Mito ou verdade: Certificado Digital ajuda no ranqueamento no Google?

- Tempo de leitura: 9 minutos.

A segurança digital se tornou um dos temas mais recorrentes e importantes na atualidade. Com a difusão dos serviços online, os riscos de uso de plataformas conectadas se intensificaram, exigindo uma postura mais rígida, principalmente por parte de empresas que utilizam a internet como um canal de negócios.

Nesse cenário, a segurança da informação atingiu um patamar de relevância tão grande que, hoje, o ranqueamento no Google também leva em consideração a presença de mecanismos de segurança nos sites. Ou seja, não é nenhum mito! O algoritmo de buscas do Google avalia, sim, o nível de segurança de uma página na hora de ranqueá-la na lista de resultados.

Sendo assim, quem quer alcançar o topo nas buscas do Google, além de diversas outras variáveis, precisa se preocupar também com nível de segurança da sua página. Nesse ponto, a utilização do Certificado Digital é uma estratégia altamente recomendada, como veremos neste artigo.

Então, quer entender mais e melhor como o Certificado Digital ajuda no ranqueamento da sua página nas buscas no Google? Preparamos este artigo para ajudar você. Continue a leitura e confira!

Qual a importância do ranqueamento no Google?

Mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os meses. Além disso, mais de 40.000 pesquisas são processadas por segundo, gerando uma média de 3,5 bilhões de consultas diárias e 1,2 trilhão por ano em todo o mundo. Esses são números extraordinários e mostram o alcance que o Google tem na atualidade.

Nesse cenário, ter uma boa visibilidade nas pesquisas do Google é, sem dúvida, aumentar a probabilidade de o seu negócio ser visto e reconhecido pelos usuários e futuros consumidores. Independentemente do segmento de atuação da empresa, estar listado no topo das buscas a coloca em contato com um número muito maior de pessoas, gerando mais tráfego em páginas e, consequentemente, um maior potencial de vendas e negócios.

Na atualidade — conforme os números indicam —, o Google é uma das primeiras alternativas que vem à mente do consumidor quando alguma dor ou dúvida surge. Nessa hora, estar bem posicionado na página de resultados pode fazer toda a diferença entre ser visto e conseguir conquistar a atenção do cliente, ou simplesmente ser mais um em meio a tantos outros resultados.

Como o Certificado SSL interfere no SEO?

Em um cenário em que se depende cada dia mais dos meios online para a execução de tarefas das mais simples até as mais complexas, em que o tráfego de informações sensíveis pela rede passou a fazer parte da rotina de pessoas e empresas, a segurança digital tornou-se um quesito de extrema importância, dada a intensificação dos riscos.

Diante dessa realidade, no ano de 2014 o Google anunciou que a segurança seria uma das suas prioridades e, por isso, passaria a considerar a presença de protocolos de proteção e mecanismos de criptografia em páginas na hora de ranqueá-las nas suas buscas.

Desse modo, além de todas as variáveis de SEO consideradas para o ranqueamento de uma página nas pesquisas do Google, atualmente há que se avaliar também o nível de segurança oferecido ao usuário. Assim, sites que utilizam Certificado Digital SSL, por exemplo, são mais bem ranqueados em comparação com aqueles que não dispõem de nenhum mecanismo de proteção.

Isso deixa claro que, para o Google, SEO e segurança digital devem caminhar lado a lado. Oferecer um ambiente mais qualificado e seguro ao usuário é uma prática não só recomendada, mas estimulada pela empresa, servindo como um diferencial importante na hora de qualificar os resultados das pesquisas.

Nesse sentido, então, não há qualquer dúvida de que investimentos em protocolos de segurança, como o SSL, precisam ser considerados atualmente. Empresas que desejam aumentar sua visibilidade, confiabilidade e, com isso, melhorar seus resultados, devem priorizar o quesito segurança, além de adotar práticas de indexação que contribuam com isso.

Abrindo um parêntese, não basta ter um Certificado Digital instalado na página para melhorar o seu ranqueamento no Google. Mais do que isso, é preciso garantir, por exemplo, que o site:

  • não contenha dependências inseguras;
  • não tenha links externos que direcionam para URLs HTTP;
  • conte com um Certificado TLS válido;
  • não redirecione usuários para domínios inseguros HTTP;
  • bloqueie diretórios com arquivos privados no arquivo “robots.txt”.

Utilizar o Certificado SSL trará diferenciais para o meu negócio?

Do ponto de vista de SEO, vimos que o Certificado SSL é um diferencial importante para páginas na internet. No entanto, os benefícios de utilização desse tipo de tecnologia vão muito além, reforçando bastante a atuação online do seu negócio. Como exemplo, podemos listar outros diferenciais valiosos, como:

Qualificação da imagem da empresa

Na prática, a utilização do SSL está associada a empresas confiáveis, isto é, negócios mais qualificados e que passam mais credibilidade para o mercado. De forma geral, esse aspecto interfere diretamente na percepção do usuário e contribui para a aquisição de clientes.

Por exemplo, quando se acessa páginas que têm a indicação do protocolo de segurança SSL, as quais apresentam a URL com o HTTPS, o natural é que o usuário se sinta mais seguro na navegação. Além disso, ele se sente mais disposto a informar dados pessoais e financeiros, por exemplo, no momento de fechar uma compra.

Redução dos riscos no manuseio de dados sensíveis

Do ponto de vista do negócio, armazenar e manusear dados de terceiros é uma tarefa bastante complexa. Além de todas as questões legais, relacionadas à privacidade, há também todo um risco para a reputação da empresa caso alguma informação seja vazada.

Com a utilização do Certificado Digital SSL, seu negócio pode imprimir um padrão de segurança muito mais rigoroso para o tráfego e a custódia de dados dos seus clientes. Como dito, as informações passam a ser criptografadas, impedindo o acesso ao conteúdo por parte de hackers e softwares maliciosos.

Otimização do marketing digital

Hoje, investir em marketing é uma das necessidades mais latentes dos negócios. Sobretudo no meio digital, investir em e-mail marketing, anúncios pagos e marketing de conteúdo, sem dúvida, pode gerar resultados bastante satisfatórios a um custo muito menor.

Para isso, no entanto, é preciso se preocupar com SEO. Criar uma página e conteúdos otimizados para os buscadores é uma das formas mais estratégicas de ganhar visibilidade na internet. Com as técnicas certas, é possível se tornar autoridade em determinados assuntos, gerando um tráfego orgânico para a sua página e que, posteriormente, pode ser convertido em mais negócios.

Nesse ponto, como vimos, o Certificado Digital SSL também tem um peso sobre o ranqueamento no Google. Ou seja, ele não pode — e nem deve — ser negligenciado na hora de se desenvolver uma estratégia de marketing e SEO condizente com os padrões atuais.

Por fim, o ranqueamento no Google hoje é um fator de grande importância para as empresas. A necessidade de se melhorar a presença online e se aproximar cada vez mais do consumidor moderno é comum a grande parte dos negócios. Sendo assim, como a segurança digital interfere nesse ranqueamento, empresas precisam investir mais e melhor nesse atributo. Para isso, a utilização do Certificado Digital é um dos caminhos mais indicados.

Gostou deste artigo? Tem interesse em aprender mais sobre o Certificado Digital SSL? Aproveite e confira também mais um artigo sobre o tema!

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 2114 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *