Saiba como aproveitar a Black Friday por meio de vendas remotas

- Tempo de leitura: 9 minutos.

A tradicional Black Friday já se consolidou como uma das principais datas do calendário empresarial brasileiro, especialmente, para as empresas que atuam no segmento de varejo. No entanto, devido à pandemia, em 2020, a expectativa é de que as vendas remotas tenham um grande incremento em seu volume, concentrando a maior parte das transações realizadas pelos consumidores.

Segundo dados da Ebit Nilsen, espera-se que a Black Friday 2020 tenha um volume de vendas 27% superior ao registrado no evento de 2019, com um destaque ainda maior para as vendas online. No mesmo sentido, levantamento realizado pelo Google aponta que o ano de 2020 representará um marco histórico para o segmento e-commerce durante a Black Friday.

Diante dos dados promissores e das boas expectativas em relação à importante data sazonal que se aproxima, é hora de preparar o seu negócio para aproveitar o momento, focando as vendas remotas, via internet.

Para ajudar você, preparamos este artigo listando alguns dos pontos nos quais se deve investir para otimizar as operações da sua empresa e garantir uma experiência ainda mais satisfatória nas vendas remotas. Continue a leitura e confira!

Foque o planejamento financeiro

Como se sabe, a Black Friday é conhecida por ser uma data em que as empresas oferecem descontos e condições bastante atrativos ao consumidor. Por isso, uma das ações que ela exige é o planejamento financeiro, a fim de que esses descontos não sejam prejudiciais ao negócio.

Nesse sentido, de forma geral, é preciso que a empresa estruture suas finanças para conseguir gerar ofertas realmente atrativas e reais, mas sem colocar em risco as suas operações. Assim, por mais que se reduza o preço de produtos e serviços, o aumento no volume de vendas, por exemplo, precisa compensar essas perdas, sendo algo vantajoso para o negócio e para o cliente.

Desse modo, a melhor forma para conseguir ser competitivo, relevante e lucrativo nas vendas remotas durante a Black Friday é estruturar bem as ofertas, tendo como base um planejamento financeiro detalhado e estratégico.

Invista em gestão logística e de estoque

Alguns dos principais gargalos das operações de empresas que lidam com vendas remotas são a gestão logística e a gestão do estoque. Durante a Black Friday, devido ao aumento do volume de vendas e pedidos, a tendência é que essa administração se torne ainda mais complexa, exigindo muito dos colaboradores e gestores.

Nesse sentido, é de vital importância que você invista na otimização desses processos na sua empresa, principalmente, para ter condições de processar todas as requisições em tempo hábil e garantir uma boa experiência de compra ao consumidor.

De forma geral, a automatização dos processos é o caminho mais seguro e estratégico para promover essa otimização. Por meio de softwares de gestão, por exemplo, é possível ter uma visibilidade dos grandes gargalos das empresas que atuam com vendas remotas.

Desenvolva campanhas de marketing digital

Os dados mostram a tendência de que o comércio eletrônico seja o principal canal de vendas na Black Friday 2020. Diante dessa realidade, também é possível concluir que o meio online será um dos mais eficientes para se focar campanhas de marketing, principalmente, em razão da grande audiência.

Nesse sentido, outra ação que pode fortalecer a atuação da sua empresa durante a Black Friday de 202 é investir em marketing digital, como em estratégias de anúncios pagos em redes sociais e no próprio Google, explorando gatilhos mentais e ferramentas de marketing para impulsionar vendas, despertar o interesse do consumidor e movimentar a marca da empresa.

Além de mais econômico, o marketing digital tem a vantagem de poder ser melhor segmentado. Ou seja, os investimentos em campanhas tendem a ser menores e mais eficientes, pois podem ser regionalizadas e focadas em um público-alvo ideal.

Negocie com fornecedores

A lógica da Black Friday gira em torno da redução de preços e da geração de oportunidades únicas ao consumidor. Por isso, é essencial que as empresas consigam reduzir os seus custos, de modo que isso possa ser repassado ao consumidor na forma de descontos e ofertas.

Nesse ponto, sem dúvida, a negociação com os fornecedores se torna algo extremamente importante — sobretudo, em datas sazonais como essa. Assim, é primordial promover ajustes em acordos comerciais e contratos de fornecimento, visando sempre à redução dos custos.

Em momento de incremento nas vendas, é possível fazer compras em maior volume, conseguindo barganhar descontos junto aos fornecedores, assim como condições diferenciadas de pagamento, por exemplo. Ações como essas podem fortalecer as operações da empresa durante a Black Friday, potencializando o seu retorno.

Treine as suas equipes de vendas

Um dos grandes diferenciais que se pode explorar nas vendas remotas é oferecer um suporte ativo para o consumidor, o qual seja capaz de garantir agilidade e precisão. Para isso, é indispensável que todos os processos de vendas estejam devidamente alinhados e, mais ainda, que as equipes estejam preparadas para lidar com o incremento nas vendas.

Nesse sentido, investir no treinamento das equipes é uma ação essencial para aproveitar melhor as oportunidades geradas durante a Black Friday. Equipes eficientes, na prática, conseguem imprimir um ritmo mais ágil e produtivo nas vendas, com menos erros e retrabalho.

Esse treinamento envolve capacitar os colaboradores para o uso de novas tecnologias e ferramentas digitais, as quais têm se tornado ainda mais presentes e úteis para vender na pandemia.

Utilize a tecnologia como fator de otimização

Não há como falar na otimização de processos empresariais sem citar o papel que a tecnologia tem. Especialmente, no caso das vendas remotas, é um fator que garante não apenas mais agilidade e eficiência às atividades, mas muito mais segurança e comodidade às partes.

Nesse sentido, existem diferentes ferramentas que podem — e devem — ser empregadas, com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor e garantir resultados mais satisfatórios à empresa. A exemplo, no contexto das vendas remotas, o uso do Certificado SSL é algo praticamente indispensável na atualidade.

Esse Certificado Digital, em conjunto com os selos de segurança, é um dos principais elementos avaliados pelo usuário na hora de verificar a confiabilidade e autenticidade de site ou e-commerce. Além disso, o Certificado SSL é a base para uma troca segura de informações entre o dispositivo do consumidor e os servidores da empresa, eliminando o risco de fraudes e a interceptação de dados sensíveis.

No mesmo sentido, outra ferramenta que pode otimizar os processos empresariais é a plataforma de assinaturas. Esse tipo de tecnologia permite aos negócios efetivar contratos digitais de maneira totalmente eletrônica, com segurança, agilidade e validade jurídica.

A plataforma de assinaturas elimina a necessidade do envio de contratos e documentos por via postal para serem assinados, substituindo por uma metodologia muito mais moderna e econômica, baseada em documentos digitais, mais fáceis de serem compartilhados, armazenados e organizados. Na prática, esse formato garante mais praticidade para o negócio, mais integração entre os diversos setores e mais produtividade em vendas remotas e presenciais.

Por fim, potencializar as vendas remotas na Black Friday 2020 é uma questão de planejamento e investimento estratégico, focando ações que agreguem mais produtividade, segurança e comodidade ao seu cliente. Como vimos, diversos podem ser os caminhos para se atingir esse objetivo.

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