos.

Devido à exigência do e-Social, todas as empresas com colaboradores precisam ter o Certificado Digital. Diversos serviços oferecidos pelo governo, também são acessados apenas com essa tecnologia.

Muitos empreendedores perceberam que a boa experiência do usuário deve ser o foco das plataformas digitais. Isso inclui seguir as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e desburocratizar processos, a partir do uso da assinatura digital, por exemplo.

Regulamentação

O mercado de Certificação Digital no Brasil é regulado pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Este que, ainda em 2019, aprovou normativa para que usuários cadastrados e identificados na base ICP-Brasil pudessem ser atendidos por videoconferência.

Essa prerrogativa facilitou a atuação e adaptação das Autoridades de Registro no país durante a fase de isolamento social da pandemia. Assim se manteve a curva de crescimento do setor, em especial, porque essa atividade foi considerada de necessidade básica, pelo Governo Federal.

Certificado Digital em nuvem: principal tendência para 2022

Além da alta de crescimento nos últimos anos, o mercado de Certificação Digital no Brasil conta como principal tendência para 2022 a popularização do Certificado Digital em nuvem. A ferramenta é adequada para uso em aplicativos e dispositivos móveis.

O Certificado Digital em nuvem fica armazenado na internet. Assim, pode ser acessado diretamente de um computador ou smartphone. Dessa forma, não é necessário um suporte físico, como tokens ou smartcards, para guardar e/ou transportá-lo. O armazenamento em nuvem garante assim maior praticidade e mobilidade.

A partir de aplicativos hospitalares, médicos podem assinar prontuários, atestados e receitas. Os advogados passam a assinar petições, recursos e acessar o sistema dos tribunais. Tudo isso, a partir de seus smartphones.

Pesquisa da agência App Annie Intelligence, tendo os quatro primeiros meses de 2021 como referência, aponta um aumento de 75% dos downloads de aplicativos médicos. O tempo de uso deles aumentou em 35%.

Estudo realizado pela Gympass (plataforma de bem-estar) apresenta crescimento de 130% do uso de aplicativos voltados para saúde mental e emocional durante o primeiro trimestre de 2021. Durante os dois primeiros meses de 2021, mais de US$90 milhões foram investidos em healthtechs (startups da área da saúde), conforme edição de março/21 do Inside Healthtech Report.

Empreendedorismo: como investir nesse mercado?

Uma das alternativas é tornar-se uma Autoridade de Registro (AR), empresa responsável por atender o público que deseja adquirir o Certificado Digital.

A AR está ligada a uma Autoridade Certificadora (AC), como a Soluti, que responde diretamente à ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). 

A Soluti é a Autoridade Certificadora (AC) líder no mercado de Certificação Digital.

O empreendedor que deseja tornar-se uma Autoridade de Registro, deve ter:

  • Vínculo operacional junto a uma autoridade certificadora (AC);
  • Sede administrativa;
  • Atender às Políticas de Certificados;
  • Espaço físico operacional de atendimento ao público;
  • Recursos de lógica e segurança física adequados à atividade.

Além do mercado de Certificação Digital no Brasil estar em expansão, outras vantagens observadas ao investir em uma Autoridade de Registro é que a boa rentabilidade do negócio e a autonomia do empresário na administração da empresa.

Na dúvida de como ser uma AR? Confira algumas dicas:

1. Autoridade Certificadora

Procure uma AC de confiança, com credibilidade no mercado. É interessante que essa ofereça treinamento e suporte para o empreendedor abrir o seu negócio de forma correta, evitando erros ao longo do processo que podem retardar a abertura da Autoridade de Registro.

2. Plano de Negócio

Estabeleça um plano de negócio rentável, a partir de uma parceria saudável entre a AR e a AC. Tenha clareza sobre o investimento real necessário, as condições de comissionamento e o retorno sobre cada tipo de Certificado Digital comercializado.

3. Marketing Digital

Invista em marketing digital para atrair o público adequado para o negócio. Atualmente, presença online é imprescindível para alcançar bons clientes, produzindo conteúdos relevantes, que gerem engajamento e fidelização.

A Soluti é a Autoridade Certificadora (AC) líder no mercado de Certificação Digital. A empresa oferece suporte completo, a partir do apoio de equipes especializadas, além de parcerias junto às principais empresas de tecnologia do mundo.

Faça parte do mercado de Certificação Digital no Brasil e participe de um dos setores econômicos que mais cresce e promove o desenvolvimento do país. Saiba mais clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *