Problemas mais comuns com Certificados Digitais e como resolvê-los

- Tempo de leitura: 7 minutos.

O Certificado Digital é uma solução que veio para conferir segurança e mais facilidade a muitos processos, uma vez que permite a qualquer pessoa resolver questões burocráticas sem sequer se ausentar do local de trabalho. Contudo, muitos ainda têm diversas dúvidas relacionadas ao uso dos Certificados Digitais.

Os questionamentos podem ser de variadas ordens, desde a validação até a renovação do Certificado Digital, e é de suma importância que o usuário tenha todos esses pontos esclarecidos, para utilizar da melhor forma tal solução.

Para ajudar você, reunimos neste post as dúvidas mais comuns sobre Certificados Digitais e como resolver os problemas, de acordo com o ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação), órgão que regulamenta o mercado de Certificação Digital no Brasil. Confira!

Como desbloquear o Certificado Digital?

A senha do Certificado Digital é de total responsabilidade do titular e deve ser armazenada em um local seguro, para que não seja utilizada por terceiros.

Certificados do tipo A1 não sofrem bloqueio por uso incorreto de senha. Já no caso do Certificados A3, caso a senha seja digitada erroneamente por 3 vezes, a mídia é imediatamente bloqueada, reforçando ainda mais sua segurança e confiabilidade.

Toda mídia criptografada — seja ela Token ou Smartcard — pode ser desbloqueada por meio da senha PUK (abreviatura de PIN Unlock Key, ou Chave de desbloqueio do PIN, que é uma combinação numérica). Para isso, basta entrar em contato com o suporte técnico da sua Autoridade Certificadora.

Caso a senha PUK seja digitada erroneamente 3 vezes, o Certificado será imediatamente inutilizado, exigindo a aquisição de um novo. Por isso atente-se ao armazenamento seguro da senha de seu Certificado em um lugar que somente você tenha acesso.

O que fazer em caso de esquecimento da senha?

No caso do Certificado A1, não é possível recuperar a senha, uma vez que, por lei, nenhuma Autoridade Certificadora possui cópia do Certificado Digital ou da sua senha. Contudo, nesse modelo, o Certificado não é bloqueado por tentativas incorretas. Caso o cliente realmente não lembre da senha, é necessário adquirir um novo Certificado, por questões de segurança.

Como comentamos anteriormente, o Certificado A3 possui uma senha de segurança, a senha PUK. Essa senha é padrão da mídia criptográfica, já vem preestabelecida de fábrica e é repassada ao cliente no momento da compra. Caso o cliente a esqueça, deverá entrar em contato com o suporte técnico da Autoridade Certificadora.

Caso o cliente opte em reutilizar a mídia na próxima renovação, a senha poderá ser alterada nesta etapa por questões de segurança. Contudo, só é possível realizar o processo de recuperação de senha do Certificado caso a senha PUK permaneça padrão.

Recentemente, a Soluti lançou um programa chamado S.Plus, que garante aos clientes a vantagem de reemissão sem custos do Certificado Digital em caso de esquecimento, bloqueio de senha, perda e alteração de dados.

O S.Plus é o primeiro produto do mercado que oferece uma cobertura aos usuários finais, permitindo requisitar um novo Certificado sem a necessidade de realizar uma nova compra, garantindo assim mais segurança e comodidade ao usuário.

Meu Certificado Digital foi revogado, e agora?

O Certificado deve ser revogado em casos de furto, modificação de determinadas informações, roubo, acesso indevido, comprometimento ou suspeita de comprometimento da senha correspondente ou da sua mídia armazenadora.

A revogação é o processo de cancelamento do Certificado durante o período que de sua validade e é irreversível. Após revogado, é necessário fazer a emissão de um novo Certificado Digital.

O titular pode solicitar a revogação do Certificado Digital a qualquer momento, sendo obrigatória a solicitação imediata na suspeita de comprometimento de sua mídia ou senha, especialmente em casos de furto, perda, roubo ou acesso indevido.

Além disso, seu Certificado Digital será revogado sempre que houver a necessidade de alteração de determinadas informações, por exemplo:

  • alteração do representante legal da empresa;
  • alteração do CPF ou data de nascimento do representante legal;
  • alteração de CNPJ da empresa.

A alteração das seguintes informações não invalida o uso do Certificado Digital:

  • alteração de endereço;
  • mudança de itens ou cláusulas do contrato social;
  • alterações no cadastro nas Juntas Comerciais;
  • mudança de quadro societário, com exceção do representante legal;
  • alteração em filiais (abertura, mudança de endereço, exclusão, etc.).

Sempre que seu Certificado Digital for revogado, o ideal é procurar sua Autoridade Certificadora para se informar sobre o procedimento correto a ser seguido.

Como verificar a data de validade do Certificado Digital?

Conecte o seu Certificado no computador, lembrando de conferir se a leitora ou o Token está devidamente conectado, quando se tratar do Certificado A3. No caso da leitora, insira o cartão e aguarde até o reconhecimento da mídia, que acontecerá quando a luz parar de piscar.

Abra o Google Chrome, clique no botão ao lado da barra de endereço e escolha a opção “configurações”. Em seguida, clique em “mostrar configurações avançadas” ao final da tela. Novas opções de configuração aparecerão na própria janela.

Clique no botão “gerenciar certificados”. Pronto! Uma janela se abrirá com as informações do seu Certificado Digital, incluindo a validade.

Você também pode verificar todos os dados do seu Certificado Digital Soluti, inclusive a validade, na página de testes da Soluti.

Ao longo da leitura, você certamente conseguiu esclarecer suas principais dúvidas sobre os Certificados Digitais, como forma de desbloqueio, causas de revogação, consulta à data de validade e o que fazer em caso de esquecimento da senha do seu Certificado.

Agora que você já sabe tudo sobre os principais problemas com Certificados Digitais e como resolver cada um deles, assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro das novidades e receber tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *