Planejamento estratégico 2022 para contadores: 5 dicas indispensáveis

- Tempo de leitura: 10 minutos.

Não importa se você é autônomo ou executivo de um grande escritório contábil, se deseja que o seu negócio prospere, desenvolver um planejamento estratégico é fundamental.

Esse planejamento nada mais é do que elaborar processos para utilizar, da melhor forma possível, os recursos humanos, financeiros, tecnológicos e os serviços da empresa, e alcançar os objetivos desejados.

Neste artigo, iremos falar sobre a importância desse planejamento e as principais formas para você se organizar e enfrentar os desafios do próximo ano. Continue a leitura!

Por que priorizar um planejamento estratégico para 2022 na contabilidade?

A resposta é simples: porque o planejamento estratégico direciona e torna possível adotar ações para atingir a meta estipulada.

A pandemia mostrou que nem tudo pode ser controlado e, em um cenário de crise financeira, social e política, planejar é ponto crucial para a sobrevivência de qualquer empreendimento.

Na área contábil, programar os próximos passos é uma questão ainda mais importante, porque o contador lida com números e dados concretos e sensíveis que são essenciais para a saúde financeira de qualquer empresa. Desse modo, é necessária a busca pela previsibilidade, por mais difícil que possa parecer.

Vale ressaltar que esse planejamento precisa ser traçado com base na missão e valores do escritório contábil, inclusive sendo compartilhado com todos os colaboradores, que participam da jornada orientada para o crescimento no mercado.

Quais os benefícios do planejamento estratégico?

Ainda que as empresas compreendam a importância do planejamento estratégico, nem sempre é fácil colocá-lo em prática, e sua execução pode se tornar um grande desafio para o contador.

Para te estimular a implementar esse processo no seu escritório, conheça os seus principais benefícios:

Ações mais assertivas

Não ter um foco estratégico nos projetos ou atividades pode impactar negativamente o sucesso da empresa. Com o planejamento, pode-se calcular onde é possível chegar. Logo, as ações são mais assertivas e perdemos menos tempo com tarefas irrelevantes.

Aumento da produtividade

Do mesmo modo que ter um objetivo traz mais assertividade às ações da empresa, ele também pode impactar positivamente a produtividade. Ou seja, quando os colaboradores sabem o que precisa ser feito, a produtividade naturalmente aumenta.

Ter uma meta definida também reflete no bem-estar geral da empresa, porque as equipes têm uma visão mais clara de sua importância nos processos do negócio, bem como seu trabalho pode auxiliar no alcance desses objetivos. Além disso, o planejamento torna a rotina da empresa mais organizada e clara.

Controle dos resultados

Controlar e acompanhar os resultados da empresa é, sem dúvida, o sonho de qualquer gestor. No entanto, como saber quais metas precisam ser mensuradas se a empresa não possui um objetivo estratégico definido?

Encontrar uma resposta para essa questão é quase impossível e isso só mostra mais um benefício do planejamento estratégico. Depois que as metas são estabelecidas, o plano de ação com as atividades que devem ser executadas é traçado, a fim de garantir o sucesso do todo.

Aqui vale lembrar que, quando se tem controle dos projetos que estão sendo executados, é possível definir quais os KPIs que vão ajudar os gestores a acompanhar o andamento das ações e, sempre que necessário, realizar as correções, e assim evitar surpresas desagradáveis.

Aproveitar as oportunidades e evitar ameaças do mercado

É fato que, enquanto a grande maioria dos negócios são reativos às mudanças do mercado, os que investem em planejamento estratégico sabem analisar e se blindar diante das crises. Esses escritórios estão aptos a identificar as oportunidades de crescimento que podem surgir a qualquer momento.

Maior longevidade do negócio

De acordo com o SEBRAE, 60% das empresas fecham suas portas por falta de planejamento estratégico. Boa parte dos empreendedores começam um negócio sem qualquer tipo de análise estratégica das possibilidades que o futuro reserva para sua empresa.

A análise e o planejamento constantes das atividades, bem como suas oportunidades e possíveis ameaças, é a garantia que as ações estão alinhadas com as principais necessidades do negócio para que ele se mantenha saudável e competitivo no mercado.

Cinco dicas de planejamento estratégico para 2022

O cenário da pandemia do novo coronavírus ainda estará presente em 2022, embora dentro de um contexto melhor, proporcionado pelo avanço da imunização.

Mesmo diante de uma possível evolução, é preciso estar preparado para o pior. O planejamento estratégico exige uma visão fria do contador, ao estudar os dados e mensurar todos os cenários possíveis que podem ou não prejudicar o escritório.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos abaixo o que consideramos os principais pontos de atenção na hora de montar o seu planejamento estratégico para 2022. Confira!

1. Defina objetivos

O primeiro passo é definir os objetivos do negócio. É importante elaborar planos de curto, médio e longo prazo.

Quando as metas estão claras e bem definidas, fica mais fácil para os colaboradores saberem o que deve ser feito, e trabalharem para alcançar a finalidade em comum.

2. Pense no contexto de forma global

Se deseja que o seu planejamento funcione, é necessário que ele seja palpável, ou seja, que esteja baseado em dados e situações reais. Para isso, é preciso levar em conta não apenas o contexto dentro da sua empresa, mas do mundo corporativo em que ela está inserida.

Você sabe como está o mercado contábil? Quais são as perspectivas na área para o próximo ano? Seu escritório teve lucro ou prejuízo em 2021? Sabe quanto pode investir em seu negócio?

Todas essas questões devem estar presentes e bem alinhadas dentro do seu planejamento para 2022, que ainda deve levar em consideração o atual cenário mundial.

3. Valores renovados

É importante também pensar nos valores da sua marca. Eles ainda continuam os mesmos ou precisam ser alterados para fazerem sentido e, principalmente, estarem ajustados com o que os colaboradores pensam?

Pode parecer insignificante, mas a empresa sempre deve rever os seus valores, saber se eles estão sendo aplicados ou se precisam ser reestruturados para que todos os envolvidos com a marca compartilhem desses mesmos princípios.

4. Defina estratégias

Ter boas estratégias de mercado é essencial para alcançar o que citamos acima. Para conquistar o público-alvo é preciso, por exemplo, definir uma estratégia de comunicação, produtos e serviços que funcione de forma integrada.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um diferencial é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, independente do seu tamanho.

Diante disso, crie estratégias que valorizem o que a sua marca tem de melhor, a fim de construir autoridade e posicionar o seu escritório como líder do segmento contábil.

5. Tenha metas concretas

Por fim, é importante trabalhar com metas concretas e com dados que podem ser mensurados, além de estratégias que podem ser adequadas, conforme a necessidade do seu negócio.

É indispensável trabalhar com conceitos como o das KPIs, que são baseados em dados e estabelecidas para avaliar se a empresa está no caminho certo ou não para alcançar seus objetivos.

Seu escritório no caminho certo com um planejamento estratégico 2022

Em suma, dedicar tempo para desenvolver um planejamento estratégico eficaz garantirá que o seu escritório esteja no caminho certo para alcançar os objetivos desejados.

Um plano estratégico tem o poder de transformar a sua empresa. Lembre-se de levar em consideração o nível de maturidade do seu negócio, a experiência de seus colaboradores e o prazo desejado para desenvolvimento e implementação desse planejamento.

Na Soluti trabalhamos com um planejamento estratégico que realmente funciona tanto para nós quanto para nossos clientes. Somos uma IDTech especializada em Identidade Digital e Assinatura Eletrônica, presente em todos os estados brasileiros. Com um extenso portfólio de soluções abrangentes, somos líderes nacionais no mercado de Certificado Digital.

Entre em contato conosco e saiba mais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *