Tendências da contabilidade: o que esperar para 2022?

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Ouça este conteúdo!

A evolução tecnológica dos últimos anos tem proporcionado muitas oportunidades para a Contabilidade no Brasil. Mas, para que o contador se posicione no mercado, é preciso atualizar-se constantemente e aderir à tecnologia para ampliar seus serviços contábeis. Por esse motivo, é fundamental acompanhar as tendências da contabilidade, principalmente no que se refere ao próximo ano.

Atualmente, muitas empresas já estão terceirizando seus trabalhos contábeis como parte das estratégias, com o objetivo de melhorar a rotina de seus escritórios, e a automação dos processos tem papel considerável.

Neste artigo, falaremos sobre as principais tendências da contabilidade para o próximo ano e que podem ser fatores decisivos para aumento do lucro, ampliação do portifólio de serviços e fidelização de clientes. Confira abaixo e comece a se planejar!

Automação de processos

Vale ressaltar que a automação de processos já é um forte movimento presente na rotina de qualquer área dentro das empresas. No setor contábil, essa ferramenta é especialmente útil na economia de tempo e para estreitar o relacionamento com os clientes.

Muitos contadores ainda encaram os softwares de automação contábil como uma ameaça, mas, na realidade, eles são verdadeiros aliados, porque eliminam a rotina de entrada de dados manuais nos escritórios.

Nesse sentido, a automatização é extremamente vantajosa tanto para contadores quanto para empresários, já que colabora para o aumento da produtividade e a possibilidade de manter o foco no que realmente é importante para o negócio.

PIX é uma das fortes tendências da contabilidade para 2022

A chegada do PIX, há exatamente um ano, modernizou ainda mais as formas de pagamento. Para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Central (BC), nos primeiros seis meses foram movimentados mais de R$ 1,1 trilhão e realizadas mais de 1 bilhão de operações.

Esse é um sinal de que, cada vez mais, os métodos de pagamento têm se aperfeiçoado ao permitir transações financeiras em tempo real, trazendo mais agilidade para a rotina das empresas.

Essa ferramenta, que deve substituir o DOC e a TED, possibilita a transferência de valores de forma eficiente e rápida, otimizando as transações e estimulando ainda mais a economia. Dentre os variados benefícios do PIX, destacamos:

  • acessível, fácil de usar e gratuito para pessoas físicas;
  • rápido, possibilita o recebimento de valores instantaneamente;
  • prático, está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Você está pronto para a Contabilidade do novo milênio? Contabilidade 4.0

Planejamento e Compliance Tributário

Cumprir e estar em conformidade com as leis, normas e procedimentos tributários, como exige o Compliance, é um grande desafio para qualquer empresa.

No mundo atual, passar horas a fio fazendo o fechamento contábil manualmente ou digitando as informações de cada documento dos clientes não faz mais sentido. Se você ainda trabalha dessa forma, está gastando um tempo valioso.

Qualquer tarefa de contabilidade pode ser realizada por meio de integração contábil. No mercado, é possível encontrar diversos programas específicos para a área, que facilitam o controle e a gestão de documentos.

Gestão inteligente aproxima clientes e estabelece relação de confiança e satisfação

As facilidades proporcionadas pelas inovações tecnológicas na automatização de processos podem ser um fator de tensão entre clientes e contadores, se o profissional for inflexível e não estiver bem-preparado.

A automação pode ser uma grande aliada na rotina de trabalho do contador, porque, ao atuar nas tarefas técnicas e incluir acesso a dados em tempo real, torna possível realizar uma gestão inteligente com foco total nas necessidades dos clientes, oferecendo soluções personalizadas.

Desse modo, a consultoria contábil passa a ser uma oportunidade mais lucrativa, proporcionando uma maior proximidade com o cliente e, assim, estabelecendo e fortalecendo uma relação de satisfação e confiança.

Tecnologia como diferencial competitivo

A pandemia da Covid-19 acelerou uma série de tendências digitais, com as quais as organizações precisaram se adaptar a fim de ganhar mais agilidade, reduzir custos e otimizar a produtividade de suas equipes.

É importante estar atento às inovações tecnológicas e buscar meios de incorporá-las aos processos empresariais, sem deixar de levar em consideração o custo-benefício e o retorno sobre cada investimento.

Uma tecnologia que garante um diferencial competitivo, além da segurança em qualquer processo contábil, é o uso de Certificado Digital.

A demanda pela Certificação Digital é uma forte tendência de crescimento, ao ampliar a atuação das empresas e aumentar a competitividade nesse mercado de tecnologia.

Nesse cenário, a Soluti, IDTech líder nacional em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas, conta com um Programa de parceria para os profissionais que pretendem investir na área de Certificação Digital e assim fazer parte de um mercado que cresceu 10% em 2020.

Gostou de conhecer as tendências da Contabilidade para 2022? Quer empreender no mercado de Certificação Digital contando com o apoio da IDTech que lidera o setor?

Saiba como a Soluti pode te ajudar a aproveitar estrategicamente a oportunidade de atender à demanda crescente e atuar no mercado da Certificação Digital, diversificando o seu portfólio de serviços e com ganhos que podem ultrapassar R$13.000,00 (treze mil reais) por negociação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *