Qual a diferença em ser contador indicador e uma Autoridade de Registro?

- Tempo de leitura: 8 minutos.

Em um mercado amplo e competitivo como o da contabilidade, obter bons resultados, em muitos casos, depende de estratégia. Oferecer serviços qualificados, personalizados e, mais do que isso, ofertar diferenciais aos clientes é, sem dúvida, o caminho para crescer e se solidificar no mercado. Nesse cenário, existem excelentes alternativas para o profissional ampliar sua atuação, como trabalhar como um contador indicador ou se filiar como uma Autoridade de Registro.

Como veremos adiante, essas duas modalidades de atuação em parceria com uma Autoridade Certificadora têm suas distinções, mas têm como ponto em comum o potencial de alavancar os ganhos do profissional contábil e ao mesmo tempo garantir mais comodidade aos clientes.

Preparamos este artigo completo para mostrar as principais diferenças entre atuar como contador indicador e Autoridade de Registro. Além disso, pontuaremos as vantagens que só quem é parceiro Soluti pode aproveitar. Acompanhe!

O que é um contador indicador?

Na prática, a atuação como contador indicador é uma das alternativas que a Soluti oferece ao profissional de contabilidade para se tornar um parceiro. Assim, o contador que trabalha de forma autônoma ou em pequenas, médias e grandes empresas do segmento pode atuar em conjunto com uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, indicando os Certificados Digitais da Soluti diretamente aos seus clientes.

Em contrapartida, ao fazer essas indicações, o contador recebe um bônus financeiro para cada operação realizada e que se concretize com a efetiva emissão do Certificado Digital do cliente. Ou seja, quanto maior for o número de indicações realizadas, maiores serão os ganhos extras do profissional.

Vantagens de se tornar um contador indicador

Ao se tornar um contador indicador, o profissional contábil tem acesso a um conjunto de vantagens. Algumas são:

  • possibilidade de aumentar a rentabilidade no negócio de forma simples;
  • garantia de comodidade ao cliente, uma vez que é agilizado o processo de emissão do Certificado Digital, elemento importante no cenário contábil atual;
  • ausência de qualquer tipo de investimento inicial;
  • flexibilidade na forma de atuação, não existindo limites de indicações e nem quantidades mínimas.

O que é uma Autoridade de Registro?

Além da possibilidade de se associar à Autoridade Certificadora como contador indicador, existe uma opção ainda mais robusta e vantajosa: se filiar como Autoridade de Registro (AR). No dia a dia, a Autoridade de Registro atua diretamente no processo de emissão do Certificado Digital, sendo responsável por uma etapa importante, que é a validação de documentos e avaliação presencial de dados e outros caracteres do interessado na emissão.

Nessa modalidade de parceria, a vinculação entre o parceiro e Autoridade Certificadora é ainda maior, já que a Autoridade de Registro passa a atuar em nome próprio, mas representando uma Autoridade Certificadora, a partir da revenda dos Certificados Digitais.

Para ser tornar uma AR da Soluti, é preciso fazer um investimento inicial, providenciar a constituição de uma pessoa jurídica (LTDA ou EIRELI) e passar pelo processo de credenciamento do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República).

Nesse tipo de parceria, o empresário é responsável pela sua empresa, embora tenha o diferencial de contar com todo o apoio e suporte da Soluti para estruturação e sucesso do seu negócio.

AR Light Soluti

Com as recentes mudanças na legislação, no que diz respeito à emissão do Certificado Digital no Brasil, houve uma flexibilização no procedimento, facilitando a sua execução dentro dos próprios ambientes dos escritórios de contabilidade. Nesse cenário, a Soluti já oferece uma modelo de filiação como AR aproveitando essas características.

No modelo AR Light, o parceiro pode se tornar uma Autoridade de Registro aproveitando a estrutura já existente do seu negócio. Isso significa que o investimento inicial para se operar reduz bastante. Além disso, agora todo o processo de emissão e validação do Certificado será executado pela AR, fazendo dela um dos pilares para a ampliação da cobertura da Autoridade Certificadora.

Vantagens de se afiliar como Autoridade de Registro

Nesse modelo de negócio, o contador tem como principal vantagem o maior potencial de lucro com a emissão do Certificado Digital, especialmente quando comparado ao modelo de contador indicador. Apesar de haver um custo pela aquisição dos Certificados, essa acaba sendo uma opção bastante lucrativa, além de ser um modelo de negócio mais estruturado e com alto potencial de crescimento.

No mais, existem outros benefícios que o parceiro Soluti experimenta ao se afiliar a Autoridade Certificadora líder no segmento. A seguir, listamos alguns deles:

  • suporte comercial oferecido por meio de profissionais especializados e focados em auxiliar nas demandas do dia a dia;
  • treinamento de ponta, o que dá ao parceiro totais condições de atuar de forma qualificada, ágil e rentável, seguindo os padrões necessários;
  • acesso ao portal do parceiro, espaço em que é possível consultar materiais de marketing e comunicação para a divulgação da AR;
  • apoio personalizado, já que a Soluti está em constante contato com os parceiros para identificar o seu perfil e se ajustar de forma ainda mais precisa.

O que são os Certificados em lote?

Além das duas opções de parceria citadas, há outra modalidade que pode ser utilizada pelo contador para aumentar a sua receita. A compra de Certificados em lote é uma alternativa extremamente simples, em que o contador adquire um lote mínimo de Certificados junto à Soluti por um preço bem mais em conta e, posteriormente, pode revendê-los diretamente ao consumidor final.

Nesse modelo, o que o contador faz é somar aos seus serviços mais um diferencial. Além de prestar o auxílio contábil ao cliente, o profissional pode fornecer o Certificado Digital a um preço mais atrativo, servindo como um elemento de fidelização ou de exclusividade.

Com a compra em lote, o contador adquire os Certificados junto à Soluti, passando a ter total liberdade para precificá-los da forma como achar mais interessante. Assim, é possível obter uma margem de lucro considerável em cada operação. Hoje, a Soluti trabalha com um lote mínimo de 10 certificados, uma quantidade acessível e de fácil comercialização. Isso porque o foco principal é ajudar o contador a melhorar os seus resultados.

Como vimos, o profissional de contabilidade que deseja atuar de forma ainda mais competitiva e lucrativa tem à disposição uma série de alternativas para diversificar seus serviços e aumentar a satisfação dos clientes. Em parceria com a Soluti, a filiação como Autoridade de Registro apresenta diferenciais bastante atrativos, sendo esse um modelo consolidado e com alto potencial de crescimento. No mais, a Soluti está ao lado do parceiro, oferecendo todo know-how e suporte para que os resultados sejam sempre os melhores.

Então, quer ser um parceiro Soluti como contador indicador ou Autoridade de Registro? Não perca tempo. Acesso nossa página hoje mesmo e aproveite as vantagens de ser parceiro de uma das maiores empresas do segmento de Certificação Digital do país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *