Hospital: saiba como os processos digitais aumentam a sua eficiência

- Tempo de leitura: 8 minutos.

A transformação digital, bem como os processos digitais, estão presentes em diferentes setores. Certamente você já se beneficiou de um deles. Um exemplo é uma viagem de avião. Pense no processo desde compra da passagem até se acomodar na poltrona da aeronave. Com quantos colaboradores da companhia aérea é necessário interagir? A resposta é, no máximo, uma ou duas pessoas e somente por alguns segundos.

Esse é o objetivo da transformação digital. Ela preza por aumentar a eficiência operacional por meio da simplificação, desburocratização e desmonetização de processos.

Na área da Saúde, a transformação digital impulsiona o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional. Em 1 ano, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados via telemedicina, por mais de 52,2 mil médicos, de acordo com dados da Saúde Digital Brasil.

Dessa forma, são oferecidos benefícios tanto aos pacientes quanto aos gestores da administração e médicos. Continue a leitura e saiba como a tecnologia tem aperfeiçoado esse segmento.

Mas, afinal, o que são os processos digitais?

A digitalização de processos consiste em fazer as tarefas essenciais da empresa por meio de ferramentas digitais. Ou seja, passar as atividades e operações para o ambiente virtual. Não é mais necessário utilizar o armazenamento físico de documentos nem papéis para documentações, por exemplo.

É nesse momento que são usadas tecnologias como a análise de Big Data e a Computação em Nuvem.

O que pode ser digitalizado?

Com as tecnologias nas empresas, é possível adotar soluções gradativas para o começo da digitalização dos processos. Nesse sentido, confira abaixo algumas etapas para começar a promover essas mudanças positivas, capazes de aumentar a eficiência nos hospitais.

Tenha visão analítica sobre os processos

Quando um paciente vai ao hospital, ele precisa passar por vários processos internos. Sua jornada começa na recepção até a saída dele da instituição.

Durante o processo de digitalização, é essencial ter conhecimento e o domínio do fluxo de atendimento de maneira completa. Isso permitirá a identificação de quais tarefas utilizam papel e, consequentemente, podem ser automatizadas e digitalizadas.

Pesquise e adquira as soluções necessárias

Depois de identificados os processos, é hora de pesquisar por soluções para automatizar os fluxos. E se, por exemplo, a gestão hospitalar percebe que na recepção é possível retirar as fichas de papéis? Ela pode tornar o atendimento digital, sendo necessário procurar por empresas de tecnologia que auxiliem nesse processo. Neste caso, a Soluti  colabora para processos digitais seguros.

Use prontuários eletrônicos ou fichas anestésicas digitais

Parecidos com os prontuários médicos tradicionais feitos de papel, os Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEPs) e as fichas anestésicas digitais facilitam o registro e o controle das informações sobre o paciente — essenciais durante todo o atendimento.

A diferença entre os dois formatos é que, no caso do digital, todos os dados são tratados e armazenados em ambiente digital. Isso facilita o armazenamento de informações e, portanto, permite que a equipe médica tenha acesso a elas a qualquer momento e de qualquer lugar.

Adquira um Certificado Digital

Para que as instituições de Saúde deixem de armazenar informações em papel, elas devem usar o Certificado Digital. Ele é um requisito obrigatório em diversos documentos, afim de garantir a segurança e autenticidade da informação.

Por que ter processos digitais em um hospital?

Com o objetivo de melhorar processos, gerar economia para a instituição e otimizar a rotina de médicos com segurança e assertividade, a digitalização no âmbito hospitalar tem ganhado cada vez mais espaço.

De forma complementar, a automatização permite um melhor atendimento ao paciente, pois, com ela, é possível saber os tratamentos feitos anteriormente e o histórico de doenças. Tudo isso unificado para que o médico possa realizar o trabalho da melhor forma possível.

Com um sistema unificando todas as informações, a consulta de prontuários e dados dos pacientes também se torna mais rápida e eficaz. O sistema também pode ser configurado para gerar cópias de segurança e backups periódicos, prevenindo possíveis perdas.

Outro ponto importante é que, com a automatização, a segurança dos médicos e funcionários do hospital também é resguardada, caso o médico seja responsabilizado por algum dano atípico ou indesejado. Com a digitalização, o prontuário e histórico de tratamentos dos pacientes estarão armazenados em segurança, sem risco de desaparecer e com cópias de segurança.

Quais são os benefícios dos processos digitais em um hospital?

Não é difícil de notar os benefícios dos processos digitais nos hospitais, certo?! Eles englobam aspectos que proporcionam desde mais segurança para os pacientes até redução de custos com espaços físicos e processos. Desse modo, confira, a seguir, as principais vantagens desse modelo.

Inteligência na integração

Quando os médicos recebem alertas em tempo real sobre os status dos seus pacientes, as intervenções podem ser realizadas com mais precisão. Inclusive, o acesso às informações de forma integrada permite que elas sejam vistas já no prontuário e analisadas nos monitores de sinais vitais, possibilitando a realização de qualquer procedimento de urgência.

Redução de custos

Com a digitalização de documentos, a rotatividade de pacientes é analisada o tempo todo — o que diminui a ocorrência de centros cirúrgicos parados. Com isso, é possível reduzir gastos com cirurgias canceladas de última hora, por exemplo.

Dessa forma, o retorno financeiro da instituição é relevante. Além de economizar papéis e gastos com transações burocráticas, o tempo de estadia dos pacientes também se reduz.

Segurança do paciente

Outro ponto essencial na digitalização: como todos os processos passam a ser circuitos fechados, algumas operações, como a prescrição e a liberação de medicamentos, passam a ser checados pela inteligência do próprio sistema. Com isso, os erros médicos são reduzidos significativamente.

Conhecimento aprofundado sobre os pacientes

Ao conhecer o perfil dos pacientes de cada instituição, é possível desenvolver campanhas mais efetivas, bem como oferecer serviços que realmente atendam ao público da instituição. Além disso, é possível ter uma melhor visão sobre a sazonalidade e os períodos de sobrecarga de atendimento, permitindo ações preventivas para suprir essas demandas.

Agora que você já conhece algumas das vantagens da digitalização dos processos, está pronto para garantir mais eficiência para o seu hospital. Conheça o portfólio da Soluti para o setor e modernize a sua instituição. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *