O cenário global cada vez mais digital está atingindo todos os setores, inclusive o Mercado Financeiro. Nos últimos anos, empresas que fazem parte do setor monetário estão investindo em novas tecnologias e tendências, como a Inteligência Artificial e o Metaverso.
De acordo com dados revelados na edição de 2022 da pesquisa “Accenture Technology Vision”, 55% dos consumidores entrevistados acreditam que suas vidas e meios de subsistência já estão inseridos nos espaços digitais. Assim, essa realidade não é diferente quando falamos de bancos e instituições financeiras no geral.
Pensando justamente nesse assunto, discutiremos ao longo deste artigo como o uso de Inteligência Artificial e do Metaverso impactam no atual cenário do Mercado Financeiro. Boa leitura!
O que é a Inteligência Artificial?
Primordialmente, a Inteligência Artificial – também conhecida como IA – é basicamente uma área da ciência da computação, que através de seus dispositivos computacionais consegue executar tarefas de maneira autônoma.
Nos próximos anos, o investimento nesse setor deve crescer ainda mais. De acordo com dados da MarketsandMarkets, até 2027 cerca de 407 bilhões de dólares serão investidos em Inteligência Artificial.
Qual a vantagem da Inteligência Artificial para o Mercado Financeiro?
Na prática, a Inteligência Artificial tem um papel estratégico no Mercado Financeiro.
É justamente essa tecnologia que auxilia no gerenciamento do alto volume de transações. Com ela, informações podem ser revertidas para que o setor tome decisões mais assertivas, colaborando para o melhor entendimento do perfil do público.
Além disso, a IA também ajuda o Mercado Financeiro na questão da segurança. Esse mecanismo auxilia na detecção de eventuais fraudes e invasões, além de evitar possíveis erros.
Só para ilustrar a importância da Inteligência Artificial no Mercado Financeiro, uma pesquisa feita recentemente pela PWC apontou que 54% dos executivos de negócios já fazem investimentos em tecnologias de IA para suas empresas.
O que é o Metaverso?
Nesse sentido, vale ressaltar também outra estrutura tecnológica que vem sendo utilizada no Mercado Financeiro, o chamado Metaverso. Trata-se de um mecanismo que funciona como uma espécie de “mundo virtual”.
Nesse espaço digital, a realidade é aplicada por meio de ferramentas tecnológicas. O Metaverso, chamado por alguns especialistas de “novo capítulo da internet” ainda é algo muito novo, mas, já está mudando a forma de interagir com o meio virtual.
Metaverso e Mercado Financeiro
Quando falamos da aplicação do Metaverso no Mercado Financeiro, essa tecnologia impacta diretamente na forma com que os bancos e fintechs irão oferecer seus serviços.
Em outras palavras, a expectativa é que cada vez mais instituições bancárias invistam em realidade aumentada/realidade virtual, para que os clientes façam transações. Nesse cenário, a expectativa é da integração do Metaverso a outras estruturas, como o Open Finance, o qual viabiliza a comunicação digital entre as instituições financeiras.
Para saber mais sobre Open Finance, dê o play o nosso podcast: Como ter mais agilidade na adequação ao Open Finance
De fato, os mecanismos do Metaverso dentro do Mercado Financeiro devem contribuir para um sistema mais inclusivo, além do amplo oferecimento de novos serviços. Por isso, é necessário uma adaptação por parte dos modelos tradicionais.
Ao que tudo indica, a tendência do Metaverso no Mercado Financeiro vem mesmo para ficar. Ainda segundo o estudo “Accenture Technology Vision”, 72% dos executivos globais participantes da pesquisa, creem que o Metaverso deve ter um impacto positivo em suas empresas.
Atualmente, algumas instituições do Mercado Financeiro já aplicam tecnologias do Metaverso seus serviços. Em solo nacional, temos o exemplo do Banco do Brasil. A instituição foi pioneira ao lançar operações bancárias no Metaverso, tratando também da educação financeira em ambiente virtual.
Mercado Financeiro digital
Como resultado do crescente uso da internet e de mecanismos digitais no sistema financeiro, espera-se que o comportamento e o consumo dos clientes siga essa tendência. Por isso, é importante que os profissionais do setor financeiro se mantenham atualizados.
Pensando nisso, a Soluti – IDTech especializada em soluções para o setor financeiro – desenvolveu a S3 News, uma curadoria de conteúdos para o Mercado Financeiro. Gratuita e enviada mensalmente para os inscritos, a S3 News reúne os principais assuntos que inovam esse ecossistema. Clique na imagem abaixo e inscreva-se.