Empreendedorismo: conheça 5 mitos para superar em 2022

- Tempo de leitura: 9 minutos.

Você conhece os principais mitos do empreendedorismo? Sabe como eles podem impactar as escolhas de quem deseja ter a própria empresa?  Abrir um negócio próprio faz parte dos objetivos profissionais de muitos brasileiros. Em 2021 foram registrados recordes de abertura de empresa, assim como aconteceu também em 2020.

Conforme o boletim Mapa de Empresas (setembro/21), divulgado pelo Ministério da Economia, o país bateu mais um recorde. 1,4 milhão novos negócios foram abertos entre maio e agosto de 2021.

Esse número representa um aumento de 26,5%, comparado à abertura de novas empresas no mesmo período de 2020. Dentre as empresas ativas, 48,2% são do setor de serviços e 33,2% do setor de comércio.

Acompanhe o conteúdo a seguir e conheça os mitos do empreendedorismos que os brasileiros devem superar para abrir o seu negócio e alcançar o sucesso profissional. Vamos lá?

O que são os mitos do empreendedorismo?

Originalmente, mito é uma narrativa que tem a função de explicar a origem do mundo e de tudo o que existe. Os mitos cumprem diversos papéis, por exemplo, o de ensinar por meio de histórias simbólicas, gerando lições sobre as melhores formas de viver em sociedade. Com o passar do tempo, o termo mito foi adquirindo outros significados.

Gradualmente, o pensamento mítico (crenças que não podiam ser questionadas) foi substituído pelo pensamento lógico-filosófico. Atualmente, mito pode ser sinônimo de ficção, mentira, falsidade.

Os mitos do empreendedorismo são crenças populares, os quais de fato não condizem com a realidade. Assim, eles reforçam ideias limitantes que desestimulam a ação empreendedora. É importante conhecê-los para os superar.

O que é, de fato, empreender?

Ao empreender, o profissional utiliza suas melhores competências técnicas e comportamentais, com autonomia, para gerar valor a partir de serviços e/ou produtos.

Esse valor é gerado a partir do estabelecimento de um propósito claro. Ou seja, que atenda às demandas de um nicho específico de mercado. O empreendedor identifica uma oportunidade de negócio, investe e a desenvolve.

O empreendedor não precisa ter todas as habilidades para fazer com que sua empresa cresça. Tais como, saber sobre contabilidade, atendimento, administração, marketing, gestão de pessoas, etc. Porém ele necessita de cercar-se de pessoas, processos e tecnologias que gerem ambientes propícios para esse crescimento.

Os mitos do empreendedorismos muitas vezes fazem com que o profissional procrastine durante o início do negócio. O motivo geralmente é por medo de fracassar. Por isso, esses mitos precisam ser superados. Necessitamos transformá-los em autoconhecimento, que é a base de ações eficazes.

Os 5 maiores mitos sobre empreendedorismo

Conheça os principais mitos do empreendedorismo, a seguir.

1. O empreendedor já nasce criativo

A criatividade não é um dom, mas sim uma competência. Ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada como qualquer outra competência. Diz respeito à habilidade do indivíduo em propor ideias originais que podem surgir da conexão entre conhecimentos pré-existentes.

É comum que empreendedores sejam pessoas questionadoras, que tenham disposição para propor novas soluções para demandas mal resolvidas pelo mercado e que atuem de forma proativa.

A criatividade pode ser expressa de forma individual e/ou coletiva, mas a análise de dados, o estudo de contextos e a pesquisa junto ao público-alvo do negócio é o que permite de fato a aplicação dessa capacidade.

Assim, antes de abrir uma empresa, é necessário estudar o mercado, compreender os riscos e as tendências de desenvolvimento dos negócios, para então agir de forma criativa, direcionada para os processos de inovação.

2. O bom empreendedor não erra

Esse é um dos grandes mitos do empreendedorismo. É importante saber que não existe receita ou fórmula pronta para empreender e é a prática que traz as respostas mais adequadas.

Lidar com um mercado cada vez mais BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível) exige maturidade, experiência e constante aperfeiçoamento. Erros controlados trazem grandes aprendizados.

Essas habilidades vão sendo desenvolvidas ao longo do tempo, sendo interessante errar rápido, para aprender rápido e acertar rápido também. Por essa razão, vale a pena conhecer as metodologias ágeis.

3. Empreendedores são jovens

Apesar de muitos acreditarem que empreender demanda preferência por arriscar, o que seria uma característica predominantemente jovem, a idade não é limitante para iniciar um novo negócio.

Quanto mais experiência de vida melhor, pois empreender não implica em se arriscar de forma irresponsável, mas sim de forma planejada e estratégica, conhecendo os principais parâmetros de mudança.

É necessário resiliência para lidar com as fragilidades do mercado, atenção plena e empatia para lidar com a ansiedade que atinge grande parte das pessoas.

Estudos de contexto e estabelecimento de estratégias são necessários para lidar com ambientes não lineares (complexos), assim como atitude colaborativa e transparência, para atender às demandas dos consumidores.

4. É necessário ter muito dinheiro para empreender

Esse é um dos mitos do empreendedorismo mais popular.

É possível iniciar bons negócios com baixo investimento. Além disso, um alto aporte financeiro inicial não é garantia de sucesso e permanência no mercado. Sócios investidores também são comuns ao empreender.

Deve-se dispor de um investimento inicial mínimo que inclua o capital de giro, possibilitando a sustentabilidade financeira da empresa e o seu crescimento a longo prazo.

5. Empreendedor fica rico rápido

O crescimento rápido está mais ligado ao modelo de negócio do que necessariamente ao fato de empreender, sendo assim, esse é mais um dos mitos do empreendedorismo. A maioria dos negócios cresce a longo prazo, de forma mais tradicional.

O setor de tecnologia conta com mudanças rápidas, seguindo o desenvolvimento de novas soluções técnicas e comportamentais. Startups costumam apresentar crescimento acelerado, pois trabalham com inovação.

Inovar significa oferecer soluções que muitas vezes ainda não existem no mercado, o que costuma gerar altas demandas iniciais, pelo produto e/ou serviço. Nesse contexto, é necessário estar atento à manutenção do crescimento à médio e longo prazo.

Bônus – Mito 6: o empreendedor trabalha sozinho

Apesar de ser comum que no início o empreendedor não conte com uma equipe, a ideia de trabalhar sozinho é um mito. Fornecedores, amigos, familiares e networking fazem parte da rede que atua junto ao empreendedor. Assim, o empreendedor não está sozinho.

De modo adicional, ter referências de mercado que inspirem o empreendedor na jornada de ter o próprio negócio negócio é fundamental para o sucesso do empreendimento. Por isso, temos uma dica para você:

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