Privacidade na Internet: 5 estratégias relevantes para você se proteger

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Veja como garantir sua privacidade na internet e proteger seus dados com assertividade!

A tecnologia e a internet trouxeram diversos benefícios e comodidades. No entanto, nem tudo são flores: os riscos de privacidade na internet a que estamos expostos também aumentaram.

A todo momento estamos gerando dados. Cada página da internet que você abre, cada formulário que preenche e até mesmo tempo que você passa a mais em determinado sites são dados que você está gerando e que estão sendo armazenados de alguma maneira, por alguma empresa. 

Além do risco de perder esses dados para cibercriminosos — que estão a todo tempo tentando ultrapassar os bloqueios de segurança das empresas para roubar informações —, não cuidar da sua privacidade na internet expõe suas informações para mau uso pelas próprias organizações.

O que, então, você pode fazer para proteger sua privacidade na internet? Abaixo, separamos 5 dicas que podem te ajudar neste momento. Acompanhe!

1. Limite as informações que você compartilha nas redes sociais para otimizar a sua privacidade na internet

Uma maneira inteligente de ajudar a proteger sua privacidade na internet é não compartilhar demais nas redes sociais. Fornecer muitas informações — seja no Facebook, Twitter ou Instagram — pode tornar mais fácil para os cibercriminosos obterem dados de identificação, o que pode permitir que eles roubem sua identidade ou acessem suas informações financeiras.

Infelizmente, muitas pessoas não seguem este conselho. Em um estudo de 2018 realizado nos EUA, o Identity Theft Resource Center descobriu que aproximadamente 52% dos entrevistados compartilharam informações de identificação pessoal por meio de sites de mídia social. E isso é apenas o começo do compartilhamento excessivo. O mesmo estudo descobriu que cerca de 48% dos entrevistados compartilhavam informações sobre seus filhos, enquanto quase 33% compartilhavam informações sobre sua localização. 

Para proteger sua privacidade na internet, limite os dados que preenche no campo “Sobre mim”. Explore também diferentes configurações de privacidade. Você pode querer limitar as pessoas que podem ver suas postagens àquelas que você convidou pessoalmente.

2. Utilize um gerenciador de senhas e autenticação em 2 etapas

Todos devem usar um gerenciador de senhas para gerar e lembrar senhas diferentes e complexas para cada conta — essa é a coisa mais importante que as pessoas podem fazer para proteger sua privacidade e segurança hoje em dia. Os gerenciadores de senhas, como o nome já diz, geram senhas complexas para você utilizar nas suas contas. Além disso, eles monitoram contas em busca de violações de segurança, sugerem a alteração de senhas fracas e sincronizam suas senhas entre o computador e o telefone. 

Todos também devem usar a autenticação em duas etapas sempre que possível para suas contas online. A maioria dos bancos e das principais redes sociais oferecem essa opção. Como o nome sugere, a autenticação em duas etapas requer duas etapas: inserir sua senha e inserir um número que apenas você pode acessar. 

Por exemplo, a primeira etapa é fazer login no Facebook com seu nome de usuário e senha. Na etapa dois, o Facebook envia um código temporário para você em uma mensagem de texto e você insere esse código para fazer login.

3. Somente abra sites que utilizem o protocolo HTTPS

O HTTPS é um protocolo que garante a segurança dos seus dados durante uma conexão entre seu navegador e um site da web. Geralmente, você pode saber que está em um site HTTPS por meio de um ícone de cadeado na barra de endereço; se houver um bloqueio, mas ele foi cruzado, significa que há algo errado com a criptografia e que sua conexão pode não estar protegida.

Você também pode baixar HTTPS Everywhere, uma extensão de navegador que ajuda a criptografar sua navegação na web. O HTTPS Everywhere força automaticamente uma conexão segura e criptografada entre seu navegador e o site que você está visitando, se disponível, para ajudar a protegê-lo de dados roubo e ataques de intermediários. Você também pode usar a extensão para bloquear e desbloquear rapidamente todas as conexões não HTTPS. 

4. Bloqueie anúncios e rastreadores com um bloqueador de anúncios

O “adware” (termo para descrever a publicidade em massa online) se tornou a praga do mundo online. Embora possa parecer que o adware só serve para trazer anúncios personalizados, o adware geralmente rastreia você pela web, sugando dados de localização e histórico de navegação à medida que constrói e refina seu perfil digital. Provavelmente, centenas de rastreadores estão seguindo você todos os dias.

A boa notícia é que existem algumas ferramentas gratuitas e fáceis de usar para bloquear anúncios intrusivos e maliciosos. Eles também têm o benefício adicional de acelerar o tempo de carregamento da página e diminuir o uso da bateria. Se você configurou uma VPN, você pode ver se ela vem com um bloqueador de anúncios dedicado. Caso contrário, você também pode instalar uma extensão do navegador se usar o Chrome, Safari ou Firefox.

5. Utilize uma solução de identidade digital ao realizar transações

Uma das grandes comodidades que a tecnologia foi a possibilidade de realizar transações online. No entanto, ainda havia o problema da identificação do usuário — como era possível garantir que a pessoa fechando determinado negócio era realmente quem ela dizia ser? Essa questão foi solucionada com o uso dos certificados digitais.

Os certificados digitais funcionam como uma identidade online, garantindo a veracidade das informações de identificação de uma pessoa. Ao possuir um certificado, você se protege juridicamente contra qualquer operação que seja realizada em seu nome sem que tenha sido reconhecida pelo certificado. Além de evitar fraudes, o sistema também mantém registros salvos e seguros de todas as suas operações.

É inegável os benefícios da digitalização para nossas vidas nos dias de hoje. No entanto, para evitar dores de cabeça e garantir sua privacidade na internet é preciso tomar cuidado e seguir essas dicas acima.

Para quem está procurando um certificado digital, a Soluti possui a solução certa para a sua necessidade. Clique aqui e conheça!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *