Quais as vantagens do PIX para o profissional contábil? Conheça 5 já!

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Sem tempo para ler agora? Ouça a narração do conteúdo!

Já houve um tempo em que o profissional de contabilidade trabalhava com arquivos em papel, notas fiscais impressas e livros-caixa. Hoje, ele precisa estar atento às oportunidades que novas tecnologias abrem em seu trabalho. Isso inclui conhecer as vantagens do PIX para o profissional contábil.

O PIX foi lançado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020 e, em apenas seis meses, já havia superado outras soluções muito mais antigas, como transferências DOC e TED. Entre novembro e maio de 2021, foram movimentados mais de R$ 1,1 trilhão e realizadas mais de 1 bilhão de operações, segundo dados do BC.

O sucesso foi tão grande que novas modalidades estão sendo desenvolvidas. É o caso do PIX Saque e PIX Troco.

Neste artigo, você vai conhecer as 5 principais vantagens do PIX para quem atua como contador, além de entender melhor como essa solução de pagamento impacta o seu trabalho.

5 vantagens do PIX para o profissional contábil

1. Desenvolvimento de diferencial

Com a implementação do PIX, outras formas de realizar pagamentos, como boletos ou transferências DOC e TED, estão se tornando obsoletas e podem até mesmo ser abandonadas no futuro. O PIX é visto como uma solução mais moderna e vantajosa.

Por esse motivo, os escritórios de contabilidade que encontram formas de incorporar o PIX às suas atividades são vistos como mais inovadores. Esse é um importante diferencial, que pode garantir uma vantagem competitiva no mercado.

2. Aumento da eficiência operacional

Com o PIX, é possível realizar pagamentos entre empresas e recolher tributos para o Estado. A transação é imediata, portanto, o contador não precisa aguardar compensações bancárias para realizar os registros.

Por um lado, isso requer que os contadores também sejam mais ágeis e produtivos em suas atividades, especialmente em relação ao trabalho com clientes grandes, que apresentam um grande volume de transações diárias.

Por outro lado, isso abre portas para um aumento na eficiência operacional do escritório.

3. Redução de custos

Pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) não pagam taxas sobre as transações PIX. Para as Pessoas Jurídicas, são cobradas taxas que variam conforme a instituição financeira. No entanto, o valor, em geral, é inferior ao cobrado nas taxas de outras formas de pagamento.

Esses encargos financeiros podem parecer pequenos se tomados individualmente, mas eles somam um gasto significativo ao longo de períodos maiores.

Portanto, a economia é relevante. Assim, graças ao PIX, os escritórios de contabilidade podem reduzir seus próprios custos com transações bancárias. E os clientes do escritório também vão reduzir custos, o que impacta positivamente seus resultados financeiros e contábeis.

4. Simplificação de processos

Além do PIX tradicional, novas modalidades estão sendo criadas pelo Banco Central. Uma delas é o PIX cobrança, que funciona como um boleto. Ele permite estabelecer uma data de vencimento para a realização do pagamento, além de incluir informações como descontos, multas e juros.

Com essa modalidade, os contadores podem simplificar seu processo de cobrança. Ele traz todas as funcionalidades essenciais dos boletos tradicionais, mas não é preciso aguardar o prazo de compensação de 3 dias úteis, e as taxas são reduzidas.

5. Melhoria da segurança em transações

O PIX também traz a promessa de ser uma forma de realizar pagamentos muito segura. Quando uma transação é realizada, o Banco Central verifica a identidade dos envolvidos – do pagador e do beneficiário –, a fim de evitar fraudes.

Com a utilização de um Certificado Digital, esse processo torna-se ainda mais eficaz. O certificado traz maior agilidade e confiabilidade para a verificação de identidade, além de garantir a proteção dos dados por meio de criptografia.

Como o PIX impacta o trabalho do profissional contábil?

Além das vantagens do PIX para o profissional contábil, também é importante conhecer outros impactos que ele traz para o seu trabalho.

As formas utilizadas para pagamento antes do PIX tinham um prazo de compensação. Em outras palavras, era preciso aguardar alguns dias para confirmar sua efetivação, antes de fazer o lançamento contábil.

Com o PIX, os pagamentos feitos e recebidos pelas empresas têm efeito imediato, mesmo que sejam realizados em um final de semana, feriado ou no meio da madrugada.

Por isso, os contadores precisarão ser mais ágeis na realização de suas atividades, para manter os registros de seus clientes organizados e em dia.

Além disso, o aumento das transações com PIX vai trazer mais transparência em relação às entradas e saídas das contas bancárias da empresa.

Ganho em rastreabilidade

Antes do PIX, era comum fazer pagamentos de maneiras mais difíceis de rastrear, como boletos sem identificação. Com o PIX, pagador e beneficiário ficam claramente designados.

Portanto, os contadores precisam estar atentos para que os registros contábeis sejam coerentes com os registros bancários. Do contrário, as empresas podem ter problemas na hora de realizar suas declarações.

Neste artigo, você conheceu as 5 principais vantagens que o PIX pode trazer para quem atua como contador, além de entender melhor como essa solução de pagamento impacta o seu trabalho.

Transação ainda mais segura com Certificados Digitais

Uma das vantagens do PIX que destacamos é a segurança e a possibilidade de tornar a transação ainda mais segura com o uso de Certificados Digitais.

Além disso, os contadores que participam do programa de parceria da Soluti podem revender os Certificados Digitais. Assim, o escritório aumenta seu faturamento, oferecendo aos seus clientes um instrumento fundamental para ter mais segurança nas transações eletrônicas.

Saiba mais sobre o Programa Contador Parceiro Soluti e descubra os benefícios que ele pode oferece para o seu escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *