SAC 4.0: como aprimorar o atendimento ao seu cliente?

- Tempo de leitura: 11 minutos.

O tempo passou, as tecnologias avançaram e, hoje, os padrões e hábitos de consumo são totalmente diferentes daqueles adotados no passado. Diante de uma nova realidade, a qual está cada vez mais pautada na conectividade, nos meios digitais e na interatividade, empresas precisam se reinventar e inovar para garantir uma experiência satisfatória ao seu consumidor, se alinhando ao chamado SAC 4.0.

Como se sabe, o atendimento ao cliente é uma das bases para o sucesso empresarial. Estar próximo do seu público, informar, ser relevante, solucionar dúvidas e resolver as suas demandas de maneira precisa e personalizada, na prática, são peças chave para uma boa experiência.

No entanto, o tradicional Serviço de Atendimento ao Consumidor evoluiu muito nos últimos anos, sobretudo com a transformação digital, chegando ao atual modelo de SAC 4.0, o qual dá uma importância ainda maior para o cliente, isso antes durante e depois de se relacionar com a empresa.

Por se tratar de um conceito atual e de grande valor para os negócios, entender melhor o que é, como funciona e como aproveitar as vantagens do SAC 4.0 é fundamental. Pensando nisso, preparamos este artigo para alinhar você com esse novo modelo de atendimento. Acompanhe!

Entenda o que é o SAC 4.0

O SAC 4.0 pode ser entendido como a evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), uma atividade elementar para a imagem de um negócio e para qualificar a maneira como cliente e empresa se relacionam atualmente.

Na era da informação e de serviços conectados, o SAC 4.0 está diretamente associado ao conceito de omnichannel, o qual tem por trás um ideal de atuação descentralizada, multicanal, atendendo e interagindo com o consumidor a partir de diferentes canais, dispositivos e ferramentas.

Na prática, o SAC 4.0 busca adaptar o atendimento das empresas aos hábitos e expectativas do consumidor moderno. Diferentemente do que se via no passado, o SAC atual vai muito além de um simples canal de reclamações e solução de problemas, funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação da empresa.

A evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

Ao longo do tempo, o SAC passou por uma reformulação, visando sempre se ajustar às demandas e hábitos do consumidor. Em cada uma das suas fases, o modelo de atendimento tinha suas características. Entenda melhor essa evolução!

SAC 1.0

Surgiu na década de 1990, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor. Nesse período, a preocupação era apenas criar um canal para que os consumidores pudessem solucionar seus problemas. Por essa razão, era eminentemente receptivo, isto é, o cliente era quem procurava a empresa.

SAC 2.0

Teve como característica principal a inserção de novos canais de atendimento ao SAC. Assim, com o surgimento de novas tecnologias, além do tradicional telefone, o e-mail também passou a ser utilizado nas interações entre cliente e empresa.

SAC 3.0

A popularização das redes sociais fez com que muitas empresas percebessem que era possível conhecer mais e melhor os seus clientes, oferecendo um atendimento ainda mais qualificado a eles. Foi a partir daí que o uso estratégico dos dados se fortaleceu, com o objetivo de entender o comportamento do consumidor e formular um perfil, baseado em experiências passadas.

Além disso, foi nessa fase que o SAC passou a utilizar mais a tecnologia, automatizando interações e reduzindo significativamente o tempo de espera do cliente e os custos envolvidos. Apesar disso, o modelo ainda era muito reativo.

SAC 4.0

Surgiu como um aprimoramento do SAC 3.0, colocando o foco do atendimento na experiência do cliente. Agora, a comunicação entre cliente e empresa é feita de maneira proativa, a partir de diferentes canais e com o uso de diversas tecnologias.

O SAC 4.0 se vale do uso dos dados e informações, é altamente estratégico e estatístico. Além disso, tem como objetivos personalizar ao máximo as interações, otimizar o atendimento e automatizar. Para isso, muitos outros conceitos e tecnologias importantes estão inseridos nessa nova realidade, como:

  • big data;
  • data analytics;
  • cloud computing;
  • inteligência artificial;
  • chatbots e muitos outros.

A sua importância para a experiência do cliente

Como dito, o SAC 4.0 tem como uma de suas premissas a experiência do cliente. Nesse sentido, o modelo de atendimento moderno se preocupa com essa experiência não apenas quando o consumidor liga para a empresa para solicitar um serviço ou solucionar uma demanda. O SAC 4.0 vai muito além, pois está presente em todo tipo de interação.

Na prática, por exemplo, quando um cliente deixa um comentário em uma rede social — seja elogiando, seja fazendo uma queixa — e é respondido de forma personalizada e satisfatória, certamente suas expectativas em relação à empresa acabam sendo atendidas.

É por isso que atualmente tem se percebido uma postura mais proativa no atendimento oferecido pelas empresas. Situações em que atendentes se comunicam com o consumidor, se inserindo na sua realidade e muitas vezes interagindo de maneira próxima e informal, são comuns e altamente valorizadas hoje.

Além disso, o SAC 4.0 fortalece a experiência do cliente ao facilitar a sua comunicação com a empresa em diferentes situações. Seja online ou offline, seja para comprar ou reclamar, seja para questionar ou elogiar, hoje o consumidor pode fazer contato com a empresa de diferentes formas. O atendimento pode ser feito presencialmente, via chat online, e-mail, rede social e até por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

O diferencial disso tudo é que no SAC 4.0 a empresa conhece melhor o seu público, podendo ajustar seus canais de atendimento, sua forma de se comunicar e, com isso, personalizar as interações, tornando-a ainda mais valorosa e satisfatória.

Como implantar o SAC 4.0 com sucesso

Em um cenário de extrema conectividade e troca de informações, os consumidores podem ser vistos como os legítimos propagadores das qualidades e fragilidades das empresas, interferindo diretamente na qualificação da sua imagem no mercado.

Nesse contexto, como o atendimento ao consumidor é um dos fatores que mais pesa na experiência do cliente e, por conseguinte, na imagem que ele transmitirá a outras pessoas, implementar um SAC de ponta, alinhado com o modelo 4.0, é fundamental na atualidade.

Para isso, no entanto, existem ações estratégicas que precisam ser adotadas, a exemplo das que listamos adiante. Confira!

Migre para os meios digitais e faça da tecnologia uma aliada

O SAC 4.0 se apoia em atributos como disponibilidade, acessibilidade, comodidade e agilidade. Reforçar todos eles é possível, isso a partir dos meios digitais. Hoje, em tempos de omnichannel, sua empresa precisa estar nas redes sociais e dispor de ferramentas digitais de comunicação, até porque esse já é um padrão estabelecido na atualidade.

O atendimento na realidade de um mercado 4.0 tem que ser ágil, fácil e solucionador. Para facilitar esse caminho, investir em tecnologia é primordial. Nesse contexto, contar com softwares, chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Além de automatizar o atendimento, essas tecnologias reduzem o tempo e desgaste na solução de demandas, o que é muito benéfico para a experiência do cliente.

Invista em estratégias multicanais

Se o consumidor atual é multicanal e dinâmico, sua empresa também precisa ser. Por isso, se fazer presente em diferentes canais também faz parte do processo de implantação do SAC 4.0. É preciso ir além do simples atendimento por telefone, é preciso se conectar com o seu público nas redes sociais, em sites institucionais e onde mais o seu cliente estiver.

Personalize as interações

O consumidor 4.0 é altamente exigente, pois tem acesso a informação e a diferentes opções para solucionar suas demandas. Por isso, para atendê-lo de forma diferenciada, conquistando sua atenção e respeito, é necessário tratá-lo de forma única e personalizada.

Essa é uma das premissas do SAC 4.0, cuja materialização depende do uso estratégico de dados, indicadores de produtividade e informações acerca do mercado e do próprio consumidor. Hoje, softwares CRM, por exemplo, auxiliam empresas nessa personalização do atendimento, antecipando contatos, problemas e soluções.

Por fim, independentemente do setor em que se atua, além de se preocupar com a inovação na área administrativa e operacional da empresa, investindo em novas metodologias, ferramentas de gestão e infraestrutura, é preciso dedicar tempo e recursos para a qualificação do atendimento, um dos atributos mais valorizados pelo consumidor na atualidade.

Nesse sentido, reforçar a eficiência do atendimento, se alinhando aos padrões mais atuais do SAC 4.0, em que o cliente está no centro das atenções, como visto, é essencial para um bom posicionamento da empresa no mercado. Por isso, seguir por esse caminho pode determinar o sucesso do seu negócio. Pense nisso!

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar informado sempre que novas publicações forem feitas!

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 2595 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *