Segurança digital: descubra como reduzir riscos e fraudes

Pauta cada vez mais recorrente dentro das empresas, a segurança digital se tornou uma das grandes prioridades dos negócios modernos, sobretudo daqueles que dependem da internet e de meios digitais para desempenhar suas atividades.

Hoje, em razão da mudança de hábitos da sociedade e da utilização crescente dos meios online para o desempenho de inúmeras tarefas, os riscos envolvendo esses ambientes também se intensificaram.

Por esse e outros motivos, as empresas que necessitam atuar com rigor, garantindo a integridade de seus serviços e transparecendo confiança ao consumidor, dependem de investimentos em segurança digital para minimizar, por exemplo, os riscos de fraudes.

Em um contexto de digitalização dos serviços e de alto valor para os dados e informações que circulam por diferentes canais de interação, queremos ajudar você a proteger o seu negócio e, mais ainda, os seus clientes. Confira, a seguir, algumas medidas que podem contribuir com essa proteção!

O verdadeiro conceito de segurança digital

Antes de mostrarmos algumas ações práticas que podem melhorar o cenário da segurança digital da sua empresa, é primordial que você entenda o que, de fato, esse conceito significa.

Assim sendo, podemos entender a segurança digital como um conjunto de técnicas e metodologias que, quando corretamente aplicadas, aumentam a integridade e a proteção de dados e informações dos usuários em ambientes informatizados, como é o caso da identidade digital.

Atualmente, como dito, o número de pessoas utilizando os meios online para a execução de atividades é bastante grande. Nesse cenário, grande também é o número de indivíduos querendo fraudar transações e registros, se apropriando da identidade de terceiros nas mais diferentes plataformas de comunicação.

A segurança digital, então, tem como objetivo principal minimizar os riscos desse tipo de ocorrência, garantindo a correta autenticação da identidade do usuário de um sistema ou serviço digital.

Boas práticas para reforçar a segurança digital na empresa

A proteção de dados e informações em sistemas, assim como a correta identificação dos seus usuários, passa por uma série de cuidados. São ações básicas, apoiadas no uso de recursos externos e da tecnologia, que, somadas a uma cultura de segurança da informação, reduzem significativamente os riscos de qualquer ruptura.

A seguir, listamos algumas boas práticas que podem melhorar a segurança digital da sua empresa. Confira e coloque-as à prova!

Utilização de senhas de segurança

A utilização de senhas de segurança é, sem dúvida, uma das ações mais básicas quando o assunto é segurança digital. Esse mecanismo de segurança, apesar de ter um funcionamento simples, quando utilizado em conjunto com outros métodos de proteção, apresentam uma grande eficácia na hora de identificar e proteger a identidade de usuários na internet, por exemplo.

A orientação aqui é a de sempre utilizar senhas de segurança mais fortes, mesclando números, letras e caracteres especiais, para que se tornem mais difíceis de serem quebradas por indivíduos ou softwares maliciosos. Embora pareça óbvio, muitas rupturas à segurança de empresas ocorrem por falta de cuidados básicos como esse.

Adotar cuidados básicos com computador

Outra medida que ajuda a reduzir os riscos de fraudes e outros problemas de segurança digital em uma empresa é a manutenção das máquinas utilizadas no armazenamento das informações e no acesso a sistemas internos.

Em muitos casos, falhas nas máquinas estão relacionadas à presença de softwares e aplicações maliciosas, que fazem alterações no sistema e interferem no funcionamento do hardware. Daí, por exemplo, a importância de se evitar o uso de dispositivos periféricos externos, como pendrives e HDs, além do download de programas e arquivos de fontes desconhecidas.

Nesse sentido, o mais recomendado é que a empresa tenha uma política de manutenção do seu inventário de TI, checando os computadores com certa regularidade, e eduque os funcionários com boas práticas para proteger a máquina e a integridade dos sistemas.

Usar Certificado Digital

A Certificação Digital é, de longe, uma das principais tecnologias utilizadas para a segurança digital, seja no âmbito empresarial, seja no âmbito pessoal. Em razão dos modernos protocolos de segurança e da criptografia, além de toda a infraestrutura de chaves públicas envolvida na operação de um Certificado Digital, os usuários podem ter plena certeza de que estão protegidos com essa ferramenta.

Além de outras finalidades, o Certificado Digital é utilizado na identificação de pessoas e empresas em ambientes digitais, por meio de chaves criptográficas e senha de acesso. Com o Certificado instalado localmente ou em um dispositivo móvel, o titular pode autenticar suas credenciais em diferentes sistemas, comprovando, com total rigidez e confiabilidade, que realmente é quem diz ser.

Conforme a tecnologia se torna mais presente na rotina dos negócios, mais aplicações surgem com o uso do Certificado Digital, aprimorando diretamente a questão da segurança. A exemplo, podemos citar:

  • Certificado SSL/TLS — voltado para a proteção de dados trocados em páginas e ambientes virtuais;
  • Carimbo do Tempo — ferramenta empregada para comprovar, com total fidedignidade, a data e hora de atos firmados eletronicamente;
  • Certificado de Atributo — garante ainda mais confiabilidade ao Certificado Digital, conferindo uma gama de atributos de usuários para ter acesso a determinados sistemas, por exemplo;
  • Code Signing — outro recurso de Certificação, cuja finalidade é garantir a integridade de códigos de programação de softwares e aplicações, de modo a oferecer certeza ao usuário de que se trata de uma cópia original, não alterada e segura;
  • digitalização de documentos e processos.

Para tanto, é fundamental contar com um Certificado válido, expedido por uma Autoridade Certificadora de renome, a qual seja capaz de oferecer todo suporte, além de recursos adicionais para a utilização dessas tecnologias, como é o caso da Soluti — empresa líder no mercado brasileiro de Certificação Digital .

Manter antivírus atualizado

No contexto da segurança digital, um aliado forte dos usuários é o antivírus. Esses programas são desenvolvidos exclusivamente para identificar e combater ameaças externas que podem acessar o computador, copiar dados ou fazer alterações fraudulentas em sistemas sem que se perceba.

No entanto, em razão da sofisticação dos sistemas e do alto nível de especialização dos hackers, todos os dias surgem novas ameaças cibernéticas, exigindo atualizações constantes dos antivírus para que sejam capazes de identificá-las.

É por esse motivo que a empresa precisa ter toda a preocupação em manter os seus softwares sempre atualizados, com os pacotes de proteção mais novos. Caso contrário, graves ameaças podem fazer parte da rotina de operações do negócio, sem sequer serem percebidas.

Ter atenção com spam e e-mails falsos

O e-mail também figura como uma ferramenta elementar em atividades empresariais. Grande parte da comunicação interna e externa acontece por esse canal. Contudo, ele também guarda alguns riscos.

Hoje, é muito comum a propagação de vírus, malwares e outros softwares maliciosos via anexos em e-mails falsos. Embora os provedores de e-mail possuam sistemas de detecção desse tipo de fraude, nem sempre eles são totalmente confiáveis.

O melhor mesmo, então, é ter atenção a todos os e-mails e anexos que chegam, verificando sempre a sua origem e teor. Esse tipo de cuidado, apesar de simples, evita que o usuário execute programas maliciosos, infestando o computador com ameaças que podem causar rupturas à segurança da informação.

Por fim, como vimos, a segurança digital é um tema bastante atual no meio empresarial. O fato é que o uso massivo dos meios digitais para a manipulação e comunicação de dados sensíveis acaba gerando um grande risco para os negócios e seus clientes.

Por essa razão, investir na segurança digital, autenticando os usuários com máxima confiabilidade, é uma necessidade atual e que pode ser solucionada com as medidas citadas e, principalmente, com o uso do Certificado Digital.

Quer dar mais um passo na qualificação da segurança digital da sua empresa? A Soluti pode ajudar. Entre em contato conosco e conheça as melhores soluções do mercado em Certificação Digital!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *